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Limite estendido

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de motoristas profissionais, como caminhoneiros, poderá ter seu limite de infrações de trânsito ampliado para 120 pontos. Atualmente, para CNH das categorias C, D e E, o limite é de 40 pontos, o dobro dos motoristas que não trabalham ao volante, que podem acumular no máximo 20 pontos em 12 meses – e tem a CNH suspensa. O novo limite está no Projeto de Lei (2720/22), de autoria do senador Guaracy Silveira (PP/TO), que está em tramitação no Senado. O argumento do autor do Projeto de Lei é o tempo que os caminhoneiros passam na direção, muito maior em comparação a um motorista de automóvel. O objetivo é reduzir o risco de profissionais, como caminhoneiros, ficarem parados. Caso vire lei, motoristas profissionais só terão a CNH suspensa se cometerem infrações que totalizem 120 pontos no intervalo de 12 meses. O projeto prevê que o limite de 120 pontos da CNH só valerá se não houver infração gravíssima, como dirigir após ingerir álcool ou qualquer substância psicoativa.

Renovação dos negócios

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A Iveco recebeu autoridades públicas no Complexo Industrial em Sete Lagoas (MG) para a entrega de 20 caminhões da montadora – modelos leves, médios, semipesados e pesados – ao Grupo SADA, com sede em Minas Gerais, e dez unidades de ônibus para a Auto Viação Nossa Senhora da Piedade, do Paraná. As aquisições fazem parte do Programa Renovação de Frota do Governo Federal, que estabelece um mecanismo de desconto para facilitar a compra de veículos mais sustentáveis por autônomos e pessoas jurídicas. Para participar da iniciativa, os caminhões e os ônibus com mais de 20 anos devem ser encaminhados para a reciclagem do setor de siderurgia antes de a nova compra ser efetivada. Os descontos variam de R$ 33 mil a R$ 99 mil por veículo. “Sabemos das dificuldades que se impõe no mercado e entendemos que o programa de renovação de frota tem uma importância para a mobilização comercial. Mas o setor está carente de mais incentivos para passar por esse momento de introdução da nova norma de padronização de emissões, o Proconve 8 (Euro 6), além da questão do acesso ao crédito para os nossos clientes poderem investir. Estamos fazendo a nossa parte e apostando no país”, afirma Marcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina. No mês de julho deste ano, a fabricante alcançou a sua maior participação de mercado no Brasil – 11,4%.

Câmbio favorável

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Os ônibus rodoviários O500 da Mercedes-Benz passam a ter, como item de série, a transmissão automatizada ZF Traxon nos modelos O500 RS1938 4×2, O500 RSD 2438 e 2445 6×2 e O500 RSDD 2745 8×2 da linha de chassis de ônibus 2023. A transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas tem a possibilidade de receber o Retarder, avançado sistema de freio auxiliar da ZF. “Também oferece conforto de condução para o motorista e mais segurança nas estradas, atributos essenciais para médias e longas distâncias rodoviárias, condições típicas do transporte de passageiros no Brasil e em países da América Latina. A Traxon tem um sistema de mudanças de marchas que prioriza a economia de combustível, funcionamento silencioso, alto torque de entrada e menor volume de óleo lubrificante”, explica Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Na terra do frevo

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A empresa pernambucana Parvi Transportes, antiga RCR Locação e uma das principais operadoras de transporte das regiões Norte e Nordeste pertencente ao Grupo Parvi, recebeu 78 novos veículos Marcopolo. São 52 unidades do rodoviário Ideale, 19 micro-ônibus Volare e micro-ônibus Senior. Tradicional cliente da marca gaúcha, a Parvi Transportes, desde 2019, incorporou a sua frota cerca de 660 novas unidades. Os 52 novos Ideale 800 têm 12,7 metros de comprimento e 44 poltronas do modelo Executiva, com sistema de reclinação pneumática, cintos de segurança de três pontos com sinalização sonora e luminosa de utilização, tomadas USB e porta-copos. Os sete micros Senior têm 9,15 metros de comprimento, com 31 poltronas com sistema de reclinação pneumática, cinto de segurança de três pontos com sinalização sonora e luminosa de utilização, tomadas USB e porta-copos. Já os 19 Volare Attack 8 4×4 foram desenvolvidos para a aplicação de mineração e contam com 20 poltronas Executiva reclináveis. É equipado com câmbio de 6 marchas, motor Cummins de 157 cavalos, farol auxiliar de marcha à ré, rádio, maior ângulo de ataque e de saída da carroceria, captação de ar do motor pelo teto, proteção de cárter, radiador e tanque, para-choque traseiro retrátil, deslizadores na traseira, vedação reforçada contra a entrada de poeira, proteção nos pneus com defletor de pedras e pneus de uso misto.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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