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A caminho do futuro

A ZF é uma empresa global de tecnologia de origem alemã que fornece sistemas para carros de passeio, veículos comerciais e tecnologia industrial, contribuindo para a próxima geração da mobilidade e a automação de direção. A partir de dispositivos feitos para a indústria automotiva – especialmente pelo uso de câmeras e de sensores –, a ZF busca viabilizar que os veículos vejam, ajam e “pensem”. Por meio dos quatro campos de tecnologia – Controle de Movimento de Veículos, Segurança Integrada, Condução Automatizada e Mobilidade Elétrica –, a empresa, que tem sede e unidade produtora no Brasil em Limeira (SP), oferece soluções completas de produtos e software para montadoras de veículos estabelecidas e provedores de serviços de transporte e mobilidade emergentes. Os principais desenvolvimentos promovidos para as montadoras estão alicerçados no ADAS (sistema avançado de assistência ao condutor, da sigla em inglês), utilizado em modelos premium estrangeiros. Para a ZF, os quatro campos tecnológicos para a próxima geração da mobilidade serão comandados pelo dueto “Digitalização e Software”, englobando a condução automatizada, o controle de mobilidade veicular, a segurança integrada e a mobilidade elétrica. A evolução da direção autônoma envolve seis níveis, sendo o “Zero” para dispositivos de alertas e assistências primárias para o motorista, o “1” e o “2” com o condutor não usando os pés nem as mãos em determinadas situações, o “3” sem utilizar a visão para dirigir e o “4” e o “5” para o motorista desligar o cérebro completamente. Na prática do dia a dia, o chamado carro autônomo atualmente disponível está nos níveis “1” e “2”.

De onde vem a diferença

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O mercado interno no Brasil cresceu 10,2% em outubro, as exportações, 14%, e os estoques ficaram estáveis, mas a produção não acompanhou esse movimento. O que explica esse fenômeno é um expressivo aumento nas importações. Nos dez primeiros meses do ano, 271,3 mil modelos estrangeiros entraram no país, 57,6 mil a mais que no mesmo período de 2022, um incremento de 27%, de acordo com balanço divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). A produção em outubro foi de 199,8 mil veículos – entre carros de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus –, 4,4% a menos em relação a setembro. No acumulado do ano, a indústria automotiva nacional totaliza 1,95 milhão de unidades, 11 mil a menos que em 2022, com queda de 0,6%. As maiores retrações são nos segmentos de caminhões (-37,8%) e ônibus (-35,2%), por conta da elevação dos custos provocada pelas novas tecnologias obrigatórias de controle de emissões. Apesar da queda na produção dos pesados, há boas notícias nas vendas. Os emplacamentos acumulados de ônibus chegaram a 17,4 mil, mesmo volume do ano passado inteiro. Os emplacamentos de caminhões cresceram 7,7% em outubro, porém, ainda estão 14,9% abaixo no acumulado do ano na comparação com 2022. 

No patamar de cima

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A Mercedes-Benz apresenta o novo GLE nas versões SUV e cupê para o mercado brasileiro. O modelo chega com novo design, interior mais tecnológico e motorizações eletrificadas. No Brasil, serão oferecidas duas configurações, GLE 450 4Matic SUV (R$ 729.900) e GLE 450 4Matic Coupé (R$ 833.900), ambas a diesel e equipadas com um sistema híbrido leve de 48 volts e gerador de partida integrado (ISG), que combina motor de partida e alternador em um único motor elétrico, sendo instalado entre o propulsor e a transmissão. O sistema também desempenha funções híbridas, como aceleração, recuperação, deslocamento do ponto de carga, navegação inercial e a partida quase imperceptível do motor durante a função stop&go. Tanto o SUV quanto o cupê são equipados com o motor 3.0 a diesel com 367 cavalos de potência e 75,4 kgfm de torque, acoplado à transmissão automática de 9 marchas (9G-Tronic) e à tração integral 4Matic. 

Na frente da fila da tomada

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Os carros 100% elétricos tiveram 2.370 unidades vendidas em outubro no mercado brasileiro, representando um aumento de 29,5% sobre setembro deste ano e de 272% ante outubro de 2022. Conforme a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), mais do que a metade das unidades de elétricos emplacadas no Brasil foi do BYD Dolphin, com 1.366 exemplares comercializados. Os outros nove carros que compõem o “Top Ten” de totalmente “verdes” no país ficaram bem distantes do SUV da marca chinesa. O segundo lugar também foi da BYD, o Yuan Plus, com 215 unidades vendidas, à frente dos Volvo XC40 (133) e C40 (119), do BMW iX1 (62), do Mini Cooper SE (60), do BYD Tan (34), do Renault Megane E-Tech (29) e do Audi Q8 e-Tron (28). 

