O segmento de picapes derivadas de hatches compactos foi inventado no Brasil. Também por isso, sempre que um movimento em torno da categoria tem uma novidade é significativo. E faltava à Saveiro – vinda do já aposentado Gol – ganhar “cara” própria, se desvinculando do modelo original. Um processo já percorrido pela Fiat Strada – o modelo mais vendido do Brasil há mais de dois anos – e pela Chevrolet Montana. Pois agora, finalmente, a Saveiro – apresentada inicialmente em 1982 – ganha identidade própria na linha 2024, embora sua frente não tenha ficado lá tão longe dos últimos Gol – com exceção da parte de baixo da grade, esta totalmente nova. Mas tal similaridade não chega a ser demérito, pois quase todos os atuais Volkswagen têm um visual bastante padronizado.
A linha 2024 da Saveiro acaba de ser apresentada com quatro versões de acabamento e uma só motorização, o já conhecido conjunto do 1.6 aspirado de 16V com até 116 cavalos de potência e 16,1 kgfm de torque associado ao câmbio manual de 5 marchas, igualmente “manjadão” e de eficiência aprimorada ao longo do tempo. A fabricante alemã revelou que a nova Saveiro não tem – e não terá – opção de transmissão automática – já existente na Strada – para não encarecer a produção. A nova família parte da Robust cabine simples, com preço de R$ 95.770, passa pela Robust cabine dupla, a R$ 109.710, pela Trendline cabine simples, a R$ 101.490, e chega a nova topo de linha Extreme cabine dupla, a R$ 114.580, assumindo o lugar antes ocupado pela versão Cross.
Preço e vendas nunca foram um problema substancial para a Saveiro. No ano passado, ela teve 23.422 unidades vendidas, ficando em quinto lugar entre todos os tipos de picapes no Brasil, atrás da Strada (compacta, com 112.456), da Fiat Toro (intermediária, com 49.567), da Toyota Hilux (média, com 48.606) e da Chevrolet S10 (média, com 27.128). Nos primeiros sete meses deste ano, a Saveiro ocupa a quarta posição, com 24.442 unidades emplacadas (mais do que seu total em 2022), atrás da Strada (60.933), da Toro (29.418) e da Hilux (25.878) e à frente da intermediária Montana (17.011) e da S10 (15.753).
Toda a carroceria da Saveiro ganhou novas proporções na linha 2024. Na dianteira, o capô mais alto e com linhas marcadas se conecta com o para-choque, que agora recebe nova grade com friso cromado entre os faróis. Nas laterais, os para-lamas contam com detalhes em relevo no arco de roda, alargando a visão frontal do carro e para proteger a carroceria e as rodas em condições de off-road. As versões de entrada contam com novas rodas de aço de 15 polegadas com calotas escurecidas. A tampa da caçamba se liga às novas lanternas com design escurecido, com faixa em preto fosco horizontal recortando a traseira e o nome “Saveiro” escurecido (exclusivo para as variantes Trendline e Extreme). O para-choque de trás tem vincos laterais e parte inferior mais agressiva, entregando um melhor ângulo de saída para a picape. São cinco cores disponíveis, as novas Cinza Oliver (apenas para a Trendline e a Extreme) e Cinza Moonstone (somente na Extreme) e Preto Ninja, Prata Sirius e Branco Cristal.
A Saveiro linha 2024 tem 4,49 metros de comprimento, 1,72 metro de largura, 1,52 metro de altura, 2,75 metros de distância de entre eixos e peso de 1.076 quilos. A caçamba nas cabine simples tem capacidade de carga de 1.027 litros, enquanto nas com cabine dupla é de 645 litros. O tanque de combustível pode levar 55 litros e a direção é hidráulica. Todas as configurações trazem de fábrica sensor de estacionamento traseiro, controle eletrônico de estabilidade, Hill Hold Control (assistente de partida em rampa) e freio a disco nas quatro rodas. A suspensão dianteira recebeu dez milímetros em altura livre em relação ao solo, permitindo uma resposta mais confortável das imperfeições do chão e um melhor ângulo de ataque em valetas ou em situações de off-road.
No topo da gama, a Saveiro 2024 recebe a versão Extreme, denominação herdada de sua “irmã” maior Amarok. Com roupagem exclusiva, o exterior da Extreme tem emblema em Black Piano na coluna “B” alusivo à variante, adesivos no capô e nas laterais e faixa em preto fosco que conecta as lanternas na tampa traseira. As rodas, de 15 polegadas, são exclusivas da Extreme, pintadas em Black Piano e acabamento diamantado. O rack de teto se une ao santantônio, facilitando a amarração de todos os itens transportados, tendo ainda capota marítima para proteger os pertences na caçamba.
No interior, os bancos são revestidos em couro com detalhes em Cinza Oliver, assim como os painéis e apoio de braço nas portas. Os encostos dos bancos da frente têm o emblema “Extreme”. O painel recebeu friso com acabamento em aço escovado e novo grafismo no painel de instrumentos. De série, a nova “top” conta com multimídia Composition Touch com conexão Apple CarPlay e Android Auto, quatro alto falantes, câmera de ré, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, faróis de neblina, indicador de controle da pressão dos pneus e volante multifuncional em couro. No pacote opcional Tech, o motorista encontra o botão off-road na parte superior do painel, ativando as funções de fora-de-estrada, como o Hill Descent Control, que utiliza o sistema de ABS para controle em rampa na terra, sem a necessidade de acelerar ou frear. O pacote traz ainda retrovisor fotocrômico, piloto automático e sensores de chuva e crepuscular.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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