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Em setembro de 1923, a BMW produziu sua primeira motocicleta, a R 32, equipada com um motor de dois cilindros opostos (boxer) arrefecido a ar. Um século depois, um outro bicilíndrico boxer está novamente na edição comemorativa pelos cem anos da BMW Motorrad. A R 18 – 100 Anos já está à venda nas concessionárias nacionais, com preço de R$ 189.900 – cerca de R$ 30 mil mais cara do que a R18 na versão Pure vendida no país. Couberam ao Brasil apenas 30 das 1.923 unidades produzidas. A série especial, que agrega acabamentos exclusivo e componentes diferenciados, recebeu uma pintura especial para marcar a ocasião.

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            Inspirada na clássica R 5, dos anos 30 do século passado, a R 18 ostenta linhas clássicas e estilosas. A edição R 18 –100 Anos se destaca pela pintura e superfícies cromadas de alto brilho, pelas linhas brancas duplas e pelo emblema “100 Anos”. O conceito de pintura sobre cromo também é encontrado no para-lama da roda traseira, em combinação com a linha dupla branca. O para-lama da roda dianteira e as tampas laterais são pintadas de preto, enquanto o banco tem acabamento biton, combinando preto com Vermelho Oxford e reforçando o caráter exclusivo do modelo. O escapamento é da fabricante eslovena Akrapovic. A R 18 – 100 Anos é equipada ainda com o pacote Option 719, linha com acessórios de customização e peças com detalhes usinados, pintados e, muitas vezes, feitos a mão na BMW Motorrad.

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            Apesar dos adereços e equipamentos da edição comemorativa, o inegável destaque de qualquer R 18 é seu motor boxer de dois cilindros, desenvolvido especialmente para esse modelo, o maior desse tipo já usado em uma moto BMW. Com 91 cavalos de potência a 4.750 rpm e 16,1 kgfm de torque a 3 mil giros, o motor tem um ronco peculiar, marca registrada do segmento cruiser. O câmbio é de 6 marchas. O modelo oferece três modos de pilotagem padrão, algo incomum no segmento, para poder se adaptar às preferências individuais do piloto. Há ainda o ASC (controle automático de estabilidade), o MSR (controle dinâmico do freio-motor), o Hill Start Control, para facilitar as partidas em subidas, o controle de velocidade de cruzeiro, todas as luzes em leds e o sistema de partida sem chave.

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            Os elementos de suspensão da nova R 18 dispensam ajuste eletrônico. Em vez disso, um garfo telescópico e um suporte de suspensão central permitem a regulagem dos amortecedores. Como uma herança da lendária R 5, os tubos do garfo telescópico são envoltos em mangas. O curso da suspensão é de 120 milímetros na dianteira e de 90 milímetros na traseira. O sistema de frenagem consiste em um freio a disco duplo na dianteira e um único na traseira, em conjunto com pinças fixas de quatro pistões, ambos com ABS integral. 

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por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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