Criatura da noite

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A Maserati apresenta o MC20 Notte, a primeira edição limitada do seu superesportivo, nascido para competir nas pistas e para andar livremente nas ruas e estradas. Segundo a marca italiana, a versão Notte está ainda mais próxima da alma de competição do MC20. A série terá apenas 50 unidades para todo o mundo, “com design desencadeado pelo místico e intenso poder do escuro”. Para a Maserati, o MC20 Notte é uma criatura concebida para seduzir, melhorando a performance do motor 3.0 V6 Nettuno de 630 cavalos de potência a 7.500 rotações por minuto e 74,5 kgfm de torque associado ao câmbio automatizado de 8 marchas. “‘O MC20 Notte celebra a emoção da competição e o fascínio da noite, combinando a performance suprema e a elegância italiana com um toque de mistério do mundo noturno. É a primeira edição limitada ‘fuoriserie’ do MC20, dedicada aos colecionadores de automóveis superesportivos e aos entusiastas dos circuitos de competição”, celebrou Klaus Busse, diretor de Design da Maserati. 

Conflito de interesses

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Os carros 100% elétricos, híbridos e híbridos plug-in vindos do Exterior serão tributados gradualmente com o imposto de importação, a partir do início de 2024. A isenção da tarifa de importação existe há cinco anos. Atualmente, as alíquotas do imposto são de zero por cento para elétricos e de até 4% para híbridos, enquanto os veículos com motores a combustão interna importados pagam uma taxa de 35%. O Brasil ainda não produz carros 100% elétricos, e um dos objetivos do Governo Federal com a nova tributação é incentivar que esses veículos comecem a ser feitos no país. Por isso, a Anfavea – representante das montadoras com produção local – é a favor da medida, enquanto a ABVE – das empresas importadoras – é contra. “No curto prazo, beneficia principalmente os veículos movidos a combustível fóssil e, no médio prazo, projeta uma sombra de insegurança sobre as empresas dispostas a investir na fabricação de veículos elétricos e híbridos no Brasil”, afirmou Ricardo Bastos, presidente da ABVE. A alíquota para os automóveis eletrificados começará em 12% para híbridos e em 10% para elétricos em janeiro de 2024 e chegará a 35% em 2026. Para Geraldo Alckmin, Vice-Presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MIDC), a deliberação representa um incentivo para a instalação de novas indústrias ou o início da produção de veículos elétricos no país pelas fabricantes já estabelecidas, gerando mais empregos e renda. 

Jogo dos sete acertos

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A época de feriadões seguidos e de festas de fim de ano tem de despertar no motorista a necessidade de uma boa verificação no veículo antes de pegar estrada. Para ajudar nessa revisão, a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip) elencou sete dicas importantes para garantir um passeio seguro: 


1 – Desgaste dos pneus – Verificar as condições dos pneus antes de sair para a viagem e lembrar de calibrá-los, incluindo o estepe.
2 – Fluido do radiador – É o líquidoresponsável por ajudar o equilíbrio da temperatura do motor. O recomendado é preencher o recipiente com a quantidade necessária de fluido até o nível indicado com o veículo frio, antes da viagem.
3 – Óleo do motor – Além de observar se o óleo está no nível indicado, é importante levar em conta que ele deve ter uma cor clara, com consistência fluida. Se estiver escuro e gelatinoso, é necessário substitui-lo.
4 – Limpador do para-brisa O equipamento é fundamental para garantir a boa visibilidade da pista em caso de chuva.
5 – Sinalização e iluminação Conferir todas as luzes do veículo antes de sair de casa. Faróis, lanternas, luz da placa, seta e luzes de freios devem estar em perfeito funcionamento.
6 – Uso do cinto de segurança – Para garantir uma viagem sem incidentes, todos os ocupantes do veículo devem utilizar o cinto de segurança, incluindo quem estiver no banco traseiro.
7 – Planejamento – Fazer um plano sobre o percurso da viagem. A alimentação e o descanso também são importantes para o motorista.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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