Refinamento nos detalhes
Com previsão de chegada ao Brasil no início do segundo semestre deste ano, o Volvo XC60 híbrido se renova. A nova roda Black Diamond melhora a aerodinâmica do carro e lhe confere um ar mais eletrificado, com inspiração nas rodas dos modelos 100% “verdes” da marca. A linha 2024 também traz uma nova cor, a Vapour Grey, inspirada no visual clean e minimalista e agregando mais elegância ao veículo de maneira discreta, bem ao estilo escandinavo. No interior, com opções livres de couro animal, o conforto segue sendo prioridade, dando aquecimento aos bancos na versão Ultimate Dark. O conjunto formado pela tração AWD, quatro cilindros e um motor elétrico de 147 cavalos formam o “powertrain” do XC60 com o propulsor a combustão, somando 468 cavalos de potência e torque total de 70,9 kgfm, que fazem o SUV médio acelerar de zero a 100 km/h em apenas 4,8 segundos. O motor a combustão tem um consumo de 28,9 km/l em estradas, enquanto o elétrico tem autonomia de 78 quilômetros no ciclo europeu WLTP e de 55 quilômetros no teste do Inmetro, que considera condições extremas de uso.
Primeiro na Europa
A Volkswagen apresenta na Europa o novo SUV compacto T-Cross, que deve chegar às concessionárias de lá somente no segundo semestre do próximo ano. O carro foi bem renovado em comparação ao modelo produzido no Brasil. No primeiro semestre deste ano, o T-Cross teve 32.035 unidades emplacadas no mercado brasileiro, se colocando como o sexto modelo do ranking de carros de passeio e comerciais leves da Fenabrave. No mundo, em apenas quatro anos de comercialização, o T-Cross já teve 1,2 milhão de unidades vendidas, sendo o veículo da marca alemã de maior sucesso atualmente. “Ouvimos atentamente nossos clientes e desenvolvemos sistematicamente os pontos fortes do T-Cross. O design renovado, o novo sistema de infoentretenimento e a qualidade aprimorada de todo o interior foram privilegiados na mudança”, revelou Imelda Labbé, do Conselho de Administração e de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da Volkswagen. Na Europa o T-Cross tem 4,13 metros de comprimento, menor em relação à versão produzida no Brasil, que utiliza a plataforma do Virtus. Os motores utilizados no T-Cross europeu são o 1.0 turbo de três cilindros e o 1.5 TSI, também turbinado, com opções de câmbio manual ou automático.
Produção acelera
Conforme a Associação dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a produção de 1,132 milhão de veículos – computando carros de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus – no primeiro semestre deste ano representa um crescimento de 3,7% em comparação com o mesmo período de 2022. Já as exportações, por enquanto, estão indo na contramão dos índices de produção. Depois de dois anos de forte recuperação, os envios para o Exterior estão caindo este ano. Nos primeiros seis meses de 2023, 227,2 mil veículos foram exportados, ante 246,3 mil do primeiro semestre de 2022, com uma redução de 7,7%. Além da crise na Argentina, o maior parceiro comercial do Brasil, o encolhimento de mercados como Colômbia e Chile vem impactando negativamente o desempenho das fabricantes brasileiras no Exterior. “Estimamos que dos R$ 800 milhões liberados pelo Governo Federal para veículos leves, R$ 710 milhões já haviam sido aplicados até a virada de junho para julho, resultando em descontos para cerca de 150 mil unidades. Porém, só 54 mil delas tiveram emplacamento efetivado em junho”, revelou Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea.
Ajuda à direção
A Caoa Chery coloca o sistema Max Drive – um pacote de equipamentos de assistência ao motorista, desenvolvido no Brasil – no Tiggo 7 Pro Hybrid. Produzido em Anápolis (GO), o Tiggo 7 Pro HybridMax Drive chega ao mercado brasileiro com preço a partir de R$ 179.990. A versão a combustão do carro da marca sino-brasileira continua a ser ofertada no país, também dotada do sistema Max Drive. O Tiggo 7 Pro híbrido tem um “powertrain” formado pelo motor 1.5 Turbo Flex de injeção direta com até 160 cavalos de potência e 25,5 kgfm de torque associado a um sistema híbrido leve de 48V, com troca do alternador por um gerador que atua na recarga e fornece torque e potência adicionais ao motor a combustão. O SUV tem transmissão automática CVT com 9 marchas simuladas, com a tradicional alavanca sendo substituída por um seletor tipo joystick, com modo manual.
Adeus à combustão
O Peugeot 208 será totalmente eletrificado na Europa – com versões híbridas e 100% elétricas –, abandonando de vez as variantes com motor a combustão interna. O novo 208, apresentado em 2019, já teve cerca de um milhão de unidades vendidas em todo o mundo. No primeiro semestre deste ano no Brasil, o 208 teve 11.546 emplacamentos. Grande parte do sucesso do hatch na Europa deve-se à variante 100% elétrica E-208. No ano passado, ela foi o carro elétrico mais vendido do mercado europeu no chamado segmento B. A nova gama do E-208 será formada por três versões – Allure, Active e GT –, seis “powertrains”, incluindo o novo motor de 115 kW (156 cavalos) de potência, e autonomia de 400 quilômetros pelo ciclo WLTP. Já as configurações híbridas utilizarão as novas tecnologias 48V Hybrid da Peugeot, compostas por um propulsor a gasolina PureTech de cem e 136 cavalos combinados a um transmissão de 6 marchas eletrificada de dupla embreagem e-DCS6, que inclui um motor elétrico.
Edição especial para o Brasil
O Mini John Cooper Works – Zesty Yellow 25k Edition foi lançado em maio deste ano, e agora começa a desembarcar no Brasil, com preço de R$ 319.990. A série especial do “carrinho” foi criada para comemorar o marco de 25 mil unidades vendidas pela tradicional marca britânica – pertencente ao BMW Group – no país desde abril de 2009, quando chegou oficialmente por aqui. Cheia de itens inéditos, a edição traz a exclusiva cor Amarelo Zesty para a carroceria, teto multitone branco, faixas brancas no capô e acabamentos externos em black piano. Os compradores ganharão também um kit personalizado para celebrar o momento especial para a Mini. Debaixo do capô, o modelo tem um motor 2.0 de quatro cilindros com tecnologia TwinPower Turbo e transmissão Steptronic automática esportiva de 8 marchas, com 231 cavalos de potência e 32,5 kgfm de torque, suficientes para levar o carro de zero a 100 km/h em apenas 6,1 segundos.
Eletrificação em marcha
Os veículos eletrificados registraram novos recordes de venda no mercado brasileiro no primeiro semestre deste ano. De acordo com dados da Associação Brasileira do Veículos Elétrico (ABVE), foram emplacadas 32.239 unidades de carros de passeio e comerciais leves somando veículos híbridos e 100% elétricos no Brasil de janeiro a junho de 2023, representando 58% de alta sobre o mesmo intervalo do ano passado. Segundo apontamento registrado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), os carros totalmente elétricos têm atualmente 0,3% de participação de mercado, enquanto os híbridos – que reúnem motor a combustão com um ou mais elétrico – já são 3,1% do total de vendas no país. Entre os carros de passeio e comerciais leves 100% elétricos, o Volvo XC40 foi o líder de vendas no primeiro semestre deste ano, com 903 unidades empacadas no Brasil. O SUV da marca sueca foi seguido pelo BYD Yuan Plus, com 406 unidades, pelo Volvo C40 (290), pelo JAC E JS1 (221), pelos BMW iX3 M Sport (177) e iX xDrive40 (167), pelo Renault E-Kwid (165), pelo Nissan Leaf (161), pelo Mini Cooper SE (160) e pelo Porsche Taycan (144). Nos híbridos, as duas primeiras colocações no semestre foram da Toyota, com o Corolla Cross somando 5.600 emplacamentos e o Corolla sedã, 3.402. Os dois modelos da marca japonesa ficaram à frente do Volvo XC60 (2.208), do Caoa Chery Tiggo 5X (2.173), do GWM Haval H6 (2.162), do Tiggo 8 (1.786), do BYD Song Plus (1.096), do Porsche Cayenne (893) e do Audi Q5 (670). (colaborou o consultor Marcelo Cavalcante)
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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