Divulgação
Kangoo E-Tech 100% elétrico. Foto: Marcelo Machado de Melo / La Imagem / Renault

A Renault lança no Brasil a nova geração do Kangoo, a E-Tech. Sua proposta é trazer uma solução de mobilidade elétrica para empresas que têm objetivos de redução do impacto ambiental. Com mais de 4,4 milhões de unidades comercializadas em 50 países, o Kangoo é o veículo mais vendido do segmento na versão elétrica desde 2011. No Brasil, foi o pioneiro do segmento de veículos comerciais elétricos – chegou ao mercado nacional em 2013, com a denominação Kangoo Z.E. Maxi, com mais de 600 unidades comercializadas no mercado nacional. Disponível em versão única, o Kangoo E-Tech tem duas opções de cores – Branco Glacier e Cinza Urban –, com preço sugerido de R$ 259.990.

Divulgação
Kangoo E-Tech 100% elétrico. Foto: Marcelo Machado de Melo / La Imagem / Renault

            Desde 1997, a fábrica da Renault em Maubeuge, localizada em Hauts-de-France (norte de França), produz o Kangoo para todo o mundo. O novo Kangoo E-Tech vem equipado com um motor de 90 kW (120 cavalos) e 25 kgfm de torque instantâneo. Graças a sua nova bateria de íons de lítio de 45 kWh, composta por oito módulos independentes e facilmente reparáveis, tem autonomia de 210 quilômetros segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) e no ciclo urbano de até 329 quilômetros, com 300 quilômetros no ciclo combinado, de acordo com norma do Inmetro. As baterias têm garantia de oito anos ou de 160 mil quilômetros. Durante esse intervalo, elas são substituídas gratuitamente se a sua capacidade diminuir para menos de 70% do seu valor nominal (SOC). Comparada à geração anterior, a bateria tem maior capacidade (33 kWh x 45 kWh), refrigeração líquida, o que ampliou a autonomia e permitiu um aumento da garantia, de cinco para oito anos.

Divulgação

            No novo Kangoo E-Tech, o modo “Eco” limita a potência e a velocidade máxima do veículo para ajuda a aumentar a autonomia geral, podendo ser utilizado no transporte de cargas leves. O motorista pode escolher entre três modos de frenagem regenerativa. No modo “Cruzeiro”, a capacidade regenerativa é limitada, adequada para condução em rodovias e vias rápidas. O “Drive” (B2) é o modo regenerativo padrão para uso versátil, que propõe oferecer uma sensação de motor a combustão ao pisar no acelerador. Já no “Freio” (B3), a regeneração é máxima, para uso em engarrafamentos e trechos de serra. A frenagem hidráulica convencional é assistida por um sistema ARB (Adaptive Regenerative Brake System), que maximiza a quantidade de energia recuperada independentemente do regime de frenagem selecionado. 

Divulgação
Kangoo E-Tech 100% elétrico. Foto: Marcelo Machado de Melo / La Imagem / Renault

            Para recarregar a bateria, o novo Kangoo E-Tech oferece três opções. O carregamento de 2,3 kW é adequado para tomadas domésticas. Inédito em veículos comerciais, o carregamento trifásico AC (corrente alternada) de 3,7 kW a 22 kW é configurado para postos públicos e Wallboxes. E pode ser usado ainda o carregador rápido DC de 80 kW (corrente contínua) para pontos ultrarrápidos de rodovias. A bateria leva duas horas e 40 minutos para passar de 15% a 80% de carga quando conectada a uma Wallbox de 11 kW e menos de seis horas em uma Wallbox de 7,4 kW. Também pode ser recarregado em uma tomada doméstica padrão ABNT em 220 volts com o uso de um carregador portátil, vendido separadamente, como acessório.

Divulgação
Kangoo E-Tech 100% elétrico. Foto: Marcelo Machado de Melo / La Imagem / Renault

            O novo Kangoo E-Tech oferece um espaço de carga de 4,3 metros cúbicos. A sua carga útil máxima é de 800 quilos e a capacidade de reboque é de 1.500 quilos. A sua porta lateral deslizante com 86,4 centímetros permite a acomodação de grandes objetos e facilidade de carga e descarga em centros urbanos. Seu espaço de armazenamento traz dimensões generosas, de 2,2 metros de comprimento, 1,5 metro de largura e 1,3 metro de altura. A área de carga tem ainda portas traseiras 1/3 – 2/3, que se abrem de 90 a 180 graus, facilitando o acesso mesmo que haja pouco espaço atrás do veículo.

Divulgação
Kangoo E-Tech 100% elétrico. Foto: Marcelo Machado de Melo / La Imagem / Renault

            No design do Kangoo E-Tech, se destacam o capô horizontal com nervuras, a dianteira elevada e as laterais esculpidas, com detalhes cromados. A dianteira ficou mais vertical e ganhou um acabamento cromado, que fica entre a grade e o para-choque. As lâmpadas apresentam as luzes diurnas em leds em forma de “C”, características da Renault e em linha com o restante da gama de veículos comerciais da marca. As linhas horizontais e as portas traseiras curvas e inclinadas conferem ao veículo uma sensação fluida e dinâmica. As rodas de aço são de 16 polegadas. A traseira do modelo tem proporções mais equilibradas para um visual mais sólido. As lanternas em leds reforçam o aspecto mais moderno. Faróis de neblina, também em leds, estão disponíveis para melhorar a visibilidade na estrada.

Divulgação
Kangoo E-Tech 100% elétrico. Foto: Marcelo Machado de Melo / La Imagem / Renault

            No interior, o painel horizontal cria uma sensação de continuidade até os painéis das portas. Os assentos totalmente redesenhados são mais resistentes. O conforto no interior do habitáculo é aumentado pelo isolamento acústico adicional, proporcionando uma experiência de condução mais silenciosa e menos cansativa, enquanto um novo volante abriga os controles principais. O jogo sutil de cores e texturas eleva o nível do interior. O Kangoo E-Tech tem banco e volante reguláveis em altura e profundidade. O modelo vem equipado com o novo sistema de multimídia Renault Easy Link com tela de 8 polegadas embutida no painel. Compatível com Android Auto e Apple CarPlay, pode ser ativado por voz para acesso a todas as funcionalidades de multimídia, navegação e infoentretenimento. Um suporte para smartphones, que pode ser colocado na frente do motorista, à esquerda ou à direita, permite a acomodação correta do aparelho, com acréscimo de uma tomada USB. O utilitário elétrico da Renault é equipado com quatro airbags, controles de tração e de estabilidade e assistente de partida em rampas. 

Divulgação
Kangoo E-Tech 100% elétrico. Foto: Marcelo Machado de Melo / La Imagem / Renault

Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA