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É penta!

Com os 7.200 emplacamentos de 2023, o Volvo FH é o caminhão mais vendido do Brasil pela quinta vez seguida. Desde 2019, o pesado da marca sueca, produzido em Curitiba (PR), é o caminhão mais emplacado do país, entre todas as categorias. O modelo que chegou ao Brasil em 1994 foi líder em caminhões pesados no Brasil por 11 vezes, sendo que nos últimos cinco anos registrou emplacamentos à frente até mesmo de médios e leves. A versão Euro 6, mais recente geração do modelo no Brasil e na Europa, ficou 8% mais econômica graças a avanços no motor D13K, o mais tecnológico da marca em todo o mundo. Outros destaques são a caixa I-Shift de sétima geração, com trocas de marcha 30% mais rápidas. “Além da liderança geral, o Volvo FH 540 foi o caminhão Euro 6 mais emplacado no Brasil, com 5.803 unidades licenciadas nessa especificação. Os transportadores seguem valorizando a alta tecnologia, a segurança e a robustez desse modelo, que traz retorno garantido nas mais variadas operações de transporte de carga”, assegura Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões.

Bruto na tomada

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A VIX Logística, divisão especializada em soluções de transporte de cargas customizadas do Grupo Águia Branca, empresa capixaba de transporte rodoviário de passageiros, lança caminhão elétrico com tração de 120 toneladas. Batizado de Atlas, é o primeiro no Brasil a atingir essa capacidade. O caminhão faz parte do portfólio do VIVA – VIX Veículos Autônomos – nova vertical de negócios voltada para inovação e criação de tecnologias sustentáveis focadas em logística. Nesse primeiro momento, o caminhão fará testes para calibração de softwares e de desempenho em alguns dos clientes da VIX. A plataforma utilizada foi um chassi de fabricação Mercedes-Benz, modelo Axor 3344, que passou por um processo de adaptação para ser operado com propulsão elétrica. Após a customização, o veículo-plataforma deixou de ser movido a combustíveis fósseis e passou a atuar com o suporte de baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP). “Ter um ‘drive’ de inovação dentro da empresa permite testarmos soluções e colocar em prática maneiras criativas e arrojadas para os desafios que surgem na integração de alguns equipamentos. Além disso, a adoção de tecnologias mais eficientes e sustentáveis é uma grande tendência do mercado”, explica Elias Alves, diretor da VIX e responsável pelo VIVA.

Parceria exportadora

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Com princípio de internacionalizar seus produtos e levar cada vez mais tecnologia para o mercado, o e-Consórcio da Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) passa a ser comercializado na América Latina, contando com uma participação da Moura. A fabricante pernambucana está proporcionando não somente as baterias para todos os caminhões e-Delivery mas também atua como parceira para os serviços de pós-venda dos veículos comercializados na América Latina. A exportação dos caminhões e-Delivery de 11 e de 14 toneladas montados no Brasil já começou e teve local de primeira entrega feita. Na região, já se contabiliza cerca de 30 e-Deliverys vendidos e, além de fornecer os sistemas de baterias de lítio, por meio da parceria com a chinesa Contemporary Amperex Technology Co. Ltd. (CATL), assim como acontece no Brasil, a Moura será responsável por garantir o processo de manutenção e pós-vendas dessas baterias. “Somos referência no setor, e essa atuação fora do Brasil só reforça a qualidade dos serviços oferecidos pela empresa”, comemora Cristiane Assis, gerente de Negócios e Estratégia da Moura.

Esforço coletivo

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Após a queda expressiva das vendas de ônibus no Brasil durante a pandemia, por conta da retração da demanda, o segmento retomou o caminho do crescimento. Segundo a Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionárias, no ano passado, foram emplacadas 24.622 unidades de ônibus, alta de 12,63% em relação a 2022, quando foram comercializados 21.860 veículos novos no país. “Foi um ano de recuperação. Porém, é preciso lembrar que o segmento foi o mais afetado pelos reflexos da pandemia. Desta forma, a evolução parte de uma base baixa, embora consistente”, pondera José Maurício Andreta Júnior, presidente da Fenabrave. Ainda de acordo com a entidade, a previsão é de que 2024 seja melhor que o ano passado, pois as eleições municipais normalmente motivam muitas prefeituras a renovar suas frotas de ônibus. 

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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