UTV para quatro
A CFMoto Brasil, do Grupo Unique, acaba de lançar no Brasil o ZForce 950 Sport 4, um UTV (em inglês, Utility Task Vehicle, ou, veículo utilitário multitarefas) com espaço para quatro pessoas – 485 quilos de carga – e capacidade para reboque de até 780 quilos. Os detalhes de acabamento e de suspensão buscam proporcionar ampla estabilidade, conforto e segurança, absorvendo impactos e irregularidades de qualquer terreno. De acordo com a fabricante, o modelo entrega aderência em diferentes tipos de terrenos e é capaz de ultrapassar 120 km/h. Robustos e compactos, os UTV off-road saem das trilhas e (sem este ‘corridas’) competições para serem protagonistas em setores como mineração, construção, náutico e agricultura. O ZForce 950 Sport 4 reúne como características a suspensão dupla e um potente motor de quatro tempos. Trata-se de um bicilíndrico em V de 963 cc, com refrigeração líquida e quatro válvulas SOHC. “Os quadriciclos são uma solução extremamente versátil. Sua capacidade de tração e mobilidade em terrenos variados faz com que sejam ideais para puxar reboques de forma segura e eficiente”, completa Gabriel Tonin Maschietto, sócio-diretor da CFMoto Brasil.
Cabeças “fashion”
A marca Bieffe foi criada em 1973 em Lucca, na Itália, e chegou ao Brasil em 1993, por meio de um acordo de produção com a empresa paulista Starplast. Agora, a marca apresenta novos grafismos dos capacetes B12, B40 e Allegro, com a proposta de abrir diferentes opções, voltadas para os consumidores mais exigentes, que buscam beleza e qualidade em seus capacetes. “Inovação é a chave do sucesso da Bieffe, uma marca tradicional em sua essência, mas que se mantém em movimento, explorando e lançando tendências, unindo tecnologias e componentes de qualidade”, explica Fernando Simonetti, diretor Comercial e Marketing da Starplast. O B40 Spect tem preço sugerido de R$ 669,90, o B12 Misano sai por R$ 549,90 e o Allegro Soul, por R$ 479,90. Mais informações no site da Bieffe Helmets (www.bieffe.com.br).
Futuro que reflete o passado
A nova Yamaha XSR900 GP, que acaba de ser revelada na Europa, combina uma plataforma e uma base mecânica modernas com um visual indisfarçavelmente inspirado em modelos de competição dos anos 80 e 90. O motor tricilíndrico CP3 de 890 cc com refrigeração líquida entrega mais de 117 cavalos de potência a 10 mil rpm enquanto o torque é de 9,4 kgfm a 7 mil rpm. Trabalha acoplado a uma transmissão de 6 velocidades com embreagem assistida e deslizante, que agrega um “quick-shifter” de terceira geração. O chassi do tipo Deltabox, em estilo clássico, é complementado por suspensão com garfos dianteiros invertidos KYB ajustáveis para pré-carga e amortecimento de compressão na frente e suspensão traseira tipo link. A moto usa rodas de 17 polegadas com pneus Bridgestone Battlax Hypersport S23. Os freios são de pinça dupla na frente com disco de 298 milímetros de diâmetro e de uma pinça na traseira, com discos de 245 milímetros. A XSR900 GP oferece três modos de condução integrados pré-definidos de fábrica, “Sport”, “Street” e “Rain”. O painel é retrô, mas incorpora um novo display de TFT colorido de 5 polegadas que pode ser conectado ao smartphone por meio do aplicativo MyRide Link. Os preços no mercado europeu ainda não foram anunciados.
Nome próprio
A fabricante italiana MV Agusta aproveitará a EICMA, o Salão de Milão, de 9 a 12 de novembro, para apresentar a versão definitiva de uma crossover. De acordo com documentos de homologação que a marca providenciou na Austrália, deverá se chamar Enduro Veloce – remetendo à configuração esportiva de turismo da marca, a Turismo Veloce. O protótipo estreou no EICMA 2021 com motor de três cilindros derivado da Brutale, mas não continha o símbolo da MV Agusta e sim a marca Lucky Explorer, adotada nas motos Cagiva (outra marca italiana, atualmente controlada pela MV Agusta), que participaram no lendário Paris Dakar nos anos 80 e 90. Em 2008, o grupo MV Agusta foi comprado pela norte-americana Harley-Davidson.
Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação – Fotos: Divulgação
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