Resultado extraordinário
De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), julho teve a venda de 215.711 unidades de carros de passeio e comerciais leves, representando alta de 20,05% sobre o mês anterior e de 27,5% ante julho do ano passado. Este foi o melhor resultado mensal dos últimos três anos. O ótimo resultado foi parcialmente alavancado pelas vendas represadas de junho do programa de incentivo do Governo Federal, com mais de 135 mil veículos comercializados com algum desconto propiciado pelos créditos tributários da MP 1.175, destes, cerca de 79 mil foram emplacados em julho de 2023. Entre os modelos, o Volkswagen Polo Track foi o mais vendido no mês, com expressivas 16.471 unidades emplacadas, elevando o hatch compacto para a terceira posição no acumulado do ano, com 54.193 unidades. Na segunda colocação ficou o hatch compacto Hyundai HB20, com 12.126 e a quarta posição no ano, com 46.128. Depois, veio a picape compacta Fiat Strada, a líder disparada no acumulado, com 60.933 unidades, sendo 10.387 em julho. O “Top Ten” do mês se completou com o compacto Chevrolet Onix (10.260 emplacamentos), o subcompacto Fiat Mobi (8.582), o SUV compacto Volkswagen T-Crosss (8.553), o hatch compacto Fiat Argo (7.159), o subcompacto Renault Kwid (6.602), o SUV médio Volkswagen Nivus (6.498), o sedã compacto Onix Plus (6.412) e o SUV compacto Hyundai Creta (5.314). (Com a colaboração do consultor Marcelo Cavalcante)
Chegou junto
As vendas de janeiro a julho deste ano nos segmentos de carros de passeio e comerciais leves foram de 1.150.213 unidades, com um crescimento de 12,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Em julho, a italiana Fiat manteve a primeira colocação, com 44.407 emplacamentos e 20,5% de participação de mercado, muito devido às constantes boas vendas da picape Strada. Mas o ótimo desempenho comercial do Polo em julho, especialmente na sua versão Track, fizeram a alemã Volkswagen encostar na Fiat, ficando com 41.602 emplacamentos e “market share” de 19,2%. Em terceiro, ficou a norte-americana General Motors (29.736 e 13,7%), seguida pela sul-coreana Hyundai (22.554 e 10,4%), pela japonesa Toyota (17.253 e 8,00%), pela francesa Renault (13.971 e 6,4%), pela norte-americana Jeep (11.708 e 5,4%), pelas japonesas Nissan (6.868 e 3,18%) e Honda (6.733 e 3,12%) e pela francesa Peugeot (3.841 e 1,7%).
Recorde nos eletrificados
Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), as vendas de carros leves eletrificados atingiram um novo recorde no Brasil em julho deste ano, com 7.462 emplacamentos – a maior de toda a série histórica da associação, iniciada em 2012. O número representa um aumento de 20% em relação ao mês anterior e de 138% na comparação com julho de 2022. Nos sete primeiros meses de 2023, o mercado de veículos leves eletrificados no Brasil emplacou 39.701 unidades, uma alta de 68,5% ante o mesmo intervalo de 2022. Nos híbridos, o primeiro lugar em julho ficou com o Toyota Corolla Cross, com 1.015 unidades vendidas, seguido pelo colega de marca, o sedã Corolla (626), pelo GWM Haval H6 (602), pelo Caoa Chery Tiggo 5X (565) e pelo BYD Song Plus (444). Nos 100% elétricos, a liderança ficou com o BYD D1, com 143 unidades comercializadas em julho, à frente do Volvo XC40 (106), do BYD Yuan Plus (97), do Chevrolet Bolt EUV (84) e do BYD Dolphin (80).
Atualizações pontuais e no preço
A Hyundai Motor Brasil apresenta a partir deste mês mais versões para o HB20, ampliando a gama de configurações do hatch produzido em Piracicaba (SP). Os destaques ficam por conta dos itens de design, conforto e segurança. A denominação Plus ou Safety é acrescentada para identificar os novos produtos. A nova Sense Plus 1.0 MT tem maçanetas externas e retrovisores na cor do veículo e acabamento preto fosco nas molduras das portas e na coluna “B”, com preço de R$ 82.890. A nova Limited Plus 1.0 MT traz painel de instrumentos digital Supervision Cluster, chave presencial Smart Key, console central revestido em couro e maçanetas externas cromadas, a R$ 91.090. A nova Comfort Plus 1.0 TGDI AT tem câmera de ré, acendimento automático dos faróis e volante com regulagem de altura e profundidade, a R$ 105.590. A nova Platinum Safety 1.0 TGDI AT traz o pacote de segurança avançada Smartsense, com funções como frenagem automática, assistente de permanência e centralização em faixa, farol alto adaptativo, detector de fadiga e rodas de liga leve diamantadas de 16 polegadas, a R$ 113.290, enquanto a topo de linha Platinium Plus 1.0 TGDI AT sai por R$ 119.590.
Múltiplos tons
A McLaren Automotive acaba de anunciar o Spectrum Theme, um novo acabamento de pintura multitons. O serviço de personalização sob encomenda será oferecido exclusivamente no 750S, o mais leve e potente supercarro de produção em série da marca britânica. O McLaren 750S tem 750 cavalos de potência com câmbio automatizado de 7 marchas e dupla embreagem banhada a óleo. Com apenas 1.276 quilos de peso, o supercarro acelera de zero a 100 km/h em 2,8 segundos e pode chegar a 330 km/h. “O Spectrum Theme leva ao próximo nível do que podemos fazer na McLaren. Um amplo grau de atenção e precisão é necessário para garantir que as linhas do Spectrum combinem com a superfície da carroceria do 750S. A crescente complexidade do que podemos oferecer aos clientes, por meio de temas como o Spectrum, é prova da incrível experiência e especialização dos nossos técnicos em pintura na MSO”, afirma Michael McDonagh, diretor da McLaren Special Operations.
Quadro reverso na produção
Se muitos carros foram faturados no sétimo mês deste ano, além de outros “respingos” da Medida Provisória 1.175 (de descontos no preço de carros), permitiram um julho de bonança para a venda de veículos no Brasil, na produção, o quadro foi diferente, atrapalhado também por férias coletivas em algumas fábricas no país. Entre carros de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus, foram produzidas 183 mil unidades em julho, com baixas de 3,3% ante o mês anterior e de 16,4% em relação a julho de 2022. No acumulado dos sete primeiros meses deste ano, foram fabricados 1,31 milhão de veículos no Brasil, representando uma estabilidade de 0,3% em comparação à produção de janeiro a julho de 2022. Por outro lado, a exportações também não colaboraram com a indústria nacional em julho, cenário provocado especialmente pela crise econômica da Argentina, o principal comprador da produção brasileira. Foram embarcadas em julho deste ano 30,3 mil unidades, com recuo de 17,1% sobre junho e de 27,6% em relação a julho de 2022.
Cota via Pix
Conforme a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), nas liberações acumuladas, o Sistema de Consórcios atingiu mais da metade do potencial de presença no setor de carros de passeio, SUVs e picapes. Para ajudar a incrementar os negócios, a Disal Consórcio foi uma das primeiras do segmento a habilitarem o pagamento da primeira parcela via Pix. Especializada no segmento de veículos leves, a empresa alcançou a marca de R$ 2,1 bilhões em vendas no primeiro semestre de 2023, com crescimento de 16% em relação ao mesmo período do ano passado. A expectativa é chegar a R$ 4,5 bilhões em vendas de consórcio até o final de 2023 e faturar 22 mil veículos por meio de novas cotas e da gestão da carteira. “A vantagem do pagamento via Pix é que o participante se encaixa mais rapidamente em um grupo, sem precisar aguardar a compensação do boleto que, geralmente, demora dois dias úteis. Com essa modalidade de pagamento, em menos de duas horas, o cliente já está alocado em um grupo de consórcio”, explica Fábio Augusto, CEO do Grupo Disal.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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