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Solução agrícola

            O semipesado Volvo VMX Max, projetado para operação fora-de-estrada, que chegou ao mercado na linha 2023, já teve mais de 30 unidades comercializadas para implementação com o distribuidor de insumos Hercules 24000 C da Stara, empresa gaúcha especializada em implementos agrícolas. O veículo percorre as linhas de plantação para distribuir corretivos como calcário, gesso agrícola, fertilizantes e sementes. O implemento pode vir equipado com sistema de telemetria e controlador com vários tipos de visualizações na mesma tela para um domínio mais preciso da operação. Os caminhões Volvo substituem tratores nessas operações. O Hércules 24000 C faz a aplicação em velocidade de quatro a 18 km/h. Com isso, permite trabalho em até 1.200 hectares por dia em operações de vinte e quatro horas, o que não é possível com tratores. “O ciclo de operação como um todo é muito mais eficiente. Consegue ser mais econômico e executa todo o ciclo com uma velocidade média maior, sendo mais produtivo que tratores. Oferece mais disponibilidade e, com isso, eleva a rentabilidade do produtor”, garante Jeseniel Valério, gerente de Engenharia de Vendas de Caminhões da Volvo. O VMX Max 6×4 tem PBT de 34 toneladas, duas a mais que seu antecessor. Vem com o motor de 360 cavalos e freio-motor VEB de 300 cavalos. Com chassi duplo reforçado, tem uma suspensão dianteira parabólica de oito toneladas, sendo a traseira semi-elíptica de 26 toneladas e o mesmo eixo com redução nos cubos do pesado Volvo FMX.

Na lógica da logística

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       Um caminhão é composto por aproximadamente seis mil itens, entre peças mecânicas, eletrônicas, partes plásticas, resinas, colas e os mais variados componentes. Uma fabricante de caminhões precisa cuidar do gerenciamento das milhares de peças e partes que precisam chegar à fábrica, aos clientes ou à rede de concessionárias de forma rápida, precisa e economicamente sustentável. Por conta disso, o Centro Logístico da Scania na cidade paulista de Vinhedo, criado em 2013 para abastecer o mercado brasileiro e de outros países, receberá um investimento de R$ 65,7 milhões para aumentar sua capacidade em 50%, passando para uma estrutura de 22,5 mil metros quadrados. Como o Brasil é o principal mercado da marca sueca fora da Europa, a operação da fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, das concessionárias e dos clientes requer uma eficiente rede logística de abastecimento e distribuição de peças e componentes. A estrutura conta com mais de 40 mil itens armazenados em uma área de 15 mil metros quadrados rodando um sistema moderno de gestão logística para despachar 42 mil peças por dia para toda a rede Scania, para a fábrica de São Bernardo do Campo e (sem este ‘também’) para outros pontos fora do Brasil, como países das Américas e da África. “Nosso centro logístico é capaz de enviar qualquer peça ou componente de um produto a qualquer ponto do Brasil em uma média de 2,5 dias, com um nível de disponibilidade de 93%”, contabiliza Paulo Moraes, vice-presidente de Vendas e Marketing da Scania para a América Latina.

Turismo na Bahia

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       A Pakatur Transporte e Turismo, operadora de Simões Filho, na Bahia, adquiriu dois novos micro-ônibus Volare Fly 10 Executivo, que já estão sendo utilizados em turismo e fretamento no Nordeste. Os micros Volare Fly 10 Executivo da Pakatur têm 10,14 metros de comprimento, com capacidade para 31 passageiros sentados em poltronas semileito com revestimento com couroflex, tecido e neoprene. Contam com tomada 110V nos porta-pacotes, suporte com tomadas USB nas poltronas, tomada 12V para o motorista, iluminação do teto em leds com luz noturna azul, câmera de marcha ré, microfone e itinerário eletrônico. Os veículos são equipados com suspensão pneumática, sistema de ar-condicionado de teto Valeo, com capacidade de refrigeração de 85.000 BTU/h, dispositivo de transposição acessível, sanitário, geladeira, sistema de áudio e vídeo com DVD e três monitores em leds de 15,6 polegadas, assoalho amadeirado, poltrona pneumática para o motorista e preparação para internet sem fio.

Para descarbonizar as frotas

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       A Be8, empresa da holding gaúcha ECB Group – que investe em negócios sustentáveis com foco no agronegócio e em energias renováveis – criou um novo biodiesel. Batizado de BeVant, o novo combustível feito de fontes renováveis terá um custo 50% inferior em relação ao diesel no mercado internacional. O BeVant passa por um processo duplo de purificação e pode substituir totalmente o diesel ou ser adicionado como mistura. De acordo com a Be8, o novo biodiesel é ideal para empresas transportadoras, que consomem grandes volumes de óleo diesel nas operações e buscam meios para cumprir os compromissos de sustentabilidade. A Be8 investiu R$ 80 milhões em pesquisa e desenvolvimento e na ampliação da fábrica localizada em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. A unidade tem capacidade de produzir 150 milhões de litros de biodiesel por ano.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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