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Nas tomadas estrangeiras

            A Volkswagen Caminhões e Ônibus deu a largada em sua oferta elétrica no Uruguai. Produzido na cidade de Resende, no sul do Estado do Rio de janeiro, o e-Delivery é o primeiro caminhão elétrico 100% desenvolvido e fabricado na América Latina, concebido para as condições de operação típicas da região. O caminhão e-Delivery já está no portfólio de comercialização da empresa no Uruguai, com os clientes podendo escolher entre as versões de 11 ou 14 toneladas, que chegam com tecnologia de ponta. A primeira unidade já tem destino: foi vendida para a Coca-Cola FEMSA, que também já adquiriu os modelos para ganho de eficiência em suas operações no Brasil e na Guatemala. “Já estamos de ponta a ponta na América Latina, do México ao Chile, com oferta do nosso caminhão elétrico em sete mercados até agora. O objetivo é fortalecer cada vez mais nossa estratégia de internacionalização, ao mesmo tempo em que avançamos em nossas metas de descarbonização”, ressalta Leonardo Soloaga, diretor de Vendas Internacionais da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Temperatura máxima

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       Foi oficialmente registrada em novembro no Brasil a maior temperatura deste ano: o município mineiro de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, a 678 quilômetros de Belo Horizonte, alcançou a marca histórica de 44,8°C conforme apontado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os dados analisados indicam que o verão pode ser um dos mais quentes da história, marcando o auge do El Niño. Com esse cenário se desenvolvendo, as pretensões climáticas podem afetar diretamente um setor responsável pela maior movimentação de mercadorias no país: o transporte rodoviário de cargas. “É crucial contar com embalagens homologadas para eliminar tais riscos, além de fazer inspeções regulares em veículos e em equipamentos. Essas medidas priorizam a segurança, preservando tanto o ambiente quanto a saúde pública”, recomenda Eduardo Leal, secretário-executivo da Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos (ABTLP). A associação está concentrando seus esforços no compartilhamento de conhecimento, na elaboração de diretrizes precisas e na formulação de planos de emergência colaborativos, buscando enfrentar os riscos vinculados ao transporte e ao armazenamento de produtos perigosos em condições de altas temperaturas.

De olho nas minas

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       Um lote de oito veículos da Volkswagen Caminhões e Ônibus desembarcou no Chile para operar em condições severas em minas de lítio, minério utilizado na fabricação de baterias de alto desempenho destinadas a veículos elétricos e aparelhos eletrônicos. Os modelos automatizados Constellation 32.360 e Constellation 17.280 chegaram ao país andino completando um total de 37 unidades adquiridas pela empresa nos últimos três anos. As duras condições das minas chilenas exigem o máximo dos motores e das estruturas dos veículos utilizados. E detalhes técnicos do Constellation 32.360 favorecem sua presença nessas operações. Já o semipesado VW Constellation 17.280 se destaca devido ao elevado torque em uma ampla faixa de rotações, o que proporciona menos trocas de marchas e maior capacidade de manutenção da velocidade em rampa. “Esta é uma negociação importante no país, consolidando nossa posição de destaque no mercado nos mais variados segmentos, entre eles o de mineração, um dos principais motores da economia chilena”, explica Matheus Francesco, supervisor de Vendas Internacionais da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Na beira do Guaíba

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       A capital gaúcha será a primeira cidade brasileira a contar com ônibus elétricos, com chassi e carroceria da multinacional brasileira. A Marcopolo anuncia a chegada de modelos do Attivi Integral – veículo elétrico com chassi e carroceria próprios – à cidade de Porto Alegre em 2024. No total, serão oito veículos que circularão em rotas operadas pela Nortran e Viação Teresópolis Cavalhada (VTC), com entrega dos primeiros ônibus a partir de abril. Produzido em Caxias do Sul (RS), o Attivi Integral tem 12,95 metros de comprimento, motor com potência pico de 385 kW com autonomia de até 280 quilômetros, desenvolvido totalmente no Brasil, predominantemente com itens fabricados por empresas nacionais, inclusive de baterias e componentes eletro-eletrônicos. A multinacional gaúcha anunciou recentemente um investimento de R$ 50 milhões para a fabricação do modelo também na unidade de São Mateus, no Espírito Santo, ampliando a capacidade produtiva da empresa.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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