A Chevrolet apresentou a nova picape grande Silverado pela primeira vez em público para o Brasil na Expointer, em Esteio (RS) – uma das maiores feiras de agronegócio, máquinas e de criação de animais da América Latina, realizada até o próximo domingo. Produzida no México exatamente como é vendida nos Estados Unidos, a Silverado chegou ao mercado brasileiro com um lote de 500 unidades em pré-venda, todas já reservadas, com preço de R$ 519.990. Os compradores devem receber o veículo na virada de 2023 para 2024. A Silverado desembarca no Brasil na versão topo de linha High Country, caracterizada pelo motor V8, pela transmissão automática de 10 marchas e por uma configuração de equipamentos exclusiva para o mercado brasileiro. Em relação ao modelo vendido no país de 1997 a 2001 – fabricado em Córdoba, na Argentina –, o de agora só tem o nome. Naquela época, a Silverado veio para substituir a D-20. A General Motors decidiu depois pelo fim do primeiro ciclo do nome Silverado no Brasil por considerar que a categoria de picapes grandes estava enfraquecido devido ao avanço das médias, como a Toyota Hilux, a Ford Ranger e a própria Chevrolet S10.
Para os brasileiros, obviamente, o que mais chama a atenção na Silverado no primeiro momento é seu tamanho. Em relação as suas “colegas de vitrine” no mercado nacional, a nova atração da Chevrolet tem 5,91 metros de comprimento, ante os 4,71 metros da Montana e os 5,36 metros da S10. Nas dimensões, a Silverado se completa com 2,06 metros de largura – com os espelhos externos altamente tecnológicos e gigantescos, sendo um caso à parte –, 1,94 metro de altura e 3,74 metros de distância de entre-eixos. E, apesar de ser uma picape de cabine dupla, a Silverado tem a maior caçamba de sua categoria, com 1.781 litros. Para ajudar o motorista, ela tem uma câmera exclusivamente para a visualização da carga. “A categoria de picapes premium despontou impulsionada pela importância do agronegócio, território com ampla tradição da Chevrolet – com mais de cem anos –, o que também ajuda a entender a grande expectativa pela Silverado”, explica Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul.
A Silverado é equipada com o motor 5.3 V8 a gasolina de última geração. O propulsor é da mesma família do superesportivo Camaro, mas com aperfeiçoamentos para atender às particularidades da picape grande. Conta com 360 cavalos de potência e 52,9 kgfm de torque, acoplado ao câmbio automático de 10 velocidades, também utilizado pelo Camaro. Com foco no consumo de combustível, a tecnologia exclusiva DFM (Dynamic Fuel Management) da Silverado se adequa automaticamente à quantidade de cilindros ativos de acordo com a necessidade do momento. Enquanto outras picapes têm dois padrões de gerenciamento eletrônico de ativação dos cilindros, a Silverado tem 17 combinações, dando a ela um leque maior de opções, permitindo que rode mais de 60% do tempo sem os oito cilindros acionados integralmente.
Somado ao peso de 2.505 quilos do veículo – considerado baixo pela Chevrolet para o tamanho da picape – e a recursos aerodinâmicos como a grade ativa do radiador, o desempenho da Silverado é compatível com o de picapes grandes até mais potentes, de acordo com projeções da marca norte-americana. Em relação ao consumo de gasolina, o modelo da Chevrolet percorre 6 km/l na cidade e 7,2 km/l na estrada pelo padrão do Inmetro. Com tração integral inteligente, a Silverado distribui automaticamente a força dos 52,9 quilos de torque entre as quatros rodas conforme o tipo de terreno e a condição de carga. O conjunto soma ainda a reduzida, o diferencial blocante e o controle eletrônico de aclive e descidas. O motorista pode também configurar o mapa de calibração do veículo para quatro modos de condução – “Off-Road”, “Normal”, “Esporte” e “Reboque” –, sendo este de 4.128 quilos.
A Silverado é o modelo mais vendido da Chevrolet no mundo. O carro que está desembarcando no Brasil tem um visual bem elaborado e nada abrutalhado, mesmo com o enorme tamanho do conjunto. O design é ao mesmo tempo imponente, com nível de conforto premium e atualizações mecânicas e de software. Para maior resistência, a carroceria utiliza diferentes materiais, com variações de composição e espessura. Capô, portas e tampa traseira são de alumínio, enquanto a caçamba – garante a Chevrolet – tem um piso de aço reforçado capaz de aguentar impacto até 50% maior que o de outras representantes de seu segmento. Por fora, conta com sistema de iluminação inteligente Full-Led, grade e frisos cromados e elementos como estribos e tampa traseira com acionamento elétrico. As rodas são de 20 polegadas com superfície usinada e os pneus, tipo All Terrain de perfil alto para melhor absorção de impactos.
Na cabine, a nova Silverado se destaca pelo amplo espaço para cinco ocupantes, pela seleção de materiais nobres e pela extensa lista de itens de comodidade, incluindo ar-condicionado com diferentes zonas de temperatura, bancos e volante com regulagem elétrica e climatização, sistema de áudio premium Bose e teto solar. O pacote de itens de segurança traz airbags frontais, laterais e de cortina, alerta de colisão e atropelamento dianteiro e de tráfego cruzado traseiro – ambos com frenagem autônoma de emergência –, alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina, assistente de manutenção em faixa e resposta automática em caso de acidente e botão SOS do OnStar. O motorista tem à disposição controle de cruzeiro adaptativo, seletor eletrônico de marchas, painel digital configurável de 12,3 polegadas, multimídia MyLink de 13,4 polegadas, Head Up Display colorido com projeção de informações do veículo na base do para-brisa, banco com memórias de ajuste e opção de alerta vibratório, retrovisor interno com câmera e visão 360 graus.
A nova Silverado inaugura na marca Chevrolet o Google Built-in, que agrega o Google Assistant, o Google Maps e o Google Play. O sistema conecta-se automaticamente ao perfil digital do usuário para importar da nuvem desde os apps preferidos, passando pela sua relação de destinos até a agenda pessoal. O sistema opera de forma independente, não necessitando da conexão de um smartphone para funcionar. O Google Built-in possibilita ainda comandar itens como o ar-condicionado e o sistema de áudio do carro por comando de voz. A picape grande da Chevrolet acrescenta espelhamento para Android Auto e Apple Car Play, Wi-Fi nativo e o myChevrolet App, sendo possível também a instalação do Alexa.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: