Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix

A Mercedes-Benz já iniciou a entrega das primeiras 50 unidades do eO500U. Na linha de produção da fábrica da empresa em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, cerca de 600 operários foram treinados para a produção nacional do ônibus elétrico urbano. Com carroçaria Caio Millennium, os veículos serão entregues para as operadoras do sistema de transporte coletivo paulistano Metrópole Paulista (40 unidades), MobiBrasil (oito) e Sambaíba (dois) e devem entrar em operação já no início de 2024. “Estas mesmas empresas pretendem adquirir um total de mais de 500 ônibus e0500U, sendo 180 unidades para a Metrópole Paulista, 300 unidades para a Sambaíba e 68 unidades para a MobiBrasil. O chassi de ônibus elétrico Mercedes-Benz eO500U estará cada dia mais presente nas vias e no sistema de transporte coletivo urbano da capital paulista”, comemora Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. Com o início da produção do eO500U, a Mercedes-Benz entra na disputa pelo mercado nacional de ônibus elétricos urbanos, no qual já atuam empresas como a BYD, com fábrica em Campinas (SP), a Eletra, em São Bernardo do Campo, e a Marcopolo, em Caxias do Sul (RS). A Volvo confirmou recentemente que dará início à produção do chassi de ônibus elétrico BZL em sua fábrica de Curitiba (PR) a partir de 2024. 

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O chassi eO500U foi desenvolvido pela Mercedes-Benz do Brasil para a realidade nacional e latino-americana e foi amplamente testado no Campo de Provas de Iracemápolis (SP), em vias urbanas, e na Alemanha, onde contou com a expertise da Daimler Buses em ônibus elétricos. Além de atender aos países da América Latina, o novo produto será exportado para outros mercados, como a Oceania. “Os benefícios para a sociedade são inquestionáveis: zero emissão de carbono, zero poluição do ar, totalmente silencioso e com menos custos durante todo o ciclo de vida do veículo. Com esse produto, nossa operação brasileira segue alinhada à estratégia global da Daimler Truck de práticas de ESG, reafirmando seu compromisso com a mobilidade sustentável e com a descarbonização”, explica Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO da América Latina.

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            Mas nem tudo é vantagem nos ônibus elétricos. Um dos grandes obstáculos da eletrificação das frotas de ônibus urbanos é o custo dos veículos – cada unidade do eO500U custa o triplo do valor cobrado por um ônibus a diesel com capacidade similar. Para que a solução de eletromobilidade seja sustentável para o Brasil do ponto de vista tecnológico, estrutural e comercial, é preciso um empenho dos governos federal, estadual e municipal e de outros “players” do setor a fim de viabilizar o financiamento desse novo negócio no mercado e para a infraestrutura ganhar escala. O “BNDES Finame – Baixo Carbono” é uma linha especial criada pelo Governo Federal para incentivar as empresas de máquinas e equipamentos a adotar a solução de eletromobilidade em suas frotas. Para o credenciamento, o veículo deve atender ao índice de conteúdo local exigido pelo BNDES. Para chegar a esse conteúdo, o eO500U recebe vários elementos produzidos pela empresa no Brasil, como a estrutura do chassi, os itens elétricos e as baterias, fornecidas pela BorgWarner e feitas em sua fábrica de Piracicaba (SP). O credenciamento da Mercedes-Benz também leva em conta outros fatores, como os índices qualificadores, o investimento no país, os treinamentos de capacitação, especialização, exportações e mão-de-obra.  “O BNDES é um aliado forte das empresas de transporte para financiamento de ônibus e renovação de frota, o que é ainda mais relevante no caso dos elétricos”, avalia Barbosa.

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            O mais novo membro da linha O 500 é um modelo Padron 4×2 de piso baixo, para carrocerias de até 13,2 metros. Entre seus diferenciais está a autonomia de 250 quilômetros – de acordo com a Mercedes-Benz, a maior entre os ônibus elétricos no país – e a maior capacidade de transporte de passageiros do segmento. O sistema de recarga de baterias é do tipo plug-in, mesmo padrão tecnológico utilizado pela Daimler Buses em seus ônibus elétricos, levando até três horas para a recarga completa. A nova geração de baterias NMC3 é a mesma utilizada nos ônibus Mercedes-Benz eCitaro na Europa. Conforme a Mercedes-Benz, eO500U traz para o motorista e os usuários um rodar suave confortável e totalmente silencioso. 

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A Mercedes-Benz conta com uma equipe de eMobility que centraliza todas as ações ligadas ao novo produto e ao novo segmento de mercado. Com isso, dará apoio a clientes, motoristas, profissionais de oficina, gestores do transporte público, concessionárias, encarroçadores e demais parceiros. Disponível para todo o portfólio de ônibus urbanos e rodoviários da Mercedes-Benz, incluindo o eO500U, a solução de telemetria e conectividade FleetBus oferece monitoramento e disponibilização de informações em tempo real. “Mais do que um novo produto, o chassi de ônibus elétrico urbano representa um novo passo da Mercedes-Benz do Brasil na direção de um ecossistema que inclui também serviços exclusivos e dedicados aos veículos elétricos”, afirma Mike Munhato, gerente de Desenvolvimento de Negócios para eMobility na Mercedes-Benz do Brasil.

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            Um modelo eO500U em breve fará sua estreia no Chile. Encarroçado pela Caio, será enviado ao país andino para um programa de demonstração a clientes e gestores do transporte coletivo.  “Estamos planejando também ações em outros países, reforçando o compromisso com clientes dos segmentos urbano, rodoviário, turismo e mineração, reafirmando a presença da nossa marca na América Latina. O eO500U atenderá às especificações de cada país”, avisa Jens Burger, diretor-geral do Centro Regional Daimler América Latina. 

Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix

Por: Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Luiz Humberto Monteiro Pereira/ /AutoMotrix

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