Divulgação

Um mercado em reconstrução

De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as vendas de carros de passeio e de comerciais leves fecharam agosto no Brasil com 196.878 unidades, representando uma queda de 8,7% em comparação ao mês de julho deste ano e aumento de 1,3% sobre agosto de 2022. Mesmo assim, agosto foi o segundo melhor resultado até o momento de 2023. No acumulado dos oito primeiros meses deste ano, a venda foi de 1.347.065 de unidades, um avanço de 10,9% ante o mesmo intervalo de 2022. A picape compacta Fiat Strada, líder no país há mais de dois anos, voltou a comandar no resultado mensal, de agosto, com 12.870 emplacamentos. No ano, ela tem 73.803. A segunda posição no mês ficou com o hatch compacto Chevrolet Onix, com 8.345 unidades vendidas, seguido por outros dois hatches compactos, o Volkswagen Polo, com 8.220, e o Hyundai HB20, com 8.053. A seguir, vieram o sedã compacto Onix Plus (7.055), o subcompacto Fiat Mobi (6.593), o SUV compacto Chevrolet Tracker (6.372), o hatch compacto Fiat Argo (5.892) e mais dois SUVs compactos, o Honda HR-V (5.775) e o Volkswagen T-Cross (5.452). 

Mais da mesma

Divulgação

Conforme a Fenabrave, a Fiat manteve a liderança no Brasil em agosto, com 45.479 unidades vendidas e uma participação de mercado de 23,1%, a maior deste ano. A marca italiana pertencente à Stellantis foi seguida pela norte-americana General Motors – principalmente pelos bons emplacamentos da família Onix (hatch e sedã) –, com 29.636 vendas e “market share” de 15,05%, à frente da alemã Volkswagen (28.806 e 14,6%), da japonesa Toyota (18.063 e 9,1%), da sul-coreana Hyundai (15.712 e 7,9%), da norte-americana Jeep (12.333 e 6,2%), da francesa Renault (9.894 e 5,03%), das japonesas Honda (7.429 e 3,7%) e Nissan (6.292 e 3,2%) e da francesa Peugeot (3.940 e 2,00%).

Nova temporada

Divulgação

A Nissan lançará em setembro a terceira edição da série limitada XPlay do SUV compacto Kicks. Produzida em Resende, no Estado do Rio de Janeiro, a novidade terá mil unidades para o mercado brasileiro. Com design esportivo, a XPlay foi lançada pela primeira vez em 2021 com uma combinação exclusiva de Branco Diamond perolizado com teto vermelho. Um ano depois, veio a segunda edição, com uma nova e inédita combinação de cinza com teto vermelho. A marca japonesa garante que a terceira edição terá uma nova combinação de cores. O Kicks XPlay é equipado com o motor 1.6 aspirado de 16 válvulas – o mesmo de toda a família – com 114 cavalos de potência e 15,5 kgfm de torque, associado à transmissão tipo CVT com 6 marchas simuladas.

As vendas dos “hermanos

Divulgação

Muita movimentação e surpresa foram vistas no balanço de agosto no mercado argentino, com a nova Ford Ranger – produzida no país vizinho – se posicionando na segunda colocação. A conquista ocorreu apenas dois meses após o lançamento regional da nova geração da picape média, também vendida no Brasil. Segundo a Associação de Concessionários Automotivos da República Argentina (Acara), foram emplacadas 39.027 unidades de carros de passeio e comerciais leves em agosto – muito aquém do registrado no Brasil (196.864) –, com queda de 11,5% ante julho deste ano e aumento de 1,8% sobre agosto de 2022. A primeira colocação em agosto na Argentina foi do Fiat Cronos, com 4.159 emplacamentos. A Ranger teve 2.805 vendas, seguida pela Toyota Hilux (2.751), pelo Peugeot 208 (2.689) e pela Volkswagen Amarok (2.591). Todos os cinco primeiros são produzidos na Argentina, de onde vêm para o Brasil. (colaborou o site argentino Minuto Motor

Um nome com referências

Divulgação

A Renault acaba de revelar o nome do veículo que marcará o início de sua nova ofensiva de produtos nos mercados globais: o Kardian. Segundo a marca francesa, para o futuro SUV urbano – destinado principalmente ao mercado sul-americano – era necessário que o nome remetesse tanto à robustez quanto à agilidade. “O Kardian chega para complementar a nossa gama de nomes, representando a ‘Renaulution’ no cenário internacional. Como a Renault é uma marca francesa, a pronúncia tem aquele toque francês”, explica Sylvia dos Santos, chefe de Estratégia de Denominações na Direção Global de Marketing da Renault. Entretanto, as raízes de “Kardian” vêm da língua inglesa. Para Sylvia, o nome evoca no primeiro momento a palavra “guardião”, que simboliza proteção. A impressão é reforçada pela presença de consoantes fortes – K, R e D. “Mas existe outra forte evocação no nome. O que é interessante com ‘Kardian’ é que ele também tem a ver com vivacidade, agilidade e, principalmente, com cardio, remetendo imediatamente ao esporte, à energia e à adrenalina”, complementa Sylvia. 

Recarga gratuita

Divulgação

A parceria da Peugeot com as estações da rede Zletric do Brasil está sendo ampliada. O benefício é destinado aos clientes de veículos elétricos da marca francesa, que podem estacionar nas vagas designadas pela parceira pagando apenas a taxa relativa ao estacionamento (quando houver), sem custo pela utilização do serviço de recarga. Um exemplo concreto da parceria é a Rota Sul, com carregadores da rede Zletric ligando Curitiba (PR) a Porto Alegre (RS). A Zletric – empresa especializada em recarga de veículos – disponibiliza aos clientes da Peugeot mais de 700 carregadores, inclusive de carga rápida, distribuídos por 50 cidades espalhadas pelo Brasil. Para se beneficiar da parceria, basta o proprietário baixar o aplicativo e se cadastrar como “Membership Zletric + Peugeot”. Mais informações podem ser encontradas em www.zletric.com.br/membership . 

Para baixar o consumo

Divulgação

Abastecer um veículo pode ser mais complexo do que realmente parece. Existem algum fatores que interferem na economia do carro. José Debiasi, diretor de Operações da distribuidora de combustíveis ON Petro, dá três dicas bem práticas para economizar com o combustível no dia a dia:
1 – Regular sempre a pressão dos pneus – Manter os pneus calibrados corretamente reduz o atrito com o solo, proporcionando maior eficiência e desempenho. O carro rende mais e gasta menos combustível. “Uma pressão adequada dos pneus não só traz economia de combustível como também reduz a emissão de gases e aumenta a vida útil do pneu”, recomenda Debiasi.
2 – Procedência do combustível – Abastecer o carro com combustível de qualidade é imprescindível. “Algumas vezes, uma gasolina adulterada não é tão prejudicial para o motor. Mas ela rende muito menos. Ou seja, o motorista tem a ilusão de estar economizando quando na verdade está gastando mais”, adverte Debiasi.
3 – Ar-condicionado: na cidade, com moderação, na estrada, sempre – É indiscutível que o uso do ar-condicionado aumenta o consumo de combustível. “O ar-condicionado tem um compressor que é ligado ao motor do carro. Cada vez que o motorista liga o ar-condicionado, gera mais consumo de combustível. Por isso, na cidade, é recomendado o uso do ar-condicionado somente se for necessário. Por outro lado, na estrada, é preferível manter as janelas fechadas e ligar o ar-condicionado. Isso porque a quantidade de ar que entra pelo veículo muda a aerodinâmica do carro, acarretando em aumento do consumo de combustível”, completa Debiasi.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA