Pesados de aluguel
A Volkswagen Caminhões e Ônibus entregou 20 unidades do Constellation 27.260 6×4 para a Addiante, nova locadora focada no mercado de veículos pesados e equipamentos. Resultado de uma parceria entre a Randoncorp e a Gerdau, a empresa foi aberta no último ano para complementar e potencializar a estratégia de ecossistema de mobilidade. A locadora atua em todo o Brasil, nos segmentos de agronegócio, construção, eletricitário, ferroviário, florestal, industrial, mineração, rodoviário, saneamento e sucroalcooleiro. Os Constellation 27.260 da Addiante rodarão, em sua grande maioria, no Rio Grande do Sul com uma base média de cinco mil quilômetros por mês. “Essa foi a primeira de muitas compras que certamente ocorrerão ao longo do tempo”, avisa Fabio Leite, CEO da Addiante.
Duas décadas
O caminhão Mercedes-Benz Accelo alcançou o marco de 20 anos de produção. Desde que chegou ao mercado, em 2003, foram emplacados 89.515 caminhões da família de leves e médios, volume acumulado até junho deste ano. Isso significa uma média de 4.475 unidades por ano. Foram 85.461 caminhões leves e 4.054 da categoria de médios. Do volume total, 33.387 unidades são do leve Accelo 815, que começou a ser comercializado em 2012. É o modelo mais vendido da família até hoje, sendo sucessor do 710, o “Mercedinho”, um dos caminhões mais admirados por frotistas e autônomos. O segundo modelo mais vendido no mesmo período é o leve Accelo 1016, também desde 2012, com 32.932 unidades emplacadas. Além disso, 4.031 unidades são do modelo médio Accelo 1316 6×2, que começou a ser vendido em 2015. A família Accelo teve ainda, em sua trajetória, modelos leves como o 715 e o 915, que foram sucedidos pelos atuais 817 e 1017. Já o médio 1316 6×2 é o antecessor do Accelo 1317 6×2. A linha de caminhões Mercedes-Benz Accelo, que atende à legislação Proconve P8 (Euro 6), chegou ao mercado com nova denominação: os leves Accelo 817 (8.300 quilos de PBT) e Accelo 1017 (9.600 quilos de PBT) e o médio Accelo 1317 6×2 (13 mil quilos de PBT).
Frenagem inesperada
Pelos dados da Anip, associação que representa as fabricantes de pneus no Brasil, as vendas de compostos para veículos de carga no mercado brasileiro recuaram 15% no primeiro semestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a junho, foram comercializados pouco mais de 3,3 milhões de pneus de veículos de carga no Brasil, enquanto, no primeiro semestre de 2022, as vendas totalizaram 3,8 milhões de unidades. A redução está relacionada à diminuição da demanda por caminhões novos – com os novos sistemas para atender às regras do Proconve P8, que entraram em vigor em janeiro, com os preços dos caminhões subindo até 30%. A elevada taxa alta de juros imposta pelo Banco Central do Brasil também contribuiu para derrubar a vendas de veículos – e também de pneus. Os pedidos feitos pelas montadoras instaladas no país recuaram 18,1% no período. Já a venda para o mercado de reposição teve uma retração um pouco menor, de 14,1%. Segundo a Fenabrave, que reúne as associações de concessionárias de veículos, os emplacamentos de caminhões novos caíram 12,1% no primeiro semestre de 2023, somando 50.352 unidades entregues.
Negócios rodoviários
A empresa de ônibus paulista Guerino Seiscento comprou um lote de 20 chassis Euro 6 do ônibus Scania K 410 6×2. Seis unidades já foram entregues em julho, outras quatro chegarão na garagem do cliente em agosto e as dez últimas, até o final do ano. Todos os 20 novos ônibus da Guerino terão carroceria Comil Campione Invictus DD com poltronas leito e semileito, de couro, novo design de cores, Wi-Fi, entrada USB para aparelho celular, cortinas individuais, descansa-pés e ar-condicionado. Parte da nova frota já entregue está circulando no itinerário de Campo Grande (MS) a São Paulo (SP), passando por Tupã (sede da empresa), Marília, Bauru, Botucatu, dentre outras cidades paulistas. “A nova geração de ônibus P8/Euro 6 da Scania é um absoluto sucesso. Os novos modelos estão disponíveis em uma vasta gama de trens de força e propiciam até 8% de economia de combustível na comparação com o portfólio Euro 5 – sendo 7% do motor XPI Euro 6 e 1% da caixa automatizada Scania Opticruise. Estamos oferecendo um custo total de operação imbatível no mercado”, comemora Rogério Moro, gerente de negócios de Vendas de Soluções para Mobilidade da Scania Operações Comerciais Brasil.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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