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Expansão consciente

Com investimentos de R$ 37 milhões para renovar, ampliar e modernizar a frota, a RTE Rodonaves – empresa de transporte de carga do Grupo Rodonaves – acaba de receber 94 caminhões com tecnologia Euro 6 da Iveco, sendo 74 deles do modelo leve Daily e 20 do pesado S-Way, do total de 110 que serão adquiridos neste ano. Os novos modelos com motorização Euro 6, que adotam tecnologias que proporcionam a redução de emissão de poluentes em até 95% e menos consumo de combustível, fazem parte de um total de 271 veículos e implementos que serão adquiridos até o final de 2023. O Grupo Rodonaves tem uma política de manter cada veículo de sua frota em uso por 3,6 anos em média, uma das médias mais baixas do setor. A empresa é certificada pelo Programa de Logística Verde do Brasil (PLVB) do Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável (IBTS), que prioriza ações como a renovação e modernização da frota, veículos com maior eficiência energética, treinamento de motoristas, implantação de sistemas de informação para rastreamento e acompanhamento da frota, além de utilização de fontes de energia limpas nas operações.

Demonstração a gás

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A Compagas, em conjunto com a Scania, e em parceria com a prefeitura de Ponta Grossa (PR), iniciaram uma demonstração com um ônibus 100% movido a gás natural, que passa a integrar o transporte coletivo no município paranaense pelos próximos 30 dias. A demonstração faz parte do projeto ligado à mobilidade urbana mais sustentável, que vem sendo desenvolvido nas principais cidades do Paraná, com objetivo de certificar os indicadores de eficiência, em especial, a redução nas emissões de poluentes na utilização do veículo e a contribuição para as metas de sustentabilidade. A ação em Ponta Grossa é a quarta realizada em 2023 pelo projeto coordenado pela Compagas e a Scania. As primeiras demonstrações foram feitas na Região Metropolitana de Curitiba, com o Governo do Paraná, e na capital, com a Prefeitura de Curitiba, entre março e maio. Durante todo o mês de junho, o mesmo veículo rodou em Londrina (PR), sendo abastecido 100% com biometano, na primeira experiência do tipo no Brasil em uma completa operação real. Nos três locais, foi mostrada a viabilidade da utilização do veículo a gás em linhas complexas e extensas, garantindo autonomia e menos emissões na atmosfera. O modelo fabricado pela Scania é um padron K 280, com 14 metros de comprimento e capacidade para 86 passageiros. Tem propulsor de 280 cavalos de potência. Seu motor é Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e movido 100% a gás e biometano, ou mistura de ambos. 

Didática defensiva

Para aumentar a confiabilidade no transporte rodoviário de cargas, é importante que o caminhoneiro esteja treinado para conduzir o veículo de forma segura e responsável. Pensando nisso, a Volkswagen Caminhões e Ônibus oferece o curso de direção defensiva, em parceria com a Oiti – empresa de treinamento automotivo -, para os motoristas de caminhões da marca que baixarem o aplicativo Volkscare. O curso é formado por sete módulos, com cerca de dez minutos cada, abordando os temas como conceitos e elementos da direção defensiva, condições adversas, ergonomia, legislação e atitudes inseguras no trânsito. O aplicativo Volkscare pode ser baixado pelo Google Play e Apple Store. Depois, é só clicar no ícone “Cursos”, preencher algumas informações e iniciar o programa. “Além do curso oferecido gratuitamente pela Oiti, os usuários do aplicativo Volkscare têm acesso a uma série de facilidades, como agendamento digital, assistente virtual, localização da concessionária mais próxima e folhetos técnicos. Agora, o cliente Volkswagen tem a experiência completa dos serviços Volkscare na palma da mão”, comenta Antonio Cammarosano, diretor de Serviços da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Tipo exportação

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O ônibus rodoviário Marcopolo Paradiso G8 1800 Double Decker continua sendo o modelo mais pedido pelos operadores de transporte rodoviário da América Latina. A ITTSA BUS, de Trujillo, no Peru, acaba de adquirir dez novas unidades. Os veículos serão utilizados para operações de linhas regulares. Os dez ônibus Paradiso G8 1800 DD da ITTSA BUS têm 14,4 metros de comprimento, com poltronas leito next com massageadores no piso superior e leito no piso inferior, todas com cinto de segurança retrátil, porta-copos e tomadas USB. Para mais conforto, os veículos são equipados com ar-condicionado Valeo CC430 P3 e sanitário com sistema de luz ultravioleta para desinfecção, interior com cromoterapia, duas geladeiras de 70 e 53 litros, aquecedor de alimentos de 58 litros.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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