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Nas tomadas da elite

A versão elétrica do X1 chega ao mercado brasileiro. Produzido na cidade alemã de Regensburg, o BMW iX1 tem preço de R$ 421.950. O SUV 100% elétrico é movido por dois motores – um em cada eixo, resultando em uma tração integral xDrive – com potência combinada de 230 kW (313 cavalos) e torque total de 49,4 kgfm. Com esse conjunto, o carro acelera de zero a 100 km/h em apenas 5,6 segundos. Posicionada no assoalho, a bateria de alta tensão tem capacidade de 66,5 kWh, com uma autonomia de 303 quilômetros de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro. O iX1 carrega 100% de sua bateria em seis horas e trinta minutos com o BMW Wallbox configurado em 11 kW. Para garantir o abastecimento em casa e em viagens, dois carregadores de alta potência acompanham o carro, um Flex Charger portátil, também com 11 kW, e um BMW Wallbox de até 22 kW. Os carregadores têm padrão de tomada tipo 2, internacional. Já em ultrarrápidos, são necessários 38 minutos para recarregar de 10% a 80%, faixa mais comum em deslocamentos.

Remodelação no design

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A Ford apresenta ao Brasil o novo Territory, SUV importado da cidade chinesa de Xiaolan e mostrado pela primeira vez aos brasileiros no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018. O Territory foi lançado no mercado brasileiro em 2020, um ano antes do encerramento da produção da Ford no país, anunciada em janeiro de 2021. O SUV é vendido no Brasil em duas versões, a SEL e a Titanium, ambas com motor 1.5 EcoBoost GTDI turbinado a gasolina, de 150 cavalos de potência e torque de 22,9 kgfm de 1.500 a 4 mil rotações por minuto, associado à transmissão automática do tipo CVT com 8 marchas simuladas. A nova geração do SUV médio tem desenho reestilizado, tanto externamente quanto na cabine. A carroceria ficou maior no comprimento, na altura e na distância de entre-eixos. O design do novo Territory é marcado por uma ampla grade hexagonal, pelo conjunto óptico com faróis e lanternas em full-led e rodas de liga leve de 19 polegadas. Outra novidade está sob o capô, com o motor recebendo a tecnologia EcoBoost de ciclo Otto. Mais detalhes do novo Territory e preços serão revelados em breve, próximo do lançamento oficial no mercado brasileiro. 

Botando banca

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A BYD do Brasil anuncia a chegada do Seal, o primeiro veículo da marca chinesa a adotar a tecnologia Cell-to-Body (CTB), que atua de forma integrada com a bateria Blade e a estrutura da carroceria, aumentando a segurança do carro. Na prática, a CTB permite que a bateria atue como assoalho do veículo, formando uma estrutura única, em camadas sobrepostas, entre a bateria e o piso. O sedã Seal é desenvolvido sobre a mesma plataforma do Dolphin, apresentado recentemente no Brasil. O Seal tem 4,80 metros de comprimento, 1,87 metro de largura, 1,46 metro de altura e 2,92 metros de distância de entre-eixos e chega ao Brasil com uma versão equipada com dois motores elétricos, um em cada eixo. A potência combinada é de 523 cavalos, com torque de 68,3 kgfm. O carro tem bateria de 82,5 kWh e autonomia estimada de 300 quilômetros, e acelera de zero a 100 km/h em apenas 3,8 segundos, conforme dados fornecidos pela BYD do Brasil. O preço do Seal deve ficar em torno de R$ 350 mil. 

Ajustes discretos

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A Nissan Frontier, produzida em Santa Isabel, na Argentina, chega à linha 2024 com aprimoramentos em todas as versões da picape média. A Frontier S passa a custar R$ 242.490, a SE, R$ 264.490, a Attack, R$ 266.490 e a XE, R$ 282.990, enquanto as variantes topo de linha Platinum e Pro-4X saem por R$ 319.990. Com a configuração de entrada S ganhando este ano o motor 2.3 biturbo a diesel, toda a família tem o mesmo propulsor, na S acoplado ao câmbio manual e nas outras, automático, sempre com 6 marchas. O propulsor tem calibração diferente na versão S, ficando com 163 cavalos de potência e torque de 43,3 kgfm. Em contrapartida, segundo a marca japonesa, é 5% mais econômico. Nas demais variantes, o biturbo tem 190 cavalos e 45,9 kgfm de torque. A picape média da Nissan teve 3.978 unidades vendidas no primeiro semestre deste ano e ocupa a última posição no segmento, atrás da Toyota Hilux (21.524), da Chevrolet S10 (13.816), da Ford Ranger (8.326) e da Mitsubishi L200 (5.229). Na linha 2024, todas as configurações da Frontier terão o novo logotipo da Nissan. As S, SE e Attack ganham acendimento inteligente dos faróis, a Pro-4X passa a contar de série com protetor de caçamba e a XE terá rodas aro 17 calçadas em pneus 255/65.

Série especial eletrizada

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Depois de apresentar a picape Montana como quinto integrante da linha RS no Brasil, se juntando ao Onix, ao Tracker, ao Cruze e ao Equinox, todos equipados com motor turbo, a Chevrolet anunciou que o próximo modelo com a assinatura especial será um veículo elétrico, previsto para 2024. “Temos planos de expandir a linha RS para além dos modelos a combustão. Por isso, a Chevrolet prepara para meados do próximo o lançamento de um SUV elétrico de nova geração para aumentar a linha RS”, promete Chris Rego, diretora-executiva de Marketing da GM América do Sul. 

Dicas de civilidade

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Em homenagem ao Dia do Motorista, celebrado em 25 de julho, a Zapay – “fintech” de tecnologia e pagamentos de débitos veiculares – traz dicas para o condutor “receber uma boa nota” no trânsito do dia a dia:
Direção defensiva – É importante que o condutor busque adotar práticas como manter distância satisfatória do veículo à frente, respeitar os limites de velocidade, dar preferência a outros automóveis e sempre estar atento a tudo o que acontece ao redor de seu carro.
Não utilizar celular ao dirigir – Segundo levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), a falta de atenção ao volante causada pelo uso de celulares está entre os principais fatores de risco em acidentes de trânsito. Além disso, dirigir segurando o aparelho celular é considerado uma infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Respeitar a sinalização de trânsito – Muitos acidentes ocorrem pelo desrespeito dos motoristas a um semáforo, uma placa de “pare” ou de conversão proibida, por exemplo. Há três tipos de placas definidas pelo CTB: de indicação, de regulamentação e de advertência.
Manter a manutenção do veículo em dia – O seguimento das dicas anteriores pode ficar prejudicada se o veículo não estiver com a manutenção em dia. 

Qualidade do ar

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Para garantir o bom funcionamento do ar-condicionado, é importante reforçar os cuidados com a limpeza do sistema e a troca do filtro de cabine. Encarregado de purificar o ar vindo do sistema, o filtro de cabine geralmente está localizado atrás do porta-luvas ou abaixo do painel. Sua função é evitar que resíduos, poeira, pólen, mofo e fragmentos de folhas de árvores alcancem o sistema de ar-condicionado e o interior do veículo. “Quando os dutos do sistema de ar-condicionado acumulam sujeira e bactérias, o ambiente interno do veículo se torna contaminado, resultando em uma qualidade do ar comprometida para os ocupantes, muitas vezes, pior do que o ar externo. Além disso, o funcionamento do compressor de ar pode ficar sobrecarregado, levando a um aumento no consumo de combustível”, alerta Plinio Fazol, gerente de Marketing e Novos Produtos da Tecfil, fabricante de filtros automotivos. O produto apresenta alguns sinais de desgaste, indicando a necessidade de se fazer a troca do filtro. “Se o motorista percebe que o ar-condicionado está perdendo sua eficiência ou apresentando mau cheiro, pode ser a hora de trocar o filtro”, acrescenta Fazol.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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