Duas décadas de estrada
O caminhão semipesado Volvo VM chega aos 20 anos e uma série especial limitada foi criada para celebrar a data. Lançado em 2003, o VM foi o primeiro semipesado da marca no Brasil, sendo projetado e produzido exclusivamente no complexo industrial de Curitiba (PR), uma das principais fábricas da Volvo em todo o mundo. Utilizado em várias aplicações, o modelo está presente nas rodovias, nos centros urbanos, em estradas rurais, minerações e nas lavouras, florestas plantadas, nos portos e aeroportos e pátios logísticos. Segundo o ranking da Fenabrave, federação que congrega as concessionárias de todas as marcas, desde o ano passado, o VM 270, versão mais vendida do modelo, lidera os emplacamentos em semipesados no Brasil. Para comemorar as duas décadas de sucesso do VM, a Volvo produzirá 200 unidades de uma série especial, nas configurações 6×2 e 8×2. Além do novo motor D8K e da caixa de câmbio I-Shift, os veículos dessa série são recheados de equipamentos. Externamente, destacam-se a pintura na cor Iced Mercury metálica, selos e faixas com inscrição comemorativa “VM 20 Anos” e outros detalhes exclusivos. Os veículos da série têm ainda faróis de neblina, luz de posição extra, espelhos elétricos com aquecimento, para-sol frontal, lanternas em leds e buzina a ar. Internamente, o VM 20 anos tem pacote de acabamento completo, com ar-condicionado, cabine-leito, climatizador de teto, levantamento elétrico dos vidros, para-sol interno lateral e rádio com leitor USB, MP3 e Bluetooth. Os modelos da edição comemorativa serão equipados com o hardware Volvo Connect, para integração com o sistema de conectividade remota da marca.
Estrutura própria
A No Carbon, locadora de veículos 100% elétricos pertencente à JBS, conglomerado industrial brasileira do setor de alimentos fundado em 1953 em Goiás, celebrou acordo com a EZVolt, startup de eletromobilidade do portfólio de energias renováveis da Vibra, para o fornecimento de pontos de recarga para a sua frota de caminhões. Com mais de cem carregadores instalados em três meses, cerca de 30 pontos serão instalados até o fim do ano, totalizando 130 estações de recarregamento. A EZVolt já levou seus carregadores para 11 centros de distribuição da JBS em dez Estados. Lançada em 2022, a No Carbon conta atualmente com 260 caminhões frigoríficos movidos exclusivamente por eletricidade. A frota é responsável atualmente pela distribuição dos produtos das marcas Friboi, Seara e Swift, que pertencem à JBS, em viagens dentro de centros urbanos em diferentes regiões do país. Para abastecer os caminhões elétricos da No Carbon, a EZVolt instalou carregadores nos centros de distribuição da Seara e da Friboi no Rio de Janeiro, em Santa Catarina, no Pará, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Ceará, em Pernambuco, na Bahia, no Distrito Federal e em São Paulo. Nessas regiões, a frota da No Carbon pode contar ainda com o apoio de uma rede de hubs de recarga ultrarrápida, que podem abastecer a bateria do veículo em até uma hora, para eventual necessidade de carga ao longo de sua rota.
Outdoors sobre rodas
A empresa paranaense Favretto Comunicação Visual tem aprimorado há quase dez anos o Automidia System, um processo que transforma os baús de caminhões de transporte em verdadeiros “outdoors itinerantes”. A ideia original era oferecer uma maneira de aplicar uma lona publicitária, facilmente substituível, nas laterais de baús de carga de caminhões, uma alternativa ao serviço de adesivagem tradicionalmente utilizado pelas companhias do segmento. “Quando falamos de adesivar um baú de caminhão, são de dois a cinco dias com o veículo parado de acordo com o tamanho, sem poder fazer entregas. Isso gera um prejuízo grande para as transportadoras. Com o Automidia System, reduzimos esse tempo de instalação. Uma vez fixado ao caminhão, podemos fazer a manutenção e troca das lonas em questão de horas, agilizando o processo e reduzindo custos”, explica Luiz Gustavo Rago, gerente de Operações da marca. O produto consiste, basicamente, na instalação de um conjunto de perfis de alumínio no qual são fixadas as lonas de publicidade por meio de um sistema de encaixes. Isso possibilita que as lonas fiquem totalmente esticadas e tracionadas. Por estarem pouco afastadas do corpo do baú, ainda ocultam possíveis imperfeições da superfície a ser recoberta. Embora o tempo de colocação da primeira lona seja de aproximadamente um dia, as trocas e substituições são mais baratas e podem ser feitas em poucas horas. Isso permite que uma empresa possa personalizar sua frota com campanhas para datas específicas ou eventos sazonais de forma estratégica, com custos reduzidos e sem paralisar a frota por tempo significativo.
Unir para crescer
Uma nova empresa, fruto da união da Volvo Caminhões, da Renault e da empresa de logística francesa CMA CGM, desenvolverá uma gama de furgões elétricos de distribuição urbana, construídos sobre um chassi modular e com diferentes tipos de carroceria para aplicações variadas. A Renault e a Volvo Trucks pretendem investir 300 milhões de euros, cada uma, na parceria, enquanto a CMA CGM contribuirá com mais 120 milhões de euros. A parceria precisa da aprovação dos órgãos reguladores europeus. O início das operações está previsto para 2024, e a produção deverá se iniciar em 2026 na fábrica da Renault, na cidade francesa de Sandouville, onde atualmente são construídos o Renault Trafic e o Nissan Primastar. Os veículos deverão ter uma arquitetura elétrica de 800V. Cogita-se que a base dos novos veículos possa ser a FlexVan, revelada na forma de protótipo como EZ-Flex e Mobilize Hippo. Embora pertença às três companhias, a nova empresa será independente. Renault e Volvo pretendem compartilhar novas soluções nas áreas de pesquisa e desenvolvimento. Serviços conectados possibilitarão a atualização dos comerciais leves durante toda sua vida útil.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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