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De olho no prazo

            Todos os motoristas profissionais categorias C, D e E poderão ser multados a partir de 28 de janeiro de 2024 por não fazer o exame toxicológico. O Código Brasileiro de Trânsito (CTB) prevê que se configura infração gravíssima “deixar de realizar (…) após 30 dias do vencimento do prazo estabelecido”, que é de 28 de dezembro de 2023, conforme previsto na Deliberação 268/2023 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Não existe a possibilidade de qualquer tipo de multa automática. Pela legislação brasileira, a punição só ocorre após transcorrer todo o processo administrativo. Ou seja, precisa primeiro ser lavrada por um agente da autoridade de trânsito, com expedição de notificação de autuação, direto à defesa e notificação de penalidade. As infrações previstas no artigo 165-C e 165-D do CTB dependem ainda de regulamentação pelo Contran, bem como ajustes sistêmicos para viabilizar sua aplicação. A multa para tais infrações é de R$ 1.467,35, sete pontos na CNH e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Alta demanda

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       Quarenta unidades do S-Way, o caminhão pesado da Iveco, foram vendidas para a Localiza, rede brasileira de lojas especializadas em aluguel de carros fundada há 50 anos em Belo Horizonte (MG). O modelo produzido na cidade mineira de Sete Lagoas tem sido sucesso de vendas no mercado brasileiro de transportes de cargas desde seu lançamento. Recentemente, a Iveco (fez a maior venda do caminhão extrapesado a um único cliente, o Grupo Tombini, operador de transporte rodoviário com sede em Jundiaí (SP), que adquiriu 50 unidades. “A venda para a Localiza representa uma nova fase para a indústria de caminhões, que passa a entrar no portfólio de veículos para locação de um dos maiores e mais importantes grupos do setor. O S-Way é um pesado de alta qualidade e baixo consumo de combustível, resistente e durável. Tem sido a escolha natural de grandes holdings e transportadoras”, comemora Marcio Querichelli, presidente da Iveco para América Latina.

Estreia confirmada

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       Ribeirão Preto (SP) será a primeira cidade a operar com unidades do novo chassi urbano Volvo B320R. Os veículos foram adquiridos pelas empresas Rápido D’Oeste e Transcorp, que ficaram, cada uma, com 27 veículos. Os ônibus rodarão nas vias exclusivas de transporte municipal recém implantadas pela prefeitura local. O novo B320R que em breve estará nas ruas de Ribeirão Preto traz o novo motor D8K Euro 6, da mesma família que agora equipa o caminhão Volvo VM. No ônibus, tem 320 cavalos de potência e 122 kgfm de torque. O veículo traz ainda caixa de câmbio automática com “retarder” e suspensão pneumática. Em linha com a visão “Zero Acidentes”, ideal de futuro da Volvo com seus veículos, o novo chassi incorpora freios eletrônicos EBS de quinta geração e freios a disco em todas as rodas. Com a renovação dos 54 chassis, Ribeirão Preto passará a partir de 2024 a ter toda sua nova frota de ônibus com a tecnologia Euro 6, que reduz a emissão de gases poluentes. 

Negócios aquecidos

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       A Iveco é o principal fornecedor de ônibus escolares na atual edição de concorrências do Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE), para o programa “Caminho da Escola”. A marca italiana, com fábrica na cidade mineira de Sete Lagoas, foi habilitada a fornecer 7.100 novas unidades, incluindo, pela primeira vez, veículos na categoria Ônibus Rural Escolar 3 (ORE3), com capacidade para 59 estudantes, em um lote de 3.500 unidades. A Iveco também é responsável por 3.600 unidades na categoria Ônibus Rural Escolar 2 (ORE2), com veículos para 44 estudantes. Os modelos da categoria ORE são projetados com maior altura em relação ao solo, suspensão reforçada e balanço traseiro elevado, para trafegar em zonas rurais, estradas não pavimentadas e de acesso restrito, renovando a frota dos municípios brasileiros e padronizando as especificações para veículos de transporte escolar. Os chassis Iveco Bus para o “Caminho da Escola” contam ainda com bloqueio de diferencial (para facilitar a transposição de atoleiros), pneus de uso misto e redução de balanço dianteiro e traseiro, para facilitar o acesso a lugares acidentados.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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