Ao contrário de seu maior concorrente no Brasil – o Chevrolet Trailblazer, originado da picape S10 –, o Toyota SW4 vende bem. De janeiro a maio deste ano, o utilitário esportivo surgido da Hilux teve 5.513 unidades emplacadas no mercado brasileiro, ante apenas 702 do modelo da marca norte-americana. Desde o início da importação do SW4, em 1992 – com o veículo já em sua segunda geração –, o SUV teve mais de 190 mil unidades comercializadas no país. E a linha 2024 do SW4, que chega agora às concessionárias nacionais, continua com seu design robusto e esportivo. O line-up do modelo segue com as versões SRX, de cinco e sete lugares, Diamond e GR-Sport de sete lugares, sendo a última com aumento de 20 cavalos no desempenho, semelhante à picape Hilux GR-Sport. O SW4 2024 tem preços de R$ 376.190 para a SXR de cinco lugares, de R$ 382.790 para a SRX de sete lugares, de R$ 423.090 para a Diamond e de R$ 436.890 para a GR-Sport.
Todas as versões do utilitário esportivo vêm com o sistema de monitor de visão 360 graus (Panoramic View Monitor) e ar-condicionado automático digital de duas zonas. O pacote de conectividade das versões Diamond e GR-Sport inclui uma central multimídia com tela sensível ao toque de 9 polegadas, espelhamento sem fio para Apple CarPlay e Android Auto e sistema de áudio premium JBL. As variantes mais caras acrescentam um carregador por indução para smartphones e duas portas USB no console para maior conveniência dos passageiros de trás.
Assim como na Hilux, o motor turbodiesel 2.8 16V equipa toda a linha SW4, associado no SUV apenas à transmissão automática de 6 marchas. O veículo tem 204 cavalos de potência e 50,9 kgfm de torque a 2.800 rpm. Na versão GR-Sport, a potência aumenta para 224 cavalos, enquanto o torque sobe para 55 kgfm. Nessa variante, há a opção de as trocas serem feitas de forma sequencial em “paddles shifters” localizados no volante.
A linha SW4 tem oito airbags – dois frontais, dois de joelhos para o motorista, dois laterais e dois de cortina –, bloqueio do diferencial traseiro com acionamento elétrico, freios ABS com EBD nas quatro rodas, cintos de segurança de três pontos para todos os bancos, incluindo o da terceira fileira, com pré-tensionador e limitador de força para o do condutor e do passageiro da frente. Os sistemas de segurança são contemplados com o assistência de subida, o controle eletrônico de estabilidade e de tração, a luz de frenagem emergencial automática, o sistema universal Isofix para fixação de cadeirinha para crianças na segunda fileira de bancos e o assistente de reboque. As versões mais caras adicionam o Toyota Safety Sense, com Sistema de Pré-Colisão Frontal – usa a câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar outros veículos –, Sistema de Alerta de Mudança de Faixa – projetado para detectar desvios de pista, quando as linhas divisórias são visíveis –, e Controle de Cruzeiro Adaptativo – semelhante ao cruise control.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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