Divulgação

No apagar das luzes de 2023, a Seres apresentou na China o SUV Aito M9 com versões 100% elétricas (BEV) e com autonomia estendida (EREV). O modelo é considerado pela marca chinesa como um carro inteligente por excelência, por ter tecnologias de ponta que proporcionam altos níveis de desempenho e eficiência energética. O Aito M9 está em processo de pré-venda na China e chegará ao Brasil ainda este ano, em data a ser definida pela marca oriental. O SUV custa a partir de 470 mil yuans, o equivalente a US$ 65.750 ou ainda a R$ 319 mil. De acordo com a Seres, o Aito M9 já recebeu 54 mil pedidos desde o início da pré-venda, em setembro, indicando que os consumidores pagaram depósitos para reservar o modelo sem ver o carro real. O estilo do M9 (nome que o modelo terá no Brasil) é arrojado, imponente e luxuoso, com 5,23 metros de comprimento, 1,99 metro de largura, 1,80 metro de altura e impressionantes 3,11 metros de distância de entre-eixos.

Divulgação

O interior tem seis assentos ajustáveis eletricamente dispostos em três fileiras, possibilitando configurações de três, quatro, cinco ou seis lugares, conforme a necessidade dos usuários, com o carro podendo inclusive assumir a forma de um “lounge” para duas pessoas. Todos os encostos têm telas de infoentretenimento, ao estilo de aviões comerciais. Opcionalmente, o Aito M9 pode ter uma tela retrátil – enorme, como tudo no carro – que desce a partir do teto com projeção para a parte traseira. O carro chinês pode ser até projetor de cinema, pois os faróis têm uma tecnologia que permite “rodar” filmes em uma parede ou uma tela branca colocada na frente do carro.

Divulgação

A cabine conta com um conjunto de três telas interligadas com um total de 75 polegadas. Ou seja, esse conjunto toma conta de todo o painel frontal, de ponta a ponta do carro. A marca garante que o cockpit HarmonyOS 4 e o sistema de direção inteligente Huawei ADS (Assistance Drive System) possibilitam uma experiência de direção interativa, intuitiva e confortável. Outras soluções incorporadas ao Aito M9 são a integração do Huawei AR-HUD, do Huawei DATS 3.0 (sistema de controle de torque adaptativo dinâmico), o Huawei MFSS (sistema de detecção de fusão multimodal) e o Huawei xMotion, para ajudar a controlar o carro.

Divulgação

Na versão EREV, o Aito M9 tem dois motores elétricos – um traseiro, de 200 kW (272 cavalos) e outro dianteiro, de 165 kW (224 cavalos) – com um alongador de autonomia de 112 kW. Essa variante tem duas opções de baterias, com capacidades de 42 kWh e 52 kWh e autonomias de 225 quilômetros e 275 quilômetros, com alcance combinado de 1.362 a 1.402 quilômetros com carga total das duas baterias. Nessa configuração, o SUV acelera de zero a 100 km/h em 4,9 segundos. Já o Aito M9 BEV – o “comum” – tem um motor traseiro de 230 kW (313 cavalos) e um dianteiro de 160 kW (217 cavalos), podendo acelerar até os 100 km/h em 4,3 segundos. Essa versão conta com uma bateria de 100 kWh com alcance de 630 quilômetros. Em uma plataforma de alta tensão Giant Whale 800 V da Huawei, o carro alcança 150 quilômetros com uma carga de apenas cinco minutos. Todos os números de autonomia foram obtidos de acordo com o ciclo chinês CLTC. No quesito segurança, o Aito M9 tem uma carroceria construída com 80% de liga de alumínio, com 12 pontos reforçados em aço estampado para garantir uma estrutura robusta, e até nove airbags.

Divulgação

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA