Os novos Mercedes-Benz GLC começaram a desembarcar no Brasil, equipados com um novo motor eletrificado e disponíveis em versões com carroceria SUV e cupê. O novo GLC 300 4Matic utilitário esportivo já está disponível para encomendas em toda a rede de concessionárias da marca a R$ 531.900, enquanto a configuração GLC 300 4Matic Coupé terá seu preço divulgado em breve, conforme promete a fabricante alemã. Os conceitos de design “Sensual Purity” e “Modern Luxury” estão presentes no novo GLC, com um SUV de caráter esportivo acentuado e um cupê com silhueta alongada, trazendo como recursos de design os espelhos externos montados nas portas e os estribos para realçar o visual elegante.
As duas variantes do GLC são equipadas com uma das inovações da Mercedes para a nova geração, o motor de quatro cilindros que gera 258 cavalos de potência e 40,5 kgfm de torque de 2 mil a 3.200 rpm associado à tecnologia hibrida leve, incluindo um gerador de partida integrado de segunda geração (ISG) e um sistema elétrico de bordo de 48 volts. O gerador de partida dá suporte ao motor a combustão, especialmente em baixas rotações, complementado pelo turbocompressor. O sistema elétrico tem funções híbridas como “coasting”, “boosting” e recuperação de energia. A nova propulsão eletrificada trabalha em conjunto com o câmbio automático de 9 velocidades (9GTronic) e o sistema de tração integral 4Matic, segundo a marca, trazendo máximo conforto e agilidade na estrada ou fora dela. Componentes-chave do chassi são a suspensão dianteira com quatro links e a traseira independente multilink. Ainda de acordo com a Mercedes, assim, o chassi oferece um alto nível suspensivo, conforto de condução e ruído, manuseio ágil e prazeroso.
O interior dos novos GLC conta com hardware e software da última geração do sistema MBUX (Mercedes-Benz User Experience), com imagens brilhantes nos visores do condutor e central contendo o controle das funções do veículo, de conforto e de entretenimento. As duas telas de LCD de alta resolução apresentam informações claras e estruturadas. A do condutor, de 12,3 polegadas, parece flutuar em relação ao console, enquanto a central, de 11,9 polegadas, se eleva e também aparece destacada e, assim como o painel de instrumentos, é levemente inclinada em direção ao motorista. O assistente de voz “Hey Mercedes” responde à linguagem natural e às preferências do condutor. Serviços de streaming de música podem ser integrados ao MBUX, com configurações pessoais, permitindo aos usuários desfrutarem de uma experiência musical personalizada.
O novo GLC SUV traz acabamento externo e interior Avantgarde, com seções de apliques cromados, trilhos de teto em alumínio polido, novas bordas moldadas nas laterais e novos faróis, que se conectam diretamente à grade do radiador. Na cabine, destacam-se o painel dividido horizontalmente em duas seções e design dos assentos e acabamentos das portas enfatizando a qualidade dos materiais. Segundo a marca da estrela de três pontas, o novo GLC é um veículo versátil com características de condução aprimoradas para qualquer terreno, mesmo em condições climáticas adversas. Para trechos longos de estradas não pavimentadas, a operação é simplificada por meio da tela off-road e máxima tração e estabilidade de direção graças a sistemas de gerenciamento mais desenvolvidos. Comum aos dois modelos é o pacote de Assistência à Condução Plus, com assistentes de distância Distronic, de direção, de frenagem, de direção evasiva, de manutenção de faixa, de ponto cego e Pré-Safe Plus, além do assistente ativo de tráfego com congestionamento e Pré-Safe Impulse Side.
Já o novo GLC Coupé será oferecido no Brasil com o acabamento AMG Line, pneus de perfil misto com rodas de 20 polegadas, revestimentos dos arcos das rodas na cor do veículo e estribos. Com um volume de carga de 545 litros (45 litros a mais que o modelo anterior), chega a 1.490 litros com os bancos traseiros rebatidos. A tampa de trás Easy-Pack abre ou fecha com o toque de um botão usando a chave, no interruptor na porta do condutor ou na alça de destravamento na tampa traseira.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: