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Pegou pesado

A FB Transportes, de Sidrolândia (MS), tem uma frota 100% Iveco. No último mês, ganhou um reforço de peso: seis caminhões S-Way. Além de prometer uma redução de consumo de até 15% em relação à linha anterior de pesados da Iveco, o S-Way se destaca por sua conectividade, telemetria e gestão de frota, disponíveis por meio do Iveco On, o que amplia a disponibilidade e a produtividade dos veículos. A linha S-Way oferece versões com 480 cavalos (6×2) e 540 cavalos (6×4) e a 480 cavalos (4×2), que estará disponível na rede no último trimestre do ano. O S-Way conta ainda com a configuração GNC (Gás Natural Comprimido) com motorização de 460 cavalos, a mais potente do mercado, e capacidade total de 960 litros (240 metros cúbicos). Segundo a Iveco, o modelo apresenta a maior autonomia do segmento e pode ser abastecido com gás natural, biometano ou a mistura dos dois. Essa versão estará disponível na rede de concessionárias no último trimestre de 2023.

Mandando no fretamento

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A Mercedes-Benz segue liderando as vendas de ônibus no Brasil para operações de fretamento. No acumulado de janeiro a julho deste ano, foram emplacadas 584 unidades da marca para esse segmento, o que significa cerca de 80% de crescimento sobre as 325 unidades do mesmo período de 2022. O resultado leva a uma participação de mercado de 64% no segmento de fretamento. Oferecidos em versões com suspensão metálica ou pneumática, os chassis OF 1721 e OF 1726 são indicados para transporte urbano de passageiros e para fretamento contínuo, como o transporte de empregados, e eventual, em caso de grupos de turistas, além de transporte rodoviário de curtas distâncias. Nos primeiros sete meses do ano, a Mercedes-Benz manteve a liderança geral no mercado brasileiro de ônibus. No acumulado de 2023, foram emplacadas 6.631 unidades da marca, com mais de 61% de crescimento sobre as 4.104 de 2022, resultando em mais de 52% de “market share”. 

Negócios energizados

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O Grupo AIZ, do Paraná, que atua principalmente na venda de caminhões implementados, máquinas pesadas e na fabricação de implementos rodoviários, adquiriu o seu primeiro ônibus Marcopolo Viaggio 1050 100% elétrico. O veículo será oferecido para locação ou venda a empresas de transporte em operações de fretamento. O Viaggio 1050 tem chassi BYD D9F 20.410, com dois motores BYD 2912TZ-XY-A integrados em cada uma das rodas traseiras, com potência de 402 cavalos e torque de 112 kgfm combinados. Com 12,9 metros de comprimento e capacidade para 44 passageiros em poltronas Soft com tomadas USB, sistema de ar-condicionado e elevador para total acessibilidade, o veículo conta com transmissão automática e seis packs de bateria, que garantem autonomia de até 300 quilômetros.

Elétrico com referências

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A SPTrans (São Paulo Transportes), que gerencia o sistema de ônibus da capital paulista, iniciou a fase final do processo de homologação do ônibus Marcopolo Attivi Integral. Serão duas versões a serem homologados para operar na cidade: eBásico e ePadron. O modelo Attivi Integral, que pode ter até 13 metros de comprimento, tem chassi Low Entry, equipado com motor elétrico de potência máxima de 350 kW e torque de 336,5 kgfm, eixos dianteiro e traseiro ZF, suspensão a ar, sistema de freios Knorr e baterias CATL com capacidade de 396 kWh e autonomia entre 250 e 280 quilômetros (dependendo das condições de utilização). “É muito importante a homologação pela SPTrans, pois ela é uma referência nacional para várias outras cidades. O modelo havia sido homologado em âmbito nacional, mas cada município tem uma legislação diferente, o que exige a adequação à norma de cada cidade”, explica Luciano Resner, diretor de Operações Industriais e Engenharia da Marcopolo.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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