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Negócios ao sul do Mercosul

A Volkswagen Caminhões e Ônibus entregou o primeiro caminhão 100% elétrico da Argentina para a Express Logística, operadora da Cervecería y Maltería Quilmes. Trata-se de um Volkswagen e-Delivery 14 toneladas 6×2, que tem motor de 300 kW com torque máximo de 215,3 kgfm a partir da rotação zero. Equipado com suspensão pneumática de série, atende às mais variadas aplicações urbanas. A autonomia das baterias é de até 250 quilômetros, dependendo da configuração e aplicação do veículo. Sua frenagem regenerativa de três estágios pode utilizar até 40% da energia consumida para desacelerar. O e-Delivery é produzido na fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus em Resende, no Rio de Janeiro, tornando-se a primeira operação brasileira de montagem de modelos elétricos em grande escala.

Além das montanhas

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A Mercedes-Benz do Brasil lançou os novos ônibus rodoviários O 500 no Chile. Dois novos modelos de chassis de ônibus rodoviários passam a integrar o portfólio Mercedes-Benz para países da região andina, bem como de outros mercados da América Latina. São eles os chassis O 500 RSD 2448 6×2 de 478 cavalos e O 500 RS 1945 4×2 de 448 cavalos, novidades para transporte rodoviário e turismo e operações de fretamento. A Turbus, maior operador rodoviário do Chile, já adquiriu 24 unidades do novo O 500 RSD 2448 6×2, com carroceria Marcopolo Paradiso G8 1800 Double Decker de 14 metros de comprimento. Os dois modelos comercializados com a Turbus são movidos pelo motor OM 460 LA, acoplado com à transmissão automatiza ZF Traxon, e são produzidos na fábrica de São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo. 

Renovação na Grande Curitiba

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A Iveco Bus forneceu 39 unidades do chassi 17-280 para as empresas Auto Viação Antonina, Transporte Coletivo Piedade, Empresa de Ônibus Campo Largo e Araucária Transporte Coletivo. A renovação faz parte de uma série de melhorias no transporte público de Curitiba, que inclui a construção de novos terminais e obras de infraestrutura. Produzido no Complexo Industrial da Iveco em Sete Lagoas (MG), o 17-280 tem a maior potência e o maior torque entre os chassis de motor dianteiro. O modelo é equipado com o motor N67 da FPT Industrial, com seis cilindros e 280 cavalos de potência, incorporando o conceito de “downspeeding”. A solução permite operar o ônibus com baixas rotações e torque elevado, resultando em maior eficiência, redução do consumo de combustível e aumento da vida útil do motor. O Peso Bruto Total (PBT) de 17 toneladas possibilita montar o chassi em diferentes configurações de carroceria. Além dos 39 novos ônibus para o transporte coletivo da Grande Curitiba, a Iveco forneceu três unidades do chassi 10-190 para a empresa Melissatur e outras 16 do chassi 17-280 para a empresa Sharp, que opera em Araucária, na região metropolitana da capital paranaense. 

Para rodar e morar

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Depois do sucesso com o lançamento da linha de motorhomes Off-Road & Expedição, a Serro Implementos, de Campo Largo, no Paraná, entra no mercado da linha leve com o lançamento do S.S-100, para carteira de habilitação B. Com capacidade para até 4 pessoas, o S.S-100 é fabricado sobre uma Mercedes-Benz Sprinter Furgão e inclui sistema completo de automação, nova tecnologia em materiais para marcenaria permitindo ser o mais leve da categoria. A combinação única de 4 baterias estacionárias de 105Ah cada, 3 painéis solares e reservatórios para 250 litros de água limpa possibilita até 10 dias de autonomia energética e hídrica. “É o primeiro motorhome com sistema de automação em que o usuário tem acesso ao hardware para futuras manutenções, permitindo que ele possa usar o sistema em qualquer lugar do país”, explica Vitória Vargas, responsável pelo marketing da Serro. Informações no site serromotorhomes.com.br

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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