Sinal vermelho
Para celebrar uma marca importante, o BMW Série 3 ganha a chamativa tonalidade Vermelho Melbourne, somando-se ao Branco Alpino, Preto Safira, Cinza Skyscraper, Azul Phytonic e Azul Portimão. Produzido em Araquari (SC), o Série 3 foi o modelo premium mais vendido no Brasil no primeiro semestre deste ano, com 2.293 unidades emplacadas, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Também o carro mais vendido da BMW no mundo, o Série 3 tem na versão 320i o motor 2.0 TwinPower Turbo, com 184 cavalos de potência e 30,5 kgfm de torque, associado ao câmbio automático de 8 marchas e à tração traseira. Com esse conjunto, o modelo acelera de zero a 100 km/h em 7,1 segundos e pode chegar à máxima de 235 km/h. Há ainda a 330e, variante híbrida plug-in, que une o mesmo propulsor a um elétrico com bateria de íons de lítio de 12 kWh, resultando em potência e torque combinados de 292 cavalos e 42,5 kgfm. O híbrido do Série 3 pode rodar no modo 100% elétrico por até 37 quilômetros.
Uma nova classe
A Mercedes-Benz confirma a chegada do novo Classe A para o mercado brasileiro, com preço de R$ 345 mil. O A 200 AMG Line é equipado com tecnologia híbrida, com o motor 1.3 turbo de quatro cilindros a gasolina trabalhando em conjunto com um elétrico, gerando 163 cavalos de potência combinada, com o propulsor a combustão acoplado à transmissão automática do tipo DCT de 7 marchas. O sistema elétrico adicional de 48 volts oferece agilidade na partida e nas retomadas de velocidade. De acordo com a marca alemã, o novo gerador de partida é acionado por correia e melhora o conforto e a experiência de condução. O interior do novo Classe A tem a mais recente geração do sistema de multimídia MBUX, mais intuitivo, com tela dupla independente de 10,25 polegadas, dando a impressão de flutuarem sobre o painel. As duas telas criam uma experiência estética holística e podem ser personalizadas. O visor central oferece várias funções, como mídia, telefone e ajustes no veículo, e pode ser operado como uma tela sensível ao toque. O assistente de voz explica as funções do veículo e dá suporte na conexão do smartphone via Bluetooth.
Casa do milhão
A Nissan Motor Corporation atingiu a marca de um milhão de veículos elétricos vendidos no mundo, sendo quase um terço desse resultado na Europa. Desde o seu lançamento, em dezembro de 2010, o Leaf – espécie de símbolo da era eletrificada da Nissan – teve mais de 650 mil unidades comercializadas em todo o planeta. O modelo é oferecido atualmente em mais de 50 mercados, como o japonês, o norte-americano e o europeu. No Brasil, o Leaf já superou 1.300 unidades comercializadas e se mantém sempre entre os mais vendidos do segmento. A partir do plano Nissan Ambition 2030, a marca oriental – integrante da Aliança, com a Renault e a Mitsubishi – projeta lançar 19 novos modelos totalmente elétricos até o final desta década. Dois futuros EVs já foram anunciados para o mercado europeu, um crossover elétrico de nova geração, apresentado pelo modelo conceitual Chill Out, e um compacto, que se tornará o novo carro “verde” de entrada da marca.
Aumentando a voltagem
Recentemente lançado no Brasil, o BYD Dolphin EV teve três mil unidades pré-reservadas no primeiro mês no mercado brasileiro, com as primeiras entregas previstas para agosto. O Dolphin é o primeiro veículo da marca chinesa a adotar o design da linha Ocean, inspirada nos animais marinhos e nas ondas do mar. Na interatividade, o carro conta com o Inteligent Cockpit System, com tela de 12,8 polegadas, com rotação elétrica para posição vertical ou horizontal. Com preço de R$ 149.800, o Dolphin faz parte do grupo de elétricos mais baratos do Brasil – ao lado do Renault Kwid E-Tech, do Caoa Chery iCar e do JAC E-JS1. O Dolphin conta com motor de 95 cavalos de potência e 18,4 kgfm de torque acoplado ao eixo dianteiro, alimentado por uma bateria de 44,5 kWh, com autonomia de 291 quilômetros segundo o Inmetro. De acordo com a BYD, o Dolphin acelera de zero a 100 km/h em 10,9 segundos e pode chegar à máxima de 160 km/h.
O impacto da aprovação
O Volkswagen Virtus ganhou a nota máxima em segurança nos testes do Latin NCAP, que avaliam o nível de segurança dos modelos vendidos na América Latina e no Caribe. Com os resultados do sedã compacto, a marca alemã se tornou a única no Brasil com três modelos com cinco estrelas: Virtus, Nivus e Taos. Os testes no Virtus foram feitos pelo instituto independente considerando a proteção a adultos, crianças e pedestres, além dos sistemas de assistência ao condutor. Os resultados obtidos são válidos para todas as versões do Virtus, produzidas em São Bernardo do Campo (SP) e exportadas para quatro países: Argentina, Equador, Paraguai e Uruguai. Lançado em fevereiro deste ano, o novo Virtus recebeu um design reestilizado e conjuntos ópticos 100% em leds. O sedã originado do Polo tem opções de motorização 170 TSI, 200 TSI e 250 TSI (todas turbo). O Virtus ganhou também um pacote de assistências ao condutor, que influenciaram positivamente nos testes do Latin NCAP, destacando o controle de cruzeiro adaptativo, a frenagem autônoma de emergência, o start-stop, seis airbags e controles eletrônicos de estabilidade e de tração.
Em altas esferas
O Audi Q6 e-Tron chegou à fase final de sua trajetória de desenvolvimento. Recentemente, foram apresentadas as novas tecnologias de iluminação, como a segunda geração do Oled Digital do SUV elétrico, prometendo um novo patamar para os conjuntos ópticos. A pintura do protótipo ficou a cargo do brasileiro Maurício dos Santos. O Q6 e-Tron tem como base a nova plataforma Premium Platform Electric (PPE), a mesma da próxima geração do Porsche Macan EV e de outros futuros modelos das duas marcas alemãs pertencentes ao Grupo Volkswagen. A tecnologia do Q6 e-Tron inclui um sistema elétrico de 800 volts. As especificações completas do “powertrian” do SUV da Audi ainda não foram totalmente reveladas, mas estão confirmadas outras variantes para o modelo, destacando a esportiva RS de alto desempenho, que teria em torno de 600 cavalos de potência, mesma configuração prevista para o Macan EV.
Para perder o medo
O medo de dirigir é algo comum e pode afetar muitas pessoas. Mas é possível superá-lo. Pensando nisso, Aleph Oliveira, da Justos – startup de seguro para automóveis – dá dicas para aumentar a confiança de quem tem ojeriza ao volante:
– Aulas de direção – Considerar aulas de direção com um instrutor qualificado pode ser extremamente benéfico. Um instrutor experiente poderá fornecer orientações específicas, esclarecer dúvidas e ajudar a pessoa a desenvolver habilidades de direção seguras.
– Praticar em ruas e em horários tranquilos – Isto ajuda a reduzir a pressão e a ansiedade, permitindo que a pessoa se concentre em desenvolver habilidades na direção sem se sentir intimidado.
– Manter o foco – Evitar distrações enquanto estiver dirigindo. Desligar o celular, evitar conversas com os passageiros e concentrar-se apenas na estrada e no ambiente ao redor.
– Escolher bem o carona – Optar por pessoas calmas e encorajadoras, que possam fornecer um ambiente de apoio durante as viagens. E não esquecer de uma máxima popular: “carona não opina”.
– Aumentar o percurso gradativamente – À medida em que o novo motorista ganha confiança, é indicado aumentar gradualmente a distância e a complexidade dos percursos.
– ensamentos positivos – Praticar o controle dos pensamentos e substituí-los por positividade.
– Celebrar as conquistas – À medida em que o novo motorista supera os obstáculos, deve comemorar.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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