Para virar a chave
A Nissan confirmou nesta terça-feira, dia 7, um investimento de R$ 2,8 bilhões na operação brasileira a partir deste ano até 2025. O anúncio foi feito no Complexo Industrial de Resende, no sul do Estado do Rio de Janeiro. O presidente e CEO global da Nissan, Makoto Uchida, revelou que a segunda geração do Kicks será um dos dois novos SUVs a serem produzidos na fábrica fluminense, a partir de 2025. Único modelo produzido atualmente em Resende, o Kicks foi lançado às vésperas da Olimpíada do Rio, em 2016, e abastece o mercado brasileiro e é exportado para 70 países. Sobre o segundo SUV, não há informações, mas a tendência é que seja um modelo mais compacto e mais barato em relação ao Kicks – do porte do Magnite, produzido atualmente pela Nissan na Índia. O catálogo da marca japonesa no Brasil é complementado pelos sedãs Versa e Sentra, importados do México, pela picape Frontier, da Argentina, e pelo elétrico Leaf, do Reino Unido. O complexo de Resende produzirá ainda um novo motor 1.0 turbo, que deverá ser integrado à segunda geração do Kicks e ao novo utilitário esportivo. O atual Kicks é equipado com o motor 1.6 aspirado – também feito em Resende – desde sua estreia global. A fábrica de Resende atualmente opera em dois turnos, com cerca de 2,3 mil empregados – a previsão é que, quando os dois novos produtos estiverem em produção, seja criado um terceiro turno de trabalho, com novas contratações. Com os novos modelos, a empresa projeta duplicar sua participação de mercado no Brasil – para 7%. No mês passado, o “market share” da Nissan foi de 3,8%, e o Kicks apareceu na décima posição dos dois maiores segmentos de veículos do país, de carros de passeio e comerciais leves. (Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix)
Um mercado em reconstrução
De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), outubro fechou com a venda de 206.669 unidades de carros de passeio e comerciais leves, com aumento de 10,2% ante setembro deste ano e de 22,6% sobre o mesmo mês de 2022. Outubro foi o segundo mês do ano com mais vendas, só perdendo para julho, que teve o incentivo da Medida 1.075 do Governo Federal de descontos para modelos com preços até R$ 120 mil. No acumulado de janeiro a outubro de 2023, foram emplacados 1.741.128 veículos, com alta de 11,3% em comparação a igual intervalo do ano passado. Entre os modelos, a picape compacta Fiat Strada manteve a liderança em outubro, com 11.874 unidades comercializadas, sendo seguida de perto pelo hatch compacto Volkswagen Polo, com 11.123 vendas. O “Top Ten” teve ainda o hatch compacto Chevrolet Onix, com 10.657 unidades, à frente do subcompacto Fiat Mobi (8.037), do hatch compacto Hyundai HB20 (7.421), do sedã compacto Onix Plus (7.114), dos SUVs compactos Volkswagen T-Cross (6.724) e Chevrolet Tracker (6.669), do subcompacto Renault Kwid (6.394) e do SUV compacto Nissan Kicks (6.115).
Luta acirrada pelo vice
Para a Fenabrave, outubro teve a liderança da Fiat entre as fabricantes com produção local. A marca italiana pertencente à Stellantis vendeu 44.456 unidades no mês, com 21,5% de participação de mercado. A segunda colocação foi duramente disputada entre a alemã Volkswagen, com 32.886 vendas e “market share” de 15,9% – devido especialmente à consolidação do Polo como o carro de passeio mais emplacado no acumulado do ano –, e a norte-americana General Motors, que teve 32.274 unidades comercializadas e “share” de 15,6%. As três maiores montadoras da atualidade foram seguidas pela japonesa Toyota (17.668 e 8,5%), pela sul-coreana Hyundai (16.334 e 7,9%), pela francesa Renault (11.924 e 5,7%), pela norte-americana Jeep (9.507 e 4,6%), pelas japonesas Nissan (8.022 e 3,8%) e Honda (5.576 e 2,7%) e pela sino-brasileira Caoa Chery (3.788 e 1,8%).
Para comemorar
A Audi do Brasil acaba de anunciar o lançamento dos novos Q3 e Q3 Sportback na série especial Anniversary Edition, limitada a cem unidades e projetada especialmente para o mercado brasileiro em comemoração ao primeiro ano de produção do modelo na fábrica de São José dos Pinhais (PR). Os preços são de R$ 372.990 para o Q3 e de R$ 392.990 para o Q3 Sportback. Os dois carros são equipados com o 2.0 TFSI (turbo) de quatro cilindros, com 231 cavalos de potência de 5 mil a 6.600 rpm e 34,5 kgfm de torque de 1.700 a 4.500 giros. O propulsor está associado à tração “Quattro” e à transmissão Tiptronic de 8 marchas. A aceleração de zero a 100 km/h é feita em sete segundos, com velocidade máxima de 240 km/h. “Estamos orgulhosos com o desempenho do Audi Q3 no Brasil, um produto reconhecido globalmente pelo design, tecnologia e dinâmica de condução. Esperamos continuar neste caminho de sucesso, agregando ainda a série especial Anniversary Edition”, destaca Diego Borghi, diretor de Vendas da Audi do Brasil.
Diversificando
A Volvo Car Brasil anuncia que o C40 Recharge Plus e a versão 2024 do XC40 Recharge Plus acabam de chegar ao Brasil. Os dois modelos estavam em pré-venda desde 19 de julho deste ano e, agora, começam a ser comercializados oficialmente no país. Com o Single Motorposicionado na parte traseira do veículo, o novo elétrico tem uma bateria de 69 kWh, capaz de gerar uma autonomia de 475 quilômetros no ciclo WLTP e de 385 quilômetros pelo Inmetro. O novo modelo tem 241 cavalos de potência. Agora em duas versões – Recharge Plus e Recharge Twin Ultimate –, o C40 desembarca no mercado brasileiro com o preço de pré-venda mantido a R$ 314.950 na variante Plus. Já o XC40 Recharge Plus 2024 ganhou um incremento na autonomia, de 423 para 460 quilômetros pelo WLTP e de 367 quilômetros pelo Inmetro, com o preço da pré-venda também mantido, a R$ 299.950.
Para quem pode
A Velha Senhora, agora totalmente elétrica, finalmente rodará no Brasil. Chamada oficialmente de ID. Buzz – nome que não “pega” de jeito nenhum –, a Kombi elétrica está disponível nas concessionárias que aderiram ao projeto do programa de assinatura VW Sign&Drive. O serviço tem franquias com a possibilidade de rodagem de até 3.100 quilômetros por mês, com planos a partir de R$ 12.990 mensais. Os contratos têm duração de 12, 24, 36 ou 48 meses, incluindo os serviços de manutenção, seguro, documentação, logística de entrega, assistência vinte e quatro horas, gestão de multas e rastreador. Os clientes poderão optar por alugar ou comprar um Wallbox de 7,4kW. A campanha temporária traz 70 unidades da Kombi elétrica em homenagem às sete décadas da Volkswagen no país, com a versão Pro nas cores Azul Starlight e a tradicional “saia e blusa” Branco Candy e Amarelo Pomelo. A nova Kombi tem motor de 204 cavalos, 31,6 kgfm e autonomia de 420 quilômetros pelo ciclo WLTP.
Para ir longe
Em tese, a Ram 1500 Ramcharger tem uma autonomia ilimitada, e a explicação é simples. A picape tem um propulsor V6 a combustão interna que não traciona o veículo e só está ali para recarregar a bateria (de 92 kWh) dos dois motores elétricos. E como a 1500 Ramcharger é plug-in, a bateria pode ser recarregada também em tomadas. Ou seja, na prática, a picape poderia rodar indefinidamente, pois só tem tração elétrica. Mas ela precisa ter reabastecimento do tanque do motor-gerador a gasolina. Segundo a Stellantis, em termos de desempenho, a nova Ram é brutal, podendo acelerar de zero a 100 km/h em 4,4 segundos devido à força dos dois motores elétricos em conjunto, de 663 cavalos de potência e 83,4 kgfm de torque. A Ramcharger não pode ser classificada como híbrida porque o motor a gasolina jamais traciona o veículo.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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