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Novidades no exterior

O Suzuki Swift – introduzido no mercado global em 2004, com mais de nove milhões de unidades emplacadas até o final de outubro deste ano – acaba de ganhar um design completamente renovado. Produzido em cinco países – China, Hungria, Índia, Japão e Tailândia –, o Swift recebeu sistemas de segurança avançados, novo motor 1.2 de três cilindros com tecnologia híbrida leve de 12V, tração 4×4 AllGrip Auto e serviços ao cliente pelo Suzuki Connect. De acordo com a marca japonesa, a partir da posição de condução, existe um conjunto central de comandos sutilmente orientados para o motorista. O painel de instrumentos é envolvente, em dois tons (preto e cinza claro), com detalhes em prata acetinada. A central multimídia tem tela “touchscreen” de 9 polegadas com espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto por Wi-Fi e USB. O Swift teve sua trajetória encerrada no mercado brasileiro em 2017 e, por enquanto, não existe projeto de a nova geração vir para cá.

Despedida antes do elétrico

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O Camaro terá uma série especial para marcar o final da produção da sexta geração do superesportivo da Chevrolet. Exclusivo para o mercado brasileiro, o Camaro Collection tem pintura preta e faixas cinza sobre o capô e a tampa do porta-malas, além de bancos customizados e acabamentos inspirados no modelo Z/28 de 1967. A série é limitada a 125 unidades, todas numeradas, com os compradores recebendo um kit alusivo, que inclui uma miniatura 1:18 com visual idêntico ao do modelo da edição final. Desde que assumiu a estética atual, em 2010, o Camaro teve mais de 6,5 mil unidades vendidas no Brasil. O Camaro Collection será ofertado nas carrocerias cupê e conversível com o tradicional pacote SS, com motor 6.2 V8 de 461 cavalos de potência e 62,9 kgfm de torque, transmissão automática sequencial de 10 marchas com sistemas de controle de largada e de aquecimento dos pneus traseiros. Os preços da série não foram revelados. Mas este não será o fim do Camaro, que retornará em 2025 com sua sétima geração totalmente elétrica. 

Movimento expansivo

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A nova marca Omoda-Jaecoo segue avançando em seu plano de expansão global. Em novembro, teve cerca de 12.100 veículos vendidos, com mais de 134 mil unidades no acumulado do ano. Nesses números, não estão computadas as vendas no mercado chinês. Até o final de 2030, a companhia pretende alcançar a marca de 1,4 milhão de automóveis comercializados fora da China. Lançada oficialmente em abril deste ano, durante o Salão de Xangai, a Omoda-Jaecoo pretende chegar até o final de 2024 a mais de 30 países com a marca Omoda e em mais de dez com a Jaecoo. No Brasil, a empresa já confirmou a estreia das duas marcas para o próximo ano, com um modelo da Omoda (o C5) e mais dois da Jaecoo (ainda não confirmados). Na versão GT, o C5 é equipado com motor 1.6 turbo a gasolina com 197 cavalos de potência e 29,5 kgfm de torque. 

Precisa melhorar

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Os resultados da sexta rodada do Programa de Avaliação de Novos Veículos para a América Latina e o Caribe do Latin NCAP mostra que há espaço para melhorias no Fiat Pulse, apesar do resultado de apenas duas estrelas. A proteção lateral limitada para a cabeça, as baixas pontuações de proteção às crianças, a falta de aviso de colocação dos cintos de segurança no banco traseiro e a disponibilidade limitada de ADAS (sistemas de ajuda à condução) restringiram o veículo de alcançar uma melhor classificação nos testes. O Pulse oferece quatro airbags e controle eletrônico de estabilidade (ESC) de série, alcançando nos testes do Latin NCAP 67,1% de eficiência em proteção de adultos, 55,8% de crianças, 45,3% de pedestres e usuários vulneráveis ​​na estrada e 55,8% em assistências de segurança. O veículo foi avaliado em testes de impacto frontal, lateral e em poste, “chicotada” no pescoço e proteção de pedestres. 

