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A BMW confirma a chegada ao Brasil do iX M60, o SUV 100% elétrico mais potente da marca alemã. O modelo já está nas concessionárias brasileiras, pelo preço de R$ 1.101.950 – que certamente o restringirá a seletas garagens de pouquíssimas mansões. Visualmente, o M60 segue as linhas das versões já à venda do iX no mercado nacional, a xDrive50 e xDrive40, com diferenciais estéticos em detalhes exclusivos, tendo as rodas de 22 polegadas com design inédito, os freios M Sport com pinças pintadas de Dark Blue e acabamentos externos em Titanium Bronze Finish. A imponente grade de “duplo rim” segue sendo um dos destaques. Produzida com nanotecnologia, ela é capaz de recuperar pequenos danos por conta própria, além de proteger boa parte dos sistemas semi-autônomos e de segurança ativa do carro. A tecnologia de autopreservação da grade consiste em pequenos filamentos de aquecimento responsáveis por limpar e secar a superfície para manter todos os sistemas em boas condições de funcionamento.

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Equipado com dois motores – um em cada eixo –, o iX M60 tem tração integral xDrive de série. São 619 cavalos de potência e incríveis 101,5 kgfm de torque instantâneo, como em todo carro elétrico. Isso significa 96 cavalos e 25,5 kgfm a mais do que na versão xDrive50. Com esse conjunto, o iX M60 acelera de zero a 100 km/h em apenas 3,8 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada a 250 km/h para preservação da bateria. O carro desbancou o i4 M50 (544 cavalos) do posto de elétrico mais potente e passou a ser o modelo de maior aceleração da marca alemã à venda no país, dividindo o lugar com X6 M, a combustão. Com bateria de capacidade total de 111,5 kWh, o iX M60 tem alcance de 431 quilômetros no ciclo de testes do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). O elétrico traz de série dois carregadores, um Flex Charger portátil de até 11 kW e uma BMW Wallbox de até 22 kW, para garantir recarga em casa e em viagens. Os carregadores têm padrão de tomada Tipo 2, internacional, compatível com todos os veículos BMW.

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Por dentro, o iX M60 é equipado com o BMW Curved Display, uma tela curva composta por uma de informações, de 12,3 polegadas, atrás do volante, e outra de 14,9 polegadas, que faz o papel de central multimídia. A menor, programável em design e itens de controle do veículo, fica responsável por exibir informações do painel de instrumentos, enquanto a maior faz a função de sistema de entretenimento, com compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto. Com um interior clean e minimalista, o utilitário esportivo “verde” aposta na intuitividade do sistema Shy Tech, tornando possível controlar as funções do sistema multimídia por comandos de voz, gestos, tato ou da forma mais tradicional, por meio dos botões no console central. O ar-condicionado é ajustável em quatro zonas, com comandos “touchscreen” e filtro de nanofibra para purificar o ar da cabine. O sistema de som da Bowers & Wilkins Diamond Surround tem 30 alto-falantes – inclusive dentro dos bancos –, 1.615W de potência e função 4D, que aumenta a experiência sonora. Outro destaque é o teto solar panorâmico, sem cortina para proteção solar. Com uma tecnologia inédita em carros vendidos no Brasil, basta tocar em um botão para que o vidro se torne fosco e ofereça conforto luminoso e isolamento térmico para os ocupantes.

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Como os motores dos elétricos são silenciosos, o iX M60 emite um som que funciona como proteção acústica para pedestres. Para quem está dentro, o carro tem sons para aumentar a emoção. Chamada de BMW IconicSounds Electric, a função inclui músicas do alemão Hans Zimmer, um dos maiores compositores do cinema, autor de trilhas para filmes como “Rain Man” (1989), “O Rei Leão” (1995), “Melhor Impossível” (1998), “Gladiador” (2001), “Sherlock Holmes” (2010) e “A Origem” (2011). Para o auxílio e proteção do motorista e passageiros, o iX M60 traz o sistema Driving Assistant Professional, que engloba uma série de assistentes, como o ACC (controle de velocidade de cruzeiro) e o Lane Keeping Assistant. Com eles acionados, o carro se comporta como um veículo semi-autônomo, acelerando, freando e com capacidade de fazer curvas. Para isso, cinco câmeras, cinco sensores de radar e 12 sensores ultrassônicos são usados ​​para monitorar os arredores do veículo. Com o Parking Assistant Professional, o iX M60 estaciona sozinho, sem necessidade de o motorista sequer acelerar ou frear.

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Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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