Conectividade utilitária
Em 1998, a Fiat lançou a van Ducato, que completa 25 anos em 2023 com mais de 130 mil unidades vendidas. A quarta geração, lançada recentemente, trouxe uma série de novidades, como mais performance e funcionalidades aprimoradas. Agora, a Ducato estreia os serviços de conectividade na linha de utilitários da marca. O Fiat Connect Me é uma plataforma que se propõe a ser uma solução completa, simples e integrada de telemetria e rastreamento para controle e gerenciamento tanto da frota quanto do modo de condução dos motoristas, além de outras funcionalidades, como auxílio na recuperação do veículo em caso de roubo ou furto. Disponível nas versões Cargo e Maxicargo, a Ducato tem um hardware instalado que envia as informações do veículo em tempo real para a plataforma. Assim, por meio do aplicativo ou do site, é possível saber onde a van está, visualizar distâncias e trajetos percorridos e verificar o comportamento do motorista na condução do veículo. Os usuários terão a oportunidade de desfrutar do pacote completo, que inclui todos os serviços oferecidos pela Connect Me, durante um período de 12 meses. Após esse prazo, os clientes poderão optar por assinar os serviços. As versões cargocom a plataforma Connect Me tem preço de R$ 247.990 para a Ducato Cargo com 11,5 metros cúbicos de compartimento e de R$ 251.990 para a Ducato Maxicargo com 13 m³.
Novidade energética
A Iveco anunciou o lançamento da linha de baterias Nexpro. Desenvolvidas em parceria com a Clarios, uma das líderes globais em soluções de armazenamento de energia, as baterias têm a proposta de proporcionar tecnologia de ponta e confiabilidade. Uma característica das baterias Nexpro é a Tecnologia Power FrameR, desenvolvida pela Clarios. Segundo a fabricante, essa tecnologia proporciona maior resistência e autonomia às baterias, podendo aumentar a durabilidade em até 66% em comparação com as da concorrência e oferecendo partida com mais energia, graças a uma condutividade elétrica 70% superior às demais disponíveis no mercado. “O portfólio da Iveco está em constante crescimento para oferecer peças, acessórios e serviços sustentáveis, tecnológicos e que tornem o negócio de nossos clientes mais rentáveis”, afirma Bernardo Brandão, diretor-geral de Peças e Serviços ao Cliente da Iveco para a América Latina.
O peso da leveza
A Randon apresenta o implemento rodoviário Sider Modular New R, Mais leve, rentável e resistente, a solução é equipada com uma série de diferenciais tecnológicos que visam simplificar a operação nas estradas e aumentar a rentabilidade para o transportador. A tecnologia de fabricação modular inédita, com diminuição de 70% no uso de solda, torna o implemento rodoviário uma tonelada mais leve, além de gerar custos reduzidos de operação e manutenção simplificada. O produto é a evolução da linha Sider, se destaca pela versatilidade no processo de carga e descarga feito pelas laterais do produto, oferecendo mais facilidade, ergonomia e capacidade logística nas operações. A New R conta com chassi modular com componentes padronizados e configurações que permitem múltiplas combinações de eixos, simplificando as manutenções de rotina e aumentando sua disponibilidade. O assoalho em alumínio é outra novidade. Leve e resistente, é ideal para o trânsito interno de empilhadeiras e paleteiras. “Sendo uma tonelada mais leve do que a versão anterior, o Sider Modular New R possibilita maior ganho de carga líquida, impactando positivamente na rentabilidade do transportador e no custo de operação, com economia de combustível e menor desgaste dos componentes. É um veículo que coloca o transportador em vantagem”, garante Claude Padilha, diretor Comercial da Randon.
Oportunidade amazônica
A encarroçadora gaúcha Marcopolo iniciou em Belém, capital do Pará, a apresentação de seu ônibus 100% elétrico Attivi Integral. O veículo, produzido em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, tem sido apresentado e demonstrado em várias cidades do país. Belém será sede da trigésima Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima,em 2025, e o Governo do Estado do Pará deverá lançar, ainda em outubro, edital para compra de 40 ônibus 100% elétricos por intermédio de licitação em 2024. O modelo Attivi Integral, que pode ter até 13 metros de comprimento, tem capacidade para até 80 passageiros, conta com chassi Low Entry, equipado com motor de potência máxima de 350 kW e torque de 336,5 kgfm, eixos da ZF, suspensão a ar, sistema de freios Knorr e baterias CATL com capacidade de 396 kWh e autonomia de 250 a 280 quilômetros (dependendo das condições de utilização).
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: