Divulgação

Em linha com a sustentabilidade

A Volvo é a primeira montadora do Brasil a utilizar o novo diesel renovável R5 da Petrobras em todas as atividades que demandam combustível dentro de seu complexo industrial de Curitiba (PR), onde produz caminhões e chassis de ônibus. O diesel R5 é produzido por coprocessamento de diesel mineral com óleo vegetal, que pode variar de 5% (R5) até 10% (R10). Com a medida, a fábrica de Volvo reduzirá em 400 toneladas suas emissões anuais de CO2. O combustível utilizado na fábrica é produzido na refinaria de Araucária (PR) e distribuído pela Ipiranga. Em 2022, a Volvo utilizou aproximadamente 3 milhões de litros de diesel em suas operações internas. Cálculos mostram que a adoção do R5 dentro da fábrica trará uma significativa redução nas emissões industriais. “Uma grande vantagem é que o novo combustível pode ser misturado ao diesel convencional em diferentes proporções sem a necessidade de adaptações nos motores. Também não é necessário alterar nada na cadeia logística de distribuição ou nos processos de armazenamento”, assegura Alan Holzmann, diretor de Estratégia de Produto Caminhões da Volvo. 

Pesados de aluguel

Divulgação

A Mercedes-Benz fechou a venda de 44 caminhões extrapesados Actros para a empresa Addiante, que nasceu em novembro de 2022 no Paraná a partir da união entre dois gigantes presentes nos mercados nacional e internacional, a Randoncorp e a Gerdau. O propósito da nova companhia é entregar soluções completas e inteligentes para locação de caminhões, máquinas e implementos, impulsionando negócios para o futuro da mobilidade. Os primeiros caminhões da marca adquiridos pela Addiante – 19 unidades do Actros 2651 6×4 e 11 do Actros 2548 6×2 – foram locados para ampliação de frota de um de seus clientes, já estando em operação no Sul e Centro-Oeste, devendo, no entanto, atuar em todo o país. As demais unidades (nove Actros 2651 e cinco Actros 2548) serão entregues em breve. Os 44 cavalos-mecânico se destacam pela tecnologia BlueTec 6 da Mercedes-Benz, atendendo à atual norma de emissões Proconve P8 (Euro 6). Topo de linha da marca alemã, o caminhão extrapesado Actros é oferecido ao mercado em vários modelos e versões para o transporte rodoviário e também mix road.

Com a turma toda

Divulgação

A Pollo Viagens e Transportes, de Brasília, elegeu o chassi Iveco 10-190 para renovar a frota de ônibus. A empresa adquiriu 22 unidades do modelo, destinadas ao transporte escolar do Distrito Federal. O 10-190 é preparado para vários tipos de operação e é movido pelo motor FPT de 4,5 litros e 190 cavalos. O PBT de 10,5 toneladas do modelo permite ao cliente adaptar o micro-ônibus para a sua necessidade, configurando a melhor disposição interna de assentos para a rota a que será aplicado. As suspensões dianteira e traseira com molas semi-elípticas proporcionam maior resistência e durabilidade à operação. “Este é um fornecimento importante para nós, afinal trata-se de um cliente referência no transporte escolar. O momento é de oportunidades para crescermos ainda mais. Junto a clientes como a Pollo, confirmamos, mais uma vez, que temos produtos competitivos para diferentes operações”, comemora Danilo Fetzner, diretor da Iveco Bus.

No Planalto Central

Divulgação

A Viação Catedral, operadora de transportes de Brasília (DF), está renovando a sua frota com cem novos ônibus Marcopolo Paradiso G8 1800 DD. Os veículos consolidam o sucesso dos ônibus da Geração 8. Os cem Paradiso G8 1800 DD adquiridos têm chassi Volvo, 14 e 15 metros de comprimento e seis configurações 6×2 e 8×2, com capacidade para 32 passageiros, em poltronas cama e leito nos pisos superior e inferior, e até 68 passageiros, em poltronas semileito nos dois pisos. Os veículos serão entregues entre os meses de novembro deste ano e fevereiro de 2024 e utilizados em linhas de São Paulo, Goiânia, Brasília e para toda a região Nordeste.  “A Catedral foi uma das primeiras empresas a adquirir modelos G8. Foram 54, em dezembro de 2021, depois 15, em maio deste ano, e agora mais cem unidades. Essa preferência demonstra as vantagens e benefícios que os modelos proporcionam tanto para os operadores quanto para os passageiros”, explica Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais MI e Marketing da Marcopolo.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA