Pilha de recordes
Agosto bateu um novo recorde mensal de vendas de veículos eletrificados no Brasil, com 9.351 emplacamentos, 25% superior ao registrado em julho deste ano. Em comparação ao mesmo mês de 2022, o aumento foi de 120%. O total de carros leves eletrificados vendidos no acumulado de janeiro a agosto deste ano foi de 175.491 exemplares. Entre os híbridos, a liderança em agosto deste ano foi do Toyota Corolla Cross, com 851 vendas, seguido do BYD Song Plus (761), do Corolla sedã (752), do Caoa Chery Tiggo 8 (691), do GWM Haval H6 PEV (520), do Haval H6 GT (519), do Haval H6 PHEV (412), Tiggo 7 (361), do Tiggo 5X (294) e do Volvo XC60 (269). Nos 100% elétricos, o líder foi o BYD Dolphin EV, com 371 unidades emplacadas, à frente do BYD D1 (153), do BYD Yuan Plus (132), do Volvo XC40 (54), do Volvo C40 (46), do Mini Cooper SE (38), do JAC E JS1 (29), do Caoa Chery iCar (22) do BMW iX3 (20) e do BUD Tan (19).
Preço menor
A Caoa baixou o preço do New Tucson GLS, produzido em Anápolis (GO), de R$ 229.990 para R$ 179.990. A configuração topo de linha Limited caiu de R$ 249.990 para R$ 194.990. O SUV da Hyundai é fabricado no Brasil em conjunto com a Caoa desde 2010, na primeira geração do carro. O New Tucson é equipado com o motor 1.6 GDi turbo a gasolina com 177 cavalos de potência a 5.500 rotações por minuto e 27 kgfm de torque a 4.500 giros, acoplado à transmissão automatizada de dupla embreagem e 7 marchas e à tração dianteira.
Adeus à predadora
A Ram anunciou a despedida de sua “predadora das picapes” com a 1500 TRX 6.2 V8 Supercharged Final Edition. A produção da Ram TRX será concluída no final deste ano. A versão consolidou a Ram como líder de picapes off-road nos Estados Unidos desde que estreou, em 2020, com o motor Hemi V8 sobrealimentado, estabelecendo novos padrões de potência e desempenho em sua categoria. “A introdução da Ram 1500 TRX inaugurou uma mudança significativa nas picapes de desempenho off-road que durará por muitos anos. Mas este não será o final desta história. É a despedida da atual geração da TRX, mas isto não quer dizer necessariamente o fim de seu caminho”, faz segredo Tim Kuniskis, CEO da marca Ram. A picape tem potência de 711 cavalos e 88,5 kgfm de torque, associado ao câmbio automático de 8 marchas. A TRX faz o quarto de milha (de 402 metros) em apenas 12,9 segundos, com velocidade de 174 km/h.
Médio renovado
O SUV E-3008 estreia esta semana cercado de muita expectativa por parte da Peugeot. O modelo 100% elétrico produzido em Sochaux, na França, liderará as apresentações do nova geração do carro. Mais tarde, virão as variantes com tecnologia tradicional. Já mostrado inteiramente sem camuflagem em fotografias, o E-3008 revela linhas modernas e uma silhueta ao estilo cupê, com o teto baixando rapidamente em direção à traseira. Também foi confirmado que no interior o veículo terá um painel futurista com o Panoramic i-Cockpit e uma tela gigantesca de 21 polegadas no sistema de multimídia. A marca do leão revela ainda que o E-3008 terá bateria com capacidade de 98 kWh, garantindo uma autonomia de 700 quilômetros pelo ciclo WLTP.
Está de volta
Modelo que encaminhou a aposentadoria do Touareg, o Tiguan Allspace está de volta ao catálogo da Volkswagen no Brasil. O SUV produzido no México chegará às concessionárias brasileiras em outubro, com preço em torno dos R$ 250 mil. Com capacidade para até sete pessoas, o Tiguan foi oferecido durante 15 anos no Brasil, com mais de 60 mil unidades vendidas. O carro deve voltar para o mercado brasileiro na configuração topo de linha, a R-Line, com motor 2.0 turbo ligado ao câmbio automatizado de 7 marchas e à tração integral 4Motion. Se no México o propulsor, lá a gasolina, rende 180 cavalos de potência e 32,5 kgfm de torque, aqui esses números crescerão com a opção de etanol no tanque.
Versões mais em conta fecham a conta
A nova Ranger chegou ao mercado brasileiro em junho, nas versões de topo XLT e Limited, e redefiniu o segmento de picapes médias. Agora, a Ford Pro, divisão de veículos comerciais da marca, completa o lançamento com as variantes XL e XLS, trazendo a mesma proposta de mais conteúdo e preço menor para o segmento de picapes de entrada e intermediárias. As novas configurações da Ranger têm cabine dupla e estreiam o motor 2.0 turbodiesel, com 170 cavalos de potência e 41,3 kgfm de torque. Na XL, voltada para o trabalho e frotistas, o propulsor vem acompanhado de transmissão manual de 6 marchas e tração 4×4. Nas intermediárias XLS, de uso misto, é acoplado a uma nova transmissão automática de 6 marchas, com opções de tração simples ou integral. Os preços das novidades são de R$ 239.990 para a XL, de R$ 234.990 para a XLS 4×2 e de R$ 259.990 para a XLS integral. Já a XLT 4WD vem equipada com o motor 3.0 V6 de 250 cavalos e torque de 61,1 kgfm, associado à transmissão automática de 10 velocidades, com preço de R$ 289.990, enquanto a Limited, com o mesmo “powertrain”, sai por R$ R$ 319.990.
Mil quilômetros com uma carga
Exposto em dois estandes (BelEnergy e Huawei), o Seres 7 despertou grande interesse na Intersolar, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Os visitantes puderam conhecer de perto o SUV elétrico de seis lugares com autonomia superior a mil quilômetros, incluindo bancos com gravidade zero. “Apesar de não ser uma feira do setor automotivo, a Intersolar tem um público interessado em tecnologias de energia e em automóveis impulsionados por energias limpas. Isso foi constatado no ano passado, quando expusemos o Seres 5 na BelEnergy, e se repetiu agora com o Seres 7. Tivemos várias consultas sobre data de lançamento, preço e locais para aquisição do veículo”, comemorou Bruno Felipe, gerente de Marketing da BelEnergy. Apesar de carregar a bandeira chinesa, a Seres 7 foi fundada há dez anos no Vale do Silício, na Califórnia.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: