Marketing natalino
Com o fim do ano chegando, algumas cidades do país já ficam à espera da tradicional Caravana Iluminada da Coca-Cola FEMSA Brasil, que este ano contará com participação de cinco caminhões Volkswagen Meteor. Os caminhões pesados da marca alemã poderão ser vistos iluminados e decorados cruzando 70 cidades e sete Estados. O município que dará a largada à caravana será Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. A agenda ESG da Coca-Cola FEMSA Brasil, fabricante do refrigerante mais famoso e vendido do mundo, também marcará presença na atração por meio da utilização de placas de energia solar, compensação de carbono e uso de materiais recicláveis nos caminhões, além da presença de mulheres na condução de dois veículos. A atração itinerante traz ambientes instagramáveis, ilusionismo, dois espaços de cenografia, sendo um deles a casa do Papai e da Mamãe Noel, e outras ativações com inteligência artificial. “A parceria entre Volkswagen Caminhões e Ônibus e a Coca-Cola FEMSA Brasil não é recente. A fabricante de refrigerantes foi um dos primeiros clientes a adquirirem o e-Delivery, caminhão 100% elétrico da marca”, comemora Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Caso de polícia
Uma picape Ford Ranger XLS 3.0 V6 4WD personalizada para forças militares foi uma das atrações do Congresso COP Internacional – Congresso de Operações Policiais, o maior evento de segurança pública da América Latina, realizado de 25 a 27 de outubro, no São Paulo Expo. O novo motor 3.0 V6 da Ranger é o mais forte da categoria, com torque de 61 kgfm. O modelo traz transmissão automática de 10 velocidades e tração 4WD. A versão modificada pela Flash Engenharia inclui blindagem com material 30% mais leve, cela humanizada e canil. Externamente, as modificações na picape incluem para-choque de impulsão com guincho integrado e sinalização de leds e luzes 360 graus com comando remoto. O interior oferece espaço para três policiais, em bancos individuais, e um canil climatizado com umidificador dedicado. O compartimento de carga que substitui a caçamba conta com cela humanizada e amplo espaço para alocação de armas longas e equipamentos. Há ainda um sistema de reconhecimento facial e de placas. Os bancos são revestidos com material resistente de fácil limpeza. Os seus recursos off-road incluem diferencial traseiro blocante, a maior capacidade de imersão do segmento, de 80 centímetros, ângulo de ataque de 30 graus, ângulo de saída de 26 graus, ângulo de transposição de rampa de 22 graus e vem com protetores inferiores de aço e ganchos de reboque dianteiros e traseiros.
Para socorrer os brutos
O caminhão extrapesado Mercedes-Benz Arocs 3351 6×4 passa a integrar a frota da Comercial Flavinho, empresa com mais de 20 anos de atuação em serviços de autossocorro no Vale do Paraíba, Litoral Norte e Campos do Jordão, no Estado de São Paulo. Atualmente, a empresa conta com 56 caminhões leves Accelo para operações de guincho, sendo 31 unidades da atual linha Euro 6, além de um Atego 1419 Euro 6. Implementada com guincho, a versão plataforma do Arocs 3351 6×4 se destaca pela Capacidade Máxima de Tração (CMT) de 150 toneladas, adequado para operações de autossocorro de caminhões, carretas, ônibus e outras composições em rodovias. O caminhão pode ser utilizado nas mais variadas situações, como a remoção de veículos em casos de quebras, tombamentos e outras necessidades de arraste ou movimentação. Além da versão plataforma (P), o Arocs 3351 6×4 é oferecido ao mercado nas configurações basculante (K) e cavalo mecânico (S) para operações off-road em atividades de transporte da cana-de-açúcar, madeira e construção civil. Seu desempenho tem com base o robusto trem de força: motor OM 460 LA de 12,8 litros, com potência de 495 cavalos a 1.600 rpm e torque de 244,7 kgfm a 1.100 rpm, câmbio automatizado MB PowerShift 3 Advanced de 12 marchas e eixos traseiros MB HD-7 e HL-7 com redução nos cubos.
Nas tomadas paulistanas
A partir de novembro, o novo ônibus elétrico Volvo BZL participa de mais uma etapa do programa de demonstração no Brasil. São Paulo é a segunda cidade a conhecer o veículo em operação real, depois de Curitiba (PR). O modelo rodará durante dois meses com a Viação Santa Brígida, em rotas das regiões noroeste e central da capital paulista. O BZL da demonstração de São Paulo está equipado com quatro baterias de 94 kWh, o que lhe dá autonomia para rodar 300 quilômetros no ciclo urbano antes de retornar à garagem para recarga. O motor elétrico tem potência de 200 kW (272 cavalos) e torque de 43,3 kgfm, o que a fabricante acredita bastar para entregar um bom desempenho no “anda e para” do trânsito da metrópole. Todos os componentes do chassi e do trem de força são produzidos pela marca. Com 12,5 metros de comprimento e capacidade para 80 passageiros, o ônibus foi especificado e encarroçado seguindo o padrão da SPTrans, com piso baixo e todo o acabamento, número de assentos, layout interno, cor e outros detalhes exigidos pelo órgão gestor.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: