No apagar das luzes de 2023, a Seres apresentou na China o SUV Aito M9 com versões 100% elétricas (BEV) e com autonomia estendida (EREV). O modelo é considerado pela marca chinesa como um carro inteligente por excelência, por ter tecnologias de ponta que proporcionam altos níveis de desempenho e eficiência energética. O Aito M9 está em processo de pré-venda na China e chegará ao Brasil ainda este ano, em data a ser definida pela marca oriental. O SUV custa a partir de 470 mil yuans, o equivalente a US$ 65.750 ou ainda a R$ 319 mil. De acordo com a Seres, o Aito M9 já recebeu 54 mil pedidos desde o início da pré-venda, em setembro, indicando que os consumidores pagaram depósitos para reservar o modelo sem ver o carro real. O estilo do M9 (nome que o modelo terá no Brasil) é arrojado, imponente e luxuoso, com 5,23 metros de comprimento, 1,99 metro de largura, 1,80 metro de altura e impressionantes 3,11 metros de distância de entre-eixos.
O interior tem seis assentos ajustáveis eletricamente dispostos em três fileiras, possibilitando configurações de três, quatro, cinco ou seis lugares, conforme a necessidade dos usuários, com o carro podendo inclusive assumir a forma de um “lounge” para duas pessoas. Todos os encostos têm telas de infoentretenimento, ao estilo de aviões comerciais. Opcionalmente, o Aito M9 pode ter uma tela retrátil – enorme, como tudo no carro – que desce a partir do teto com projeção para a parte traseira. O carro chinês pode ser até projetor de cinema, pois os faróis têm uma tecnologia que permite “rodar” filmes em uma parede ou uma tela branca colocada na frente do carro.
A cabine conta com um conjunto de três telas interligadas com um total de 75 polegadas. Ou seja, esse conjunto toma conta de todo o painel frontal, de ponta a ponta do carro. A marca garante que o cockpit HarmonyOS 4 e o sistema de direção inteligente Huawei ADS (Assistance Drive System) possibilitam uma experiência de direção interativa, intuitiva e confortável. Outras soluções incorporadas ao Aito M9 são a integração do Huawei AR-HUD, do Huawei DATS 3.0 (sistema de controle de torque adaptativo dinâmico), o Huawei MFSS (sistema de detecção de fusão multimodal) e o Huawei xMotion, para ajudar a controlar o carro.
Na versão EREV, o Aito M9 tem dois motores elétricos – um traseiro, de 200 kW (272 cavalos) e outro dianteiro, de 165 kW (224 cavalos) – com um alongador de autonomia de 112 kW. Essa variante tem duas opções de baterias, com capacidades de 42 kWh e 52 kWh e autonomias de 225 quilômetros e 275 quilômetros, com alcance combinado de 1.362 a 1.402 quilômetros com carga total das duas baterias. Nessa configuração, o SUV acelera de zero a 100 km/h em 4,9 segundos. Já o Aito M9 BEV – o “comum” – tem um motor traseiro de 230 kW (313 cavalos) e um dianteiro de 160 kW (217 cavalos), podendo acelerar até os 100 km/h em 4,3 segundos. Essa versão conta com uma bateria de 100 kWh com alcance de 630 quilômetros. Em uma plataforma de alta tensão Giant Whale 800 V da Huawei, o carro alcança 150 quilômetros com uma carga de apenas cinco minutos. Todos os números de autonomia foram obtidos de acordo com o ciclo chinês CLTC. No quesito segurança, o Aito M9 tem uma carroceria construída com 80% de liga de alumínio, com 12 pontos reforçados em aço estampado para garantir uma estrutura robusta, e até nove airbags.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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