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BMW iX M60 Oxidgrau

Tempestade elétrica

Ainda em fase de homologação no Brasil, o BMW iX M60 será lançado no segundo semestre deste ano, quando passará a ser o carro 100% elétrico mais potente da marca bávara no país. O preço do “bicho” será divulgado por ocasião do lançamento no mercado brasileiro. Absolutamente tudo é superlativo no carro. Equipado com dois motores – um acoplado a cada eixo –, o iX M60 tem, portanto, tração integral xDrive de série. São 619 cavalos de potência e absurdos 101,5 kgfm de torque instantâneo. O novo modelo tem 96 cavalos e 25,5 kgfm a mais em relação à versão xDrive50. Acelera de zero a 100 km/h em apenas 3,8 segundos, com a velocidade máxima limitada a 250 km/h para preservação da bateria. Além de se tornar o carro elétrico mais potente da BMW no Brasil, desbancando o posto ocupado até então pelo i4 M50 (544 cavalos), o iX M60 passa a ser o carro com maior aceleração da marca alemã no país, dividindo com o X6 M – SUV equipado com motor a combustão. 

Reserva de mercado

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A Chevrolet está preparando o terceiro lançamento no segmento de picapes este ano para o mercado brasileiro. Depois da nova Montana – um veículo totalmente reformulado, derivado do SUV Tracker – e da S10 Midnight, a marca norte-americana trará para o país a picape grande Silverado. A chegada da nova picape no Brasil está previsto para o final deste ano. “A Silverado estreia nas concessionárias até o fim de 2023 na versão High Country, pensada para quem exige o máximo em performance, sofisticação e tecnologia”, revela Chris Rego, diretora-executiva de Marketing da General Motors América do Sul. A fabricante antecipou apenas uma coisa de concreto até o momento: a Silverado terá uma configuração exclusiva para o mercado brasileiro. 

Mais opções

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A Stellantis promete a chegada da linha 2024 do Jeep Renegade para esta semana. De série, segue o motor T270 de até 185 cavalos de potência para todas as versões, com exceção da de entrada. O SUV compacto – primeiro modelo produzido no Complexo da Stellantis de Goiana (PE) –  mantém o assistente de partida em rampa, o sistema multimídia com integração com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, os faróis de leds, a frenagem autônoma de emergência, o alerta de manutenção de faixa, o detector de fadiga e no mínimo seis airbags. A novidade fica por conta de um pacote para a versão Longitude, o Dark Pack, opcional. Com ele, os clientes podem deixar a variante mais estilosa e tecnológica, incluindo sistema de monitoramento de ponto cego, sensor de chuva, chave de presença com telecomando para abertura de portas e vidros, farol e luz alta automáticos e retrovisor eletrocrômico. Os preços da linha 2024 do Renegade são de R$ 115.990 para as configurações 1.3 turbo e Sport, de R$ 150.990 para a Longitude, de R$ 174.990 para a S, de R$ 183.290 para a S com teto solar e de R$ 174.990 para a Trailhawk. As três últimas têm tração 4×4. 

Nas tomadas europeias

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Segundo dados divulgados pela Associação de Fabricantes Europeus (ACEA), as vendas de carros elétricos na Europa dispararam em maio, representando 13,8% de aumento sobre o mesmo mês do ano passado. As vendas aumentaram principalmente na Holanda, Suécia, França e Alemanha, com a marca norte-americana Tesla com 2,6% de participação de mercado. A União Europeia aprovou em março a data de 2035 para o encerramento das vendas de automóveis com motores a combustão. O emplacamento de híbridos plug-in teve uma queda de 0,6%, especialmente devido à retirada dos subsídios para os veículos com essa tecnologia pela Alemanha. No geral, as vendas de carros novos na Europa tiveram o décimo mês seguido de crescimento em maio (18,5%), mas permanecem quase um quarto abaixo em relação ao período anterior à pandemia da Covid-19. (colaborou o site uruguaio “Airbag”

Movimento positivo do mercado

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Renault Kwid. Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault

À medida em que cresce o volume de vendas de carros feito sob as regras da Medida Provisória 1.175 de descontos oferecidos pelo Governo Federal, aumenta também a média de descontos complementados pelas marcas. Essa é a principal constatação do acompanhamento semanal feito pelo Instituto AAV com base nas notas fiscais emitidas nas vendas. O estudo, que na primeira versão levou em conta as negociações feitas de 5 a 13 de junho, agora avaliou as transações registradas em um intervalo maior, de 5 a 21 de junho. O Renault Kwid, por exemplo, que havia sido o campeão dos descontos na semana de estreia do estudo, com uma redução de R$ 8.350, se manteve nessa condição, mas ampliou a diminuição do preço em R$ 10.238, com a diferença oferecida pela fabricante. “De acordo com nossa previsão, conforme o estoque de vendas aumenta, as médias de descontos também tendem a crescer e a se aproximar dos valores pretendidos pelas marcas e pelo próprio Governo Federal. Acreditamos que o ritmo de crescimento dos descontos dependerá da estratégia escolhida pela fabricante”, projetou J. R. Caporal, presidente do Instituto AAV. 

Ambição sustentável

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A Aston Martin pisa no acelerador em sua ambição de criar os carros elétricos de desempenho mais emocionantes e desejáveis ​​do mundo, com a formação de um novo acordo de fornecimento com a empresa líder mundial em tecnologias de veículos totalmente “verdes”, o Lucid Group, o que ajudará a impulsionar a estratégia de eletrificação de alto desempenho da marca britânica. Com o acordo assinado nesta segunda-feira, em Londres, a Lucid fornecerá a tecnologia de “powertrains” elétricos e de sistemas de bateria, colocando esses dois itens – o coração e a alma dos elétricos – como pontos mais importantes da parceria. “O acordo de fornecimento com a Lucid é uma virada de jogo para o futuro crescimento liderado por EVs da Aston Martin. Com base em nossa estratégia e requisitos, selecionamos a Lucid, obtendo acesso ao mais alto desempenho do setor e às tecnologias mais inovadoras para nossos futuros produtos elétricos de alto desempenho”, saudou Lawrence Stroll, presidente-executivo da Aston Martin, pai do piloto Lance Stroll e dono da equipe Aston Martin da Fórmula-1, capitaneada pelo espanhol bicampeão mundial Fernando Alonso.

Sem medo do frio

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Com a chegada oficial do inverno no Brasil, a Niterra – multinacional japonesa detentora das marcas NGK e NTK e especializada em componentes para sistemas de ignição – compartilha quatro dicas que envolvem medidas preventivas a serem adotadas pelos motoristas para antecipar possíveis danos e desgastes ao veículo:
1. Fazer a manutenção regularmente
 De modo geral, os principais problemas que afetam os veículos no inverno são a dificuldade para se dar partida do motor, a contaminação do óleo e do catalisador e o risco de quebra do sensor de oxigênio por causa do choque térmico. “Muitas vezes, a simples checagem do funcionamento de uma peça ou componente tem um custo reduzido e impede transtornos futuros no uso do veículo”, explica Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra.
2. Não insistir em ligar o motor se houver falha na partida – Essa ação pode encharcar as velas do carro e comprometer totalmente o seu desempenho.
3Verificar o sistema de partida a frio, a ignição e a injeção Se o sistema não estiver funcionando corretamente, provocará dificuldades ou até mesmo a impossibilidade de se dar a partida a frio. Nesses casos, basta averiguar preventivamente o correto funcionamento do sistema de injeção, da ignição e da partida a frio”, recomenda Mori.
4. Ficar atento ao nível de combustível – “Para quem tem um veículo flex, um cuidado adicional é, após a troca de combustível, percorrer de 10 a 15 quilômetros antes de desligar o motor por um longo período. Isso porque é necessário que o sistema de controle do motor reconheça o novo combustível”, completa Mori. 

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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