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Com os calendários voltando ao normal, depois de passado o pior período da pandemia da Covid-19, muita gente pretende viajar. No inverno, época de frio e de chuvas em boa parte do Brasil, várias partes e sistemas dos automóveis se revelam vulneráveis às mudanças climáticas, principalmente em relação às alterações mais bruscas de temperatura. Em alguns lugares do país, especialmente na Região Sul, mas também nas regiões serranas de todo o país e até na cidade de São Paulo – que fica quase 800 metros acima do nível do mar –, os termômetros baixam o suficiente para gerar reações adversas no funcionamento dos carros. Com isso, é recomendável uma atenção maior em medidas preventivas e no planejamento de rotas mais seguras para o deslocamento até os lugares mais propensos a baixas temperaturas.

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Os cuidados adicionais para os automóveis que enfrentam as baixas temperaturas do inverno tornam-se ainda mais importantes quando é necessário trafegar por locais desconhecidos, com pouca estrutura e recursos. “Se o motorista se deparar com algum problema durante a viagem, é necessário solicitar a um mecânico que faça uma inspeção no veículo. Há a revisão preventiva, que pode ser por período ou por quilometragem, e a manutenção corretiva, executada quando o veículo apresenta falhas pontuais. Ambas as formas são importantes para se ter uma viagem tranquila”, esclarece Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra – multinacional de origem japonesa especializada em sistemas de ignição.

Deixando o frio de fora

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Inspecionar o filtro de ventilação da cabine – Em regiões do interior do Brasil, onde há muito pó, areia e barro, faz-se necessário se inspecionar o filtro de cabine para manter a qualidade do ar a bordo, sem a necessidade de abrir as janelas.
– Checar a quilometragem percorrida – Se o carro atingiu um alto número de quilômetros rodados antes da saída das férias de inverno, é preciso checar se ele não precisa passar por uma outra revisão preventiva.
Estar atento às consequências de quedas em buracos durante o percurso – Caso o veículo tenha desencadeado algum comportamento anormal, como ruído nos freios, na suspensão e no motor, é importante solicitar uma inspeção para um profissional confiável.
– Revisar o ar quente – Este sistema é pouco usado na maior parte do tempo em um país tropical como é o Brasil. Durante todo o período de inatividade do sistema, pode acumular fungos, bactérias e poeira que podem transmitir doenças respiratórias aos ocupantes.
– Higienização interna – Para prevenir doenças respiratórias, é indicado ainda se fazer uma higienização interna do veículo antes da saída para as férias.
– Funcionamento das luzes – Verificar toda a parte de iluminação do carro, externa e interna. Elas são indispensáveis para se enxergar a rodovia e para alertar os outros veículos sobre a presença do próprio carro, especialmente sob neblina ou baixa luminosidade.
– Pneus – A pressão dos pneus está sujeita a mudanças tanto no calor quanto no frio. Por isso, é essencial a verificação constante da calibragem dos pneus, se respeitando o indicado pela fabricante do veículo.

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– Partida no carro – Às vezes, ao acionar a chave de ignição, o motor gira mas não pega, porque as temperaturas baixas prejudicam a partida de alguns veículos, especialmente os movidos a etanol. Se o carro não tiver o famoso “tanquinho” de gasolina para ajudar na ignição, é importante o motorista verificar se o carro funciona com partida a frio. E o motorista nunca deve apelar para o “tranco” para dar partida no motor.
– Limpador do para-brisa – O frio resseca todas as borrachas do carro. E uma das mais importantes no inverno são as borrachas do limpador do para-brisa. É recomendado trocá-las quando o motorista notar vibrações ou falta de eficiência na limpeza do vidro.
– Bateria do carro “comum” – O motorista deve usar os recursos da bateria do carro com parcimônia, pois ela sofre risco de perder carga no inverno, pois as baixas temperaturas comprometem as reações químicas no seu interior, dificultando a geração de energia.
– Arrefecimento – Conforme a temperatura, o líquido de arrefecimento do motor pode congelar. Se isso ocorrer, o motorista não pode tentar dar partida no carro em hipótese alguma. O certo é abrir o reservatório do radiador para que o gelo derreta. 

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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