Racionalidade logística
A Amaggi, conglomerado do setor do agronegócio com sede no Mato Grosso e maior empresa brasileira de grãos e fibras, adquiriu os primeiros caminhões Scania abastecidos com biodiesel 100% (B100), produzido a partir de fontes renováveis. Após um longo período de testes de homologação, a companhia investiu na aquisição de cem caminhões totalmente prontos para rodar com o combustível sustentável e contará com a maior frota rodoviária do agro movida com B100. O lote total fechado entre as empresas é de 350 unidades e conta com outros 250 modelos 560 R 6×4 Super. Os cem veículos movidos a B100, do modelo 500 R 6×4 Super, devem ser entregues a partir de maio do próximo ano, já saindo da Scania prontos para rodar com esse tipo de combustível. Os outros 250 caminhões 560 R 6×4 Super, movidos a diesel, atenderão ao plano de ampliação da frota rodoviária da Amaggi. Ambos são Euro 6, com motores que atendem à nova lei de redução de emissões de poluentes, em vigor desde janeiro de 2023. O B100 utilizado pela Amaggi em sua frota é proveniente da fábrica de biodiesel da companhia. Com mais de 26 mil metros quadrados de área construída, a fábrica de biodiesel entrou em operação em 2023, em Lucas do Rio Verde (MT), na área onde a empresa já opera uma indústria esmagadora de grãos e de onde sai a matéria-prima para a fabricação do biocombustível.
Negócio extra-pesado
A Iveco fez sua maior venda individual do S-Way a um único cliente: o Grupo Tombini, empresa de transporte rodoviário de cargas secas e refrigeradas com sede em Santa Catarina. A entrega de 50 unidades do caminhão extra-pesado lançado há um ano também representou a entrada da marca no Grupo Tombini. “Estamos transformando o cenário brasileiro de transporte de cargas por meio da inovação e conectividade. O S-Way é um pesado de alta qualidade e baixo consumo de combustível, que tem como principais características a resistência e a durabilidade. É com muito orgulho que entregamos esse lote”, comemora Marcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina. “O que primeiramente nos chamou atenção no S-Way foi a cabine alta e confortável, e então procuramos saber mais sobre outros detalhes. Nossa expectativa em relação à maior rentabilidade por quilômetro rodado e TCO é grande”, afirma Clecio Tombini, sócio-diretor da Tombini.
Mundo seminovo
Com mais de 20 mil veículos vendidos, os Seminovos Volvo estão completando 25 anos de atividade. Líder entre as marcas que atuam nesse segmento, a Volvo foi a primeira fabricante de caminhões instalada no Brasil a criar, em 1998, uma estrutura interna para comercializar veículos de procedência garantida. Atualmente, a Rede Nacional de Seminovos envolve todas as concessionárias da marca no país. Com processos padronizados e controlados em todas as suas 106 concessionárias nacionais, a Volvo tem um modelo exclusivo de comercialização de caminhões seminovos no Brasil. Os veículos são periciados e passam por avaliação técnica criteriosa, com procedimentos definidos diretamente pela fábrica. Outro diferencial é a garantia de procedência. Os veículos estão registrados em nome da Volvo do Brasil, o que dá segurança aos compradores em relação ao proprietário anterior, histórico de multas ou outros tipos de embaraço de documentação. Embora os caminhões fiquem distribuídos nas concessionárias, o processo de venda quase sempre se inicia em ambiente digital. Na plataforma seminovosvolvo.com.br, o interessado seleciona os veículos por marca, modelo, faixa de preço, quilometragem, tempo de uso e estado geral. A busca mostra todos os detalhes, com fotos e vídeos dos caminhões, além da cor e sua localização na Rede Volvo. Após escolher a opção, o interessado interage com a fábrica diretamente via online, pelo WhatsApp ou por meio de ligação telefônica gratuita.
Perfil explícito
Com mais de 3 milhões de unidades vendidas desde 1980, o Renault Master está pronto para acelerar com uma novíssima geração, que será apresentada na Solutrans, evento realizado na cidade francesa de Lyon, de 21 a 25 de novembro. Segundo a Renault, o novo Master representará uma nova geração de furgões, 100% conectados, inovadores e ainda mais eficientes. O novo modelo foi pensado para uma racionalização do uso e para ir mais longe, gastando menos e se adaptando às necessidades atuais. Ainda de acordo com a marca, graças ao design “Aerovan” e o novo sistema de frenagem, o novo Master permite reduzir o consumo, tanto na versão elétrica quanto na configuração com motor a combustão. O Master comercializada na Europa continuará sendo produzido na fábrica de Batilly, na França. Não há confirmação sobre a chegada da nova geração ao Brasil.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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