Volta eletrificada
SUV de porte médio, o Sorento surgiu no mercado em 2002, ficando no portfólio da então Kia Motors abaixo do Mohave e acima do Sportage. Depois de mais de duas décadas, muita coisa mudou, não somente na gama mas principalmente na própria marca sul-coreana. Carro totalmente a combustão interna, a montadora deixou de lado, apostando na eletrificação. Fora do catálogo da Kia no Brasil há um bom tempo, o Sorento voltará em 2024 com uma versão híbrida, totalmente reestilizado com base no elétrico EV9 e na sua quarta geração. Nos Estados Unidos, o Sorento ainda terá uma variante a combustão, mas quando voltar ao mercado brasileiro, para o final do próximo ano, será apenas como híbrido. O novo Sorento foi mostrado no Salão de Los Angeles com um interior todo novo e um pacote off-road com nome de X-Pro.
Tradicional premiado
O Nissan Z 2024 ganhou o prêmio de “Compact of the Year” na abertura da Sema Show 2023, maior feira de peças e personalização do mundo, realizada anualmente em Las Vegas. O estande da marca japonesa no evento mostrou uma gama de veículos de produção e conceitos, incluindo o Nissan Z Nismo 2024, um conceito Z Safari e uma réplica do Datsun 240Z, o “bólido” que venceu o Rali Safari da África Oriental de 1971. O Z Nismo desenvolve 420 cavalos de potência e traz várias novidades de condução, frenagem e chassi que elevam seu desempenho na pista. Já a versão “normal” de produção tem um motor 3.0 V6 biturbo com 400 cavalos de potência acoplado a uma transmissão manual de 6 marchas, com relação curta da embreagem Exedy de alto desempenho, tudo de série. Como opcional, o carro pode ter uma transmissão automática de 9 velocidades com aletas de trocas sequenciais no volante. Infelizmente, o Z não está vindo para o Brasil, mas já esteve no catálogo da Nissan por aqui.
Aposta certeira
No portfólio da Caoa Chery desde fevereiro de 2019, o SUV Tiggo 5x teve em outubro seu melhor mês de vendas, com 2.483 unidades. A principal responsável pelo crescimento de vendas foi a versão Sport, apresentada em junho, com 1.874 emplacamentos. Enquanto isso, a marca sino-brasileira comemorou a produção de número 50 mil do modelo, justamente da variante Sport, que é a versão de entrada da linha, vendida por preços a partir de R$ 119.990. Montado na fábrica de Anápolis (GO), o Tiggo 5x conta ainda com uma configuração híbrida, lançada no ano passado. Somando todos os modelos oferecidos no Brasil, a Caoa Chery emplacou 3.788 unidades em outubro, ante 2.937 veículos do mês anterior, representando um crescimento de 29%. Outro motivo de celebração para a marca foi a manutenção da décima posição no ranking de vendas entre as fabricantes, com 1,83% de participação de mercado, pelo segundo mês seguido.
Se virando sozinho
A ZF concluiu a fase de desenvolvimento e testes da nova geração de sistemas avançados de segurança veicular. A empresa anunciou o início da produção de sua quinta geração de câmeras para 2025, do supercomputador ZF ProAI para o próximo ano e, ainda para 2023, o começo da produção de seu sistema Steer-by-wire (direção sem fios). O objetivo é apoiar o movimento da indústria automotiva rumo à automação de veículos com uma gama de componentes desde o ADAS (sistemas avançados de assistência ao motorista), o software para carros de passeio a sistemas completos de transporte autônomo. Segundo a ZF, até 2025, 75% dos veículos leves em todo o mundo estarão equipados com algum tipo de ADAS, como o freio automático de emergência. E prevê ainda que mais de metade dos novos carros terão sistemas avançados de assistência ao condutor até 2035. Uma das estrelas da companhia é o Steer-by-wire. A tecnologia transmite os comandos do motorista ao sistema de direção inteiramente por meio de sinais elétricos, eliminando a ligação mecânica entre o volante e o eixo dianteiro. “Os números demonstram que a demanda por essas tecnologias está cada vez maior em termos globais e vem se popularizando. Os números de vendas da empresa confirmam essa tendência. A ZF é líder de mercado em câmeras frontais de segurança, com mais de 50 milhões de unidades produzidas globalmente desde 2008, sendo 10 milhões de unidades vendidas somente em 2022”, revelou Andrew Whydell, vice-presidente de Planejamento de Produto e Estratégia para Sistemas de Veículos do Grupo ZF.