O futuro no próximo mês

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Uma extensão do motorista sintonizada com suas necessidades, com uma experiência superpersonalizada e intuitiva. Este é o caminho proposto pela Mercedes-Benz para a CES (Consumer Electronics Show) – maior feira de inovações eletrônicas do planeta, prevista para 9 a 12 de janeiro, em Las Vegas. E a parafernália futurista da marca da estrela de três pontas tem nome: MBUX Virtual Assistant. A coisa leva o assistente de voz “Hey Mercedes” a uma dimensão visual totalmente nova com gráficos do Unity de alta resolução. O recurso avançado alimentado por Inteligência Artificial combina os sistemas do MBUX em um único equipamento, com uma nova face de expressão ao cliente com interação natural. “A Mercedes-Benz está reinventando a experiência digital do motorista e dos demais ocupantes do carro, aproveitando a IA para oferecer uma interação semelhante à humana com o Assistente Virtual MBUX. Inclui características empáticas que se sincronizam com o seu estilo de condução e humor. Juntamente com a nossa arquitetura interna MB.OS, esta abordagem definirá o futuro do luxo digital”, tentou explicar Ola Källenius, CEO da Mercedes-Benz. Mais, só em janeiro. 

Do Opalão ao Tracker

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Desde os Opalões – carros praticamente originais adaptados para a pista –, passando por Omega, Vectra, Sonic, Astra e Cruze, os representantes da Chevrolet sempre estiveram presentes na Stock Car, a principal categoria do automobilismo brasileiro. Todos eles tinham uma característica em comum: eram sedãs. Essa tradição, porém, será quebrada a partir da temporada de 2025, com entrada da “bolha” (carroceria dos carros da classe Turismo) do SUV Tracker. Atualmente, os carros da Stock são legítimos bólidos de competição, montados sobre chassi próprio e motores V8 trazidos da Nascar, tendo apenas a carroceria imitando os modelos de rua. A Toyota, outra montadora envolvida na Stock, também substituirá a “bolha” do sedã Corolla pela do SUV Corolla Cross. Os próximos carros da Stock serão mais avançados, construídos com um aço específico, inovações em conectividade e captação de dados com foco em desempenho e segurança. Até o DRS (a asa aberta), utilizada na Fórmula-1 para ajudar nas ultrapassagens, será adotada pela categoria brasileira. Os novos Stock devem usar motores de 2,0 litros equipados com turbocompressores, com cerca de 500 cavalos, potência similar à dos atuais. 

Por um ar mais puro

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Com o verão batendo na porta do calendário, muitos brasileiros estão planejando suas viagens para aproveitar o calor e explorar novos destinos. Mas para isso, a InstaCarro – plataforma de compra e venda de veículos seminovos – destaca alguns pontos importantes de conforto relacionados ao sistema de ar-condicionado:
1 – Filtro de ar – O filtro de ar do sistema de ar-condicionado deve estar limpo e em boas condições. Um filtro sujo pode reduzir a eficiência do ar-condicionado, resultando em um fluxo inadequado e comprometendo a qualidade do ar interno.
2 – Níveis de refrigeração – Verificar o gás do ar-condicionado. Níveis baixos podem sobrecarregar o sistema, reduzindo sua eficácia.
3 – Correias e polias – Associadas ao sistema de ar-condicionado, as correias e polias devem estar em boas condições. Correias desgastadas ou polias danificadas podem levar a um funcionamento inadequado do sistema.
4 – Compressor do ar-condicionado – Ele é o coração do sistema de ar-condicionado, portanto, deve estar funcionando corretamente.
5 – Inspeção visual – Fazer uma inspeção em busca de vazamentos, conexões soltas ou outros problemas aparentes.
6 – Verificação geral do sistema elétrico – Certificar se todas as conexões elétricas estejam seguras. Problemas elétricos afetam o desempenho do sistema do ar-condicionado.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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