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Para alegrar os frotistas

            No fechamento de 2023, de acordo com levantamento da empresa de soluções de mobilidade Edenred Ticket Log com base nos abastecimentos feitos nos 21 mil postos credenciados, o preço do litro do diesel comum e o do S-10 registraram baixa em todo o Brasil. Quando comparada à de 2022, a redução chega a mais de 11% para os dois tipos. Na média nacional, o preço do tipo comum foi comercializado a R$ 6,02 no fechamento de dezembro e o diesel S-10 foi encontrado a R$ 6,18. No comparativo com novembro, o preço dos dois tipos teve uma redução de 3%. O Amapá liderou o ranking do maior preço médio do país para o diesel comum, vendido ao preço médio de R$ 7,14. Já no Paraná, que teve a média mais baixa, o tipo comum fechou a R$ 5,73. “O cenário deve ser de mais baixas no valor do diesel comercializado nas bombas de abastecimento no final do ano passado e início de 2024, como resultado da redução anunciada pela Petrobras no preço do litro repassado às refinarias, válida a partir de 27 de dezembro”, projeta Douglas Pina, diretor-geral de Mobilidade da Edenred Brasil. 

Vai longe

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       Os caminhões a gás natural liquefeito (GNL) estão ganhando espaço no mercado da China. Os regulamentos chineses permitem atingir autonomias maiores, uma vez que os padrões de comprimento dos veículos e os regulamentos sobre o transporte de materiais perigosos são mais liberais, permitindo que tanques adicionais sejam instalados atrás da cabine. A novidade mais recente no segmento é o Shacman X6000 590 LNG. A proposta da Schacman era de criar um trator movido a gás natural no estado líquido que, em termos de autonomia, se equiparasse aos seus similares movidos a diesel. O X6000 590 LNG está equipado com motor Euro 6 de 15,0 litros da Weichai e caixa automatizada de 16 marchas da Fast, duas fabricantes chinesas. A potência chega a 590 cavalos, com um torque (de 265 kgfm. Foram instalados três tanques feitos de alumínio e uma liga de metal, sendo um de 450 litros no lado esquerdo do chassi e dois de 1.500 litros localizados atrás da cabine. No total, são 3.450 litros de gás, o que, segundo a fabricante, deverá representar 5.200 quilômetros de autonomia. O veículo destina-se ao transporte do próprio GNL para as regiões mais ocidentais da China, onde em grande parte não existem postos de abastecimento de gás.

Perspectivas otimistas

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       Com “share” de mais 50% e mais de 5 mil unidades produzidas em 2023, a encarroçadora paulista Caio reafirma sua liderança nacional no segmento de ônibus urbanos. As expectativas da empresa para 2024 são positivas, impulsionadas pelo cenário político-econômico brasileiro que, segundo projeções, será favorável. A previsão de crescimento da Caio para 2024 é em torno de 10% a 15%, devido ao aumento de produção impulsionado pela licitação de veículos escolares do Programa Caminho da Escola, pelo FNDE, no qual a Caio está habilitada a produzir 3.500 unidades do ORE 3 com a Iveco, uma das ganhadoras da licitação. A possível redução da taxa básica de juros da economia brasileira (Selic) durante o ano de 2024, também deve proporcionar um cenário econômico mais positivo, condições de crédito mais favoráveis e a promulgação da reforma tributária criando a possibilidade de tratamentos diferenciados a setores com alíquotas reduzidas, como é o caso do transporte coletivo de passageiros. Incentivos do Governo Federal à descarbonização do transporte coletivo de passageiros deverão embalar os negócios no setor. A Caio está presente em mais de 50 países, com destaque para os da América Latina, Ásia e África. 

Fretamento em alta

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       A Local Ônibus, empresa com sede em Canoas (RS) e dedicada ao fretamento eventual e contínuo, adquiriu três micro-ônibus Volare Fly 9 Executivo. Os veículos têm 9,29 metros de comprimento, com capacidade para 32 passageiros em poltronas Executiva 940 equipadas com tomadas USB, porta-copos e porta-revistas. Contam com ar-condicionado, Dispositivo de Transposição Acessível (DTA) para total acessibilidade e câmbio de 6 marchas. “Nos últimos dois anos, temos visto um aumento na procura por micros para as operações de fretamento, sobretudo para serviços terceirizados de transporte de pessoal. Com um amplo portfólio de produtos, a Volare também se destaca como líder nas vendas para esse segmento”, comemora Sidnei Vargas, gerente Comercial da marca.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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