Elemento da virada
O atual 3008 a combustão cumpriu muito bem seu papel, indo para a garagem de 1,32 milhão de clientes de 130 países durante sete anos. Agora, chegou a vez de sua versão elétrica, a E-3008, fazer o seu, para ajudar na ambição da Peugeot de oferecer pelo menos uma variante totalmente “verde” para cada modelo a partir de 2025 e 100% de ofertas elétricas na Europa até 2030. O E-3008 Next-Level (“próximo nível”) será produzido exclusivamente na fábrica francesa de Sochaux e será vendido a partir de fevereiro de 2024. A gama será estruturada em torno de dois acabamentos, Allure e GT, três motores – de 210 cavalos, 230 cavalos de longo alcance (para até 700 quilômetros de autonomia) e 320 cavalos Dual Motor 4×4 – e mais duas opções híbridas, dependendo do mercado. “O lançamento do Next-Level E-3008 é um passo importante na transformação radical da Peugeot em uma marca 100% elétrica. Com o seu design exterior, o seu espetacular Peugeot Panoramic i-Cockpit, o seu prazer de condução e o seu desempenho elétrico único, o E-3008 leva a Peugeot a uma nova era”, comemora Linda Jackson, CEO da Peugeot. Ainda não existe um plano de o E-3008 vir para o Brasil.
M de monstro
A BMW confirmou que trará para o Brasil o novo M2, o cupê esportivo originado da Série 2 e que estreou comercialmente em 2016. O novo M2 é equipado com um motor 3.0 biturbo com tecnologia M Twin Power de seis cilindros em linha com 460 cavalos de potência e 55,5 kgfm de torque, que envia toda a força para o eixo traseiro por meio da transmissão automática M Steptronic de 8 marchas. O novo M2 é considerado o esportivo mais purista da marca. Sua carroceria compacta e de duas portas, entre-eixos curto e distribuição de peso 50:50 são considerados ideais para uma condução esportiva. O carro vem equipado de série com vários assistentes ao motorista, como o M Drift Analyzer, que analisa a performance das manobras feitas de lado. O novo M2 toma como base os pontos fortes de seu antecessor e proporciona uma experiência de condução ainda maior, para garantir um esportivo clássico de alto desempenho dotado de tecnologia de ponta. O novo M2 é produzido juntamente com o novo Série 2 Coupé na fábrica de San Luis Potosí, no México.
Grande e chique
Estreante no mundo em 1992 e no mercado brasileiro dois anos depois, o Jeep Grand Cherokee estará no país com sua nova geração. Com a versão que virá para cá, a marca norte-americana pertencente à Stellantis reafirma a referência de luxo e tecnologia no universo automotivo de seus SUVs de grande porte. E a Jeep prepara um pacote especial para os clientes do Brasil: o Grand Cherokee que chegará por aqui será híbrido plug-in, preparado sobre a plataforma 4xe, a dos modelos 100% elétricos da fabricante. O “powertrain” da variante tem motor 2.0 turbo a gasolina e um elétrico ligado ao eixo traseiro, gerando tração integral, com potência de 380 cavalos e torque de 64,9 kgfm combinados. As baterias tem 17 kWh de capacidade e garantem 40 quilômetros de autonomia com apenas o motor elétrico funcionando. Nos Estados Unidos, o Grand Cherokee tem itens de série como câmera de 360 graus, controle de cruzeiro adaptativo com assistente de permanência em faixa, rodas de 20 polegadas e ar-condicionado de duas zonas.
Foco na parte elétrica
A apenas alguns meses de sua estreia mundial, o novo Porsche Panamera está passando por testes finais em Barcelona, na Espanha. O foco principal dos atuais testes de desenvolvimento é o trem de força, que inclui uma nova transmissão Porsche Doppelkupplung (PDK), e o chassi com controle ativo dos amortecedores. O novo Panamera terá uma gama de motores completamente atualizada, salientando trens de força sustentáveis e eficientes. “Depois de oferecermos três E-Hybrids na segunda geração do Panamera, estaremos adicionando um quarto híbrido plug-in. Em alguns países, a presença de E-Hybrids no Panamera é quase total. Estamos aumentando o desempenho elétrico do carro em todos os modelos E-Hybrid, levando em conta a dinâmica de condução, as disciplinas importantes de autonomia elétrica e a velocidade de carregamento. Durante nossos testes, estamos indo até 70% mais longe utilizando a parte puramente elétrica em relação à geração anterior”, revela Thomas Friemuth, diretor de Produtos Panamera.
Para os bichos
A linha 2024 do C4 Cactus acaba de ser apresentada no mercado brasileiro, juntamente com a edição limitada Noir. Agora, a Citroën lança os acessórios para o SUV contemplando não só o motorista e os passageiros mas também os bichinhos de estimação. Para os pets, a marca francesa apresenta um conjunto completo para a segurança do próprio animal, dos ocupantes e do estofamento do veículo. O Kit Pet é composto por uma capa de banco em neoprene, proporcionando proteção do estofamento do carro e conforto para o pet, e pelo cinto de segurança, para garantir que o bicho de estimação não seja arremessado em uma frenagem brusca, por exemplo, além de estar dentro da legislação de trânsito. A linha de acessórios para o C4 Cactus privilegia a parte interna do carro, com novos tapetes de borracha, feitos de material durável com travas de segurança para se encaixarem ao assoalho, evitando o acúmulo de sujeira e desgaste causados pelo uso diário. Os acessórios estão disponíveis nas concessionárias.
Fúria elétrica
A Ford confirmou que o Mustang Mach-E está perto de chegar ao Brasil, mais precisamente, em outubro. O novo Mustang 100% elétrico é um dos dez lançamentos programados pela marca norte-americana para este ano no mercado brasileiro e um dos ícones do seu programa global de eletrificação. Trata-se do Mustang Mach-E, com dois motores que o colocam “ombro a ombro” com o Mustang V8: 487 cavalos de potência e 87,7 kgfm de torque. Com isso, o Mach-E acelera de zero a 100 km/h em 3,6 segundos, exatamente um segundo a menos do que o Mustang Mach 1 a combustão interna. O superesportivo elétrico chega na versão topo de linha, a GT Performance, com a missão de ser o primeiro veículo “verde” vendido pela marca no Brasil, ao lado da E-Transit, que já roda em um programa de testes com grandes frotistas da América do Sul.
Quando a fidelidade compensa
A Hyundai Motor Brasil celebrou uma marca significativa alcançada pelo cliente José Milton Balbino Junior e seu HB20 Comfort Plus 1.0 ano 2016. O veículo registrou sua quinquagésima revisão periódica, todas feitas na mesma concessionária, a HMB Hymax de Mogi Guaçu (SP), em menos de sete anos. Depois de tamanha insistência – e por que não dizer, lealdade –, Balbino Junior ganhou de presente da marca sul-coreana um HB20S Platinum Plus zero-quilômetro como reconhecimento pelo extremo cuidado com a segurança e a conservação do veículo original. “Fazer as revisões periódicas faz toda a diferença, independentemente do tempo de uso que o carro tem, pois elas reduzem o risco de ter de se fazer manutenções corretivas, normalmente, as que trazem grandes transtornos e custos mais elevados”, recomenda Balbino Junior. Renovado no ano passado, junto com a variante hatchback, o novo HB20S Platinum Plus é o topo da gama da configuração sedã, e tem preço sugerido de R$ 126.590.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: