O segmento de carros elétricos premium no Brasil terá um integrante de peso ainda este mês com a chegada do novo BMW i7. O mais recente lançamento da marca no país trará o maior alcance entre seus concorrentes diretos – até 479 quilômetros, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro. O i7 terá ainda equipamentos jamais vistos em carros vendidos no país, como o BMW Theater Screen, uma enorme tela de 31 polegadas embutida no teto do modelo posicionada logo atrás do encosto de cabeça dos bancos dianteiros, transformando os assentos traseiros do sedã em um cinema móvel e luxuoso. Com resolução de 8K e conectividade 5G, o sistema é controlado de forma “touchscreen” em dois painéis de 5,5 polegadas, localizados nas portas traseiras. O i7 será lançado no mundo quase simultaneamente com o Brasil. O preço do modelo no mercado brasileiro, porém, ainda não foi revelado.
Produzindo a maior potência de um carro totalmente elétrico do BMW Group, o i7 M70 xDrive marca outro passo importante para a marca alemã em sua transformação de mobilidade elétrica. Após o lançamento do i4 M50 – o modelo mais vendido da BMW M em todo o mundo no ano passado – e do iX M60, o i7 é o terceiro carro da empresa a ter um sistema de acionamento totalmente elétrico. O mais novo modelo totalmente “verde” da BMW M fez sua estreia no Salão de Xangai, em abril deste ano, na China. O sedã – de 5,39 metros de comprimento, 1,95 metro de largura, 1,52 metro de altura e imenso entre-eixos de 3,21 metros – é produzido em Dingolfing, na Alemanha, juntamente com todas as outras variantes do modelo. A fábrica na Baixa Baviera também abriga o centro de competência para a produção de sistemas de acionamento elétrico, com a montagem dos motores e das baterias de alta tensão.
O i7 M70 xDrive está equipado com unidades de acionamento integradas nos dois eixos, reunindo o motor, a eletrônica de potência e a transmissão em uma única caixa compacta. O motor que alimenta o eixo traseiro gera uma potência de 360 kW (489 cavalos). Sua interação coordenada com o motor de 190 kW (258 cavalos) do eixo dianteiro cria uma configuração de tração integral elétrica, que gera um torque do sistema de incríveis 101,5 kgfm no modo “Sport”. Com isso, o sedã acelera de zero a 100 km/h em 3,7 segundos, sendo o elétrico mais rápido da BMW. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h. As características de desempenho do sistema vêm da entrega de potência sustentada, o que garante aumentos rápidos de retomada de velocidade mesmo em faixas mais altas.
Dentro, o multimídia iDrive com QuickSelect é sustentado por uma versão atualizada do Operating System 8, conforme empregado nos modelos atuais da marca com o Curved Display. Outros destaques do novo iDrive incluem a funcionalidade estendida do sistema de navegação com base em nuvem do BMW Maps. Com isso, oferece a Visão Aumentada na tela de informações atrás do volante e as funções aprimoradas para um planejamento de rota mais preciso, para tornar as viagens longas mais confortáveis. Os serviços e aplicativos já introduzidos no novo Série 7 (a combustão interna) também estão disponíveis no i7 com o BMW Operating System 8.5. O Intelligent Personal Assistant e outros assistentes controlados por voz, como o ConnectedDrive Upgrades, o Remote Software Upgrades, o streaming de vídeo, a integração de smartphone via Apple CarPlay e Android Auto, o My Modes e o Personal eSIM, estão disponíveis no i7.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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