Festa em Resende
A Volkswagen liderou as vendas de caminhões no Brasil e manteve a vice-liderança em ônibus em 2023. De acordo com os dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), foram licenciados 27.018 caminhões produzidos na fábrica da marca alemã em Resende (RJ), o que corresponde a cerca de 25% do volume total do mercado nacional. O maior destaque da linha foi para o Delivery 11.180, caminhão mais vendido do mercado fora modelos extrapesados: 4.518 unidades entre suas versões Euro 5 e 6. A Volkswagen liderou ainda as vendas nos segmentos de médios e semipesados, e se destacou em comerciais leves com 1.898 unidades do Delivery Express. A montadora segue expandindo suas negociações com o caminhão elétrico e-Delivery, que já pode ser encontrado de norte a sul do país, com mais de dez implementos diferentes. Em ônibus, comercializou 4.490 chassis Volksbus e manteve o segundo lugar no ranking, superada pela Mercedes-Benz. “Até 2025, concluiremos nosso atual ciclo de investimento de R$ 2 bilhões para lançar novas tecnologias focadas em uma mobilidade mais sustentável, como a propulsão elétrica ou com a melhoria da eficiência energética com redução de CO2. Também seguiremos avançando na digitalização e na conectividade para soluções de transporte cada vez mais modernas e eficientes”, antecipa Roberto Cortes, presidente e CEO da empresa.
Alimentos em movimento
Os caminhões Mercedes-Benz novamente conquistaram a preferência da Nutrymax Alimentos, atacadista referência na distribuição de gêneros alimentícios no Rio de Janeiro e que atende a todos os 92 municípios do Estado. O cliente acaba de adquirir 80 caminhões Euro 6 da marca para renovação e ampliação de frota, devido ao crescimento de negócios do setor. Dessa aquisição, 72 unidades são do caminhão leve Accelo 1017, que juntamente com dois semipesados Atego 1719, estarão na distribuição urbana, além de curtas e médias distâncias. Três semipesados Atego 2429 6×2 e três extrapesados Actros 2548 6×2 serão direcionados ao transporte rodoviário de médias e longas distâncias. A tecnologia BlueTec 6 da Mercedes-Benz, destaque dos modelos atuais para atendimento ao Proconve P8 (Euro 6), foi totalmente aprovada pelo cliente. “O transporte é uma atividade de suporte fundamental na operação atacadista, para que possamos oferecer excelência na entrega de produtos aos nossos clientes. Nesse sentido, os caminhões Mercedes-Benz se destacam pela robustez e disponibilidade, além da tecnologia embarcada”, avalia Alexandre Pereira, diretor-geral da Nutrymax Alimentos.
Sentido inverso
A DAF Caminhões comemora os bons resultados de sua linha Euro 6 em 2023. Ao todo, foram 8.344 unidades emplacadas com a nova tecnologia. Dos caminhões pesados, foram 7.512 unidades, cujo principal modelo é o vice-líder de vendas, o XF. Nos semipesados, foram 832 veículos emplacados – número que representa a ascensão das vendas do CF Semipesado Rígido. A marca ampliou seu “market share” no segmento acima de 15 toneladas para 3% e, acima de 40 toneladas, para 13,9% – o melhor desempenho da companhia nos primeiros dez anos de operação brasileira. Como a montadora havia encerrado o ano anterior (2022) com 6.793 veículos emplacados, o desempenho de 2023 representa um crescimento de 22,8% nos emplacamentos da marca. O veículo mais vendido da DAF, o XF, segue na vice-liderança no segmento de pesados com a configuração de 530 cavalos e na quarta posição do ranking com a versão de 480 cavalos. “A nossa estratégia de antecipar a adaptação dos caminhões Euro 5 à tecnologia do Proconve P8/Euro 6 nos permitiu estar um passo à frente no final de 2022, apresentando caminhões Euro 6 prontos para comercialização, já testados e aprovados pelos nossos clientes. Por isso, em 2023, enquanto o mercado de caminhões retraiu 16,39%, crescemos 22,8%. E esse é só o começo!”, comemora Luis Gambim, diretor Comercial da DAF Brasil.
No embalo do e-commerce
A Mercedes-Benz Vans acaba de fazer a entrega de 53 veículos Sprinter Truck para a empresa Pralog Soluções de Transporte, Logística e Armazenamento, do Rio de Janeiro, que tem como principal demanda a logística do segmento de e-commerce. No fechamento de 2023, a marca obteve crescimento no “market share” de chassi do segmento de large vans, que representou 22,3% das vendas desse mercado, com 7.108 unidades emplacadas. “A Sprinter inaugurou o segmento de large vans com a chegada ao Brasil em 1997, e essa confiança pelo tempo de mercado é importante no momento de compra do cliente. Somos a única marca do segmento a oferecer duas revisões gratuitas e estamos cada vez mais buscando oferecer soluções completas e experiências, que vão além da entrega do produto”, afirma Fabio F. Silva, diretor de Vendas de Vans da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.
Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação – Fotos: Divulgação
Veja Também: