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Aposta concreta

  O novo caminhão Volkswagen Constellation 27.260 estreou na versão 8×4 na décima quarta edição da Concrete Show, realizada de 8 a 10 de agosto no São Paulo Expo (SP). O caminhão é uma customização feita em parceria com o BMB Mode Center e foi apresentado em dois tipos de implemento: balão de concreto (betoneira) e bomba-lança. O Constellation 27.260 8×4 está preparado para atender a qualquer tipo de aplicação do segmento. Com uma nova identidade visual, os veículos contam com para-choque metálico curto, recomendado para construções civis e encarar terrenos mais acidentados, por seu ângulo de ataque configurado para essas operações. Equipado com motor D08 de seis cilindros, com 260 cavalos de potência e 96,8 kgfm de torque, os caminhões apresentam ainda ao mercado itens de segurança de série, como o assistente de partida em rampa. “Tanto em sua versão 6×4 quanto na 8×4, que apresentamos agora, o Constellation 27.260 representa toda a flexibilidade e as tecnologias presentes no portfólio de caminhões da marca para atuar no segmento de construção civil”, explica Paulo Razori, supervisor de Marketing do Produto da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Reforço nas tropas

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O Exército Brasileiro acaba de receber 20 viaturas MaxxPro Recovery Vehicle inéditas no país, que desembarcaram no Terminal de Contêineres de Paranaguá (PR). Fabricados pela empresa norte-americana Navistar Defense, os veículos serão utilizados para resgates de viaturas blindadas Guarani em campo de batalha. O modelo resiste a disparos de armas de calibre 5.56 milímetros e 7.62 milímetros, além de estilhaços de artilharia, minas e explosivos. Tem capacidade para reboque de até 42 toneladas. A aquisição faz parte do Programa Forças Blindadas, que integra o Portfólio Estratégico da Força Terrestre, trazendo mais capacidades à frota blindada. O MaxxPro Recovery é a versão atualizada do M1249, modelo adotado pelas Forças Armadas dos Estados Unidos em 2010. O caminhão tem motor MaxxForce 9.3D turbodiesel, que gera 450 cavalos de potência a 2 mil rpm e torque de 186,6 kgfm a partir das 1.200 rpm. A transmissão é automática de 6 velocidades, com suspensão independente. O caminhão tem Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de 42 toneladas. 

Curso gratuito

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O serviço social e de aprendizagem do transporte Sest Senat abriu um curso gratuito para quem deseja se tornar um motorista profissional. O objetivo é formar profissionais capacitados a dirigir ônibus e caminhões. O programa contempla a mudança de categoria de CNH AB, B, AC para C, C para D e D para E. A instituição oferecerá ainda capacitação nas formações regulamentadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), como transporte de produtos perigosos, cargas indivisíveis e transporte de passageiros e escolares. Serão 2.793 vagas distribuídas em 86 unidades do Sest Senat em todas as regiões do Brasil. As inscrições podem ser feitas até 22 de agosto no site do Sest Senat. O candidato deverá selecionar a unidade mais próxima ao município onde a CNH foi emitida. Para participar do programa, é necessário ter no mínimo 21 anos completos na data da inscrição e ter a CNH válida na categoria B há, pelo menos, dois anos. Para quem tem habilitação C e D, o período mínimo é de 12 meses. O candidato também não deve ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente de infrações médias nos últimos 12 meses. A CNH de categoria C permite dirigir veículos de carga não articulados. Depois de conquistar a habilitação, os motoristas podem se desenvolver e migrar para as categorias D e E, que permitem dirigir caminhões pesados, carretas e ônibus.

Para levar madeira

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A fabricante catarinense de implementos rodoviários Librelato aproveitou a quinta edição da Expoforest, feira florestal, realizada de 9 a 11 de agosto em Guatapará (SP), para expor o seu modelo florestal da série Evolut. Na versão Tritrem Florestal de seis eixos com PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de 74 toneladas, o implemento foi projetado para transportar toras de madeiras reflorestadas de até 7,2 metros. Com chassi rebaixado com alta resistência e suspensão pneumática, o implemento conta com três fueiros com capacidade de nove toneladas em cada semirreboque do tritrem, além de catracas autotensionadoras para garantir segurança nas operações. A Librelato produz também para o setor florestal o bitrem e o reboque. 

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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