Para aliviar o bolso
Calcular o consumo de combustível é uma prática fundamental para
controlar os gastos e entender o impacto financeiro da condução
diária. Para ajudar o motorista e o piloto de moto, a fintech Zapay dá
dicas bem práticas de condução e de calcular o quilômetro por litro. O cálculo
pode ser representado pela fórmula “quilômetros percorridos ÷ litros
abastecidos = quilometragem por litro”. Como exemplo, se o condutor
percorreu 800 quilômetros e precisou abastecer 68 litros, o veículo teve um
consumo de 11,76 km/l. É importante lembrar que o consumo pode variar pelo tipo
de combustível utilizado, o terreno percorrido (rodovia, cidade e estrada de
terra), a calibração dos pneus, a velocidade e a frequência de aceleração. E
para aliviar o bolso, existem formas de condução do veículo:
– Evitar hábitos que aumentam o seu consumo, como acelerações bruscas e manter
o ar-condicionado no máximo quando estiver na cidade.
– Manter os pneus com a calibração indicado no Manual do Proprietário.
– Nas viagens, os vidros abertos representam uma parede de resistência do ar,
aumentando o consumo. Nesse caso, é recomendado se fechar as janelas e usar o
ar-condicionado.
– Outro fator que influencia é o peso excessivo no veículo.
Dentro da tendência
A Hyundai Motor Company anunciou a construção de uma nova fábrica de veículos elétricos em seu complexo de Ulsan, o coração da indústria automotiva da Coreia do Sul. A instalação da nova unidade de elétricos é a primeira fábrica da Hyundai na Coreia do Sul em 29 anos, após a abertura da unidade de Asan, em 1996. A nova fábrica de Ulsan ocupará uma área de 548 mil metros quadrados, com capacidade para produzir 200 mil veículos por ano. US$ 1,53 bilhão (mais de R$ 7 bilhões) serão investidos no projeto, com a conclusão das obras prevista para 2025. A produção em massa de veículos se iniciará no primeiro trimestre de 2026. Um SUV elétrico da Genesis, marca de luxo do Hyundai Group, será o primeiro modelo a ser produzido na nova fábrica.
De olho na borracha
Muitos acidentes na estrada estão relacionados à falta de revisão e de manutenção dos veículos. Entre os componentes essenciais para a segurança, os pneus – únicos elementos de um veículo em contato com o solo – merecem atenção integral. Para isso, existem cinco pontos fundamentais:
1. Revisão – O veículo precisa passar por uma revisão completa antes de uma viagem. Conferir o alinhamento e o balanceamento garante que a estabilidade do carro esteja em dia. Outro ponto de atenção é a calibragem, que deve ser feita de acordo com o manual do proprietário.
2. Avaliação do estado – Observar a estética do pneu também é fundamental. Verificar se ele está “careca”, desgastado, com bolhas ou rasgos.
3. Pneus adequados para diferentes estradas – Esta questão pode pegar de surpresa os condutores menos experientes, mas é fundamental se saber que existem pneus específicos para cada tipo de terreno. Para isso, é importante o motorista saber para onde está seguindo em uma viagem.
4. Bandas de rodagem – Os desgastes irregulares dos pneus podem ser causados pela pressão de ar incorreta e falta de balanceamento, alinhamento nas rodas ou na suspensão. Quando o pneu está em condições normais, o desgaste da banda de rodagem ocorre de forma regular.
5. Hora da troca – Se o motorista perceber que chegou o momento de fazer a substituição dos pneus, tem de fazer isso imediatamente, sem hesitação. Pois é um investimento na segurança da família e de todos aqueles que fazem parte do trânsito.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: