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Volvo EX30 exterior

A Volvo fez a apresentação mundial diretamente de Milão, na Itália, de seu menor SUV, o 100% elétrico EX30. Previsto para desembarcar no mercado brasileiro no próximo ano, suas dimensões apresentam algumas aparentes “contradições”. Seus 4,23 metros são apenas 21 centímetros mais curtos em comparação ao XC40, enquanto a distância de entre-eixos, de 2,65 metros, é quase igual. Entretanto, por conta das baterias, o peso de 2,2 toneladas do EX30 é coisa de veículo de grande porte. As rodas tem de 18 a 20 polegadas – dimensões avantajadas, incomuns em um carro pequeno. Completam os números de tamanho do novo SUV o 1,83 metro de largura e o 1,54 metro de altura, enquanto a capacidade do porta-malas é de 318 litros – de carro pequeno, realmente –, podendo subir para 904 litros com o encosto do banco traseiro rebatido. De qualquer forma, o EX30 é de fato o menor utilitário esportivo já idealizado pela Volvo. Mas, à primeira vista, nem é a condição de tamanho o que mais chama a atenção no novo modelo da Volvo e sim suas formas fluidas e a impressionante “limpeza” do design, tanto por fora quanto por dentro. 

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Volvo EX30 exterior

O EX30 está sendo anunciado por um preço inicial de 36 mil euros – próximo de R$ 190 mil –, colocando o SUV na faixa dos elétricos menos caros do momento. O novo utilitário esportivo da Volvo terá duas opções de motorização. A com tração traseira e apenas um motor tem 272 cavalos de potência e 34,5 kgfm de torque, suficiente para uma aceleração de zero a 100 km/h em 5,7 segundos e velocidade final de 180 km/h. Já a versão com tração integral, com um motor acoplado a cada eixo, tem 428 cavalos de potência e 54,5 kgfm de torque. Com essa opção, o EX30 pode acelerar da inércia aos 100 km/h em apenas 3,6 segundos, com a final mantida eletronicamente nos 180 km/h. Nos dois casos, a autonomia estimada é de 480 quilômetros pelo ciclo WLTP.

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Volvo EX30 exterior

A variante com “propulsão simples” é mais indicada para quem roda a maior parte do tempo na cidade ou percorre distâncias mais curtas entre as recargas da bateria. Nela, a bateria de LFP – fosfato de ferro e lítio – é mais econômica. Para distâncias mais longas e maiores intervalos de recarga, o EX30 tem a bateria tipo NMC – lítio, níquel, manganês e cobalto. Quanto à recarga, tanto a versão com motor único e bateria com capacidade de 134 kW quanto a com propulsão dupla e bateria de 153 kW podem ser reabastecidas de 10% a 80% em pouco mais de 25 minutos. “O EX30 pode ser nosso menor SUV, mas é um grande negócio para nossos clientes e para nós como empresa. Gostamos de dizer que o EX30 é pequeno mas poderoso, porque oferece tudo o que o cliente deseja de um Volvo, mas em um pacote menor. E, como qualquer Volvo, é um produto seguro”, afirma Jim Rowan, CEO da Volvo Cars.

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Volvo EX30 exterior

Com o chamado Estilo Escandinavo, o EX30 incorpora todos os valores de design da marca sueca controlada pela chinesa Geely. O EX30 já começa a impressionar pelo capô bem curvado em forma de cunha, com o conjunto óptico com luzes de circulação diurna em formato de “Martelo de Thor”, tudo em leds. As lanternas seguem a tendência de colocação (nas colunas “C”) surgida no XC60 só que separadas duas a duas em cada lado, também de leds. São cinco cores externas vibrantes que contrastam com o branco da apresentação do carro, destacando o Azul Nuvem e o Amarelo Musgo – este inspirado no líquen crescido nas rochas ao longo da costa sueca.

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Volvo EX30 exterior

O EX30 foi projetado para ter a menor pegada de carbono entre os modelos da Volvo e representa um passo importante para as ambições de sustentabilidade da fabricante. Ao abordar as emissões em toda a produção e ciclo de vida, assim como o uso cuidadoso de materiais por dentro e por fora, a Volvo diz ter conseguido reduzir a pegada de carbono total ao longo de 200 mil quilômetros de testes de direção. Dentro do principal pilar da marca sueca – a segurança –, o EX30 foi desenvolvido para dar ao cliente o que ele espera de um modelo da Volvo nesse quesito. O SUV inclui como padrão um recurso de segurança especial para bicicletas, alertando o motorista quando está prestes a abrir a porta na frente de um ciclista, de uma scooter ou de uma pessoa correndo na rua.

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Volvo EX30 exterior

O novo SUV da Volvo traz um painel interno de instrumentos centralizado em uma multimídia estilo tablet, com todas as informações do veículo e a conectividade. Para tornar a vida dos ocupantes do carro mais conveniente, relaxante e agradável, o EX30 conta com tecnologias de ponta e o design de interiores escandinavo. O cliente pode escolher entre quatro ambientes internos. O EX30 é o primeiro carro da marca a ter a nova geração do Park Pilot Assist, que lida com todos os tipos de vagas de estacionamento – paralela, curva, perpendicular e diagonal – facilitando o acesso a espaços apertados. O novo Park Pilot Assist identifica a vaga, acelera e freia o carro e assume a direção. Enquanto o motorista apenas supervisiona o processo de estacionamento, a tela central mostra a distância de carros, paredes ou postes com precisão milimétrica.

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Volvo EX30 interior

O EX30 trabalha em estreita colaboração com parceiros de tecnologia como Google, Apple e Qualcomm para oferecer a melhor experiência do usuário a bordo. O interior minimalista do novo SUV tem um volante com design quadrado com as quatro pontas arredondadas parecido com os utilizados pelos carros da Fórmula-1, porém, maior. Ele está equipado com botões para o controle do motorista, que pode personalizar um determinado comando para ter acesso a uma função específica. Abaixo de 7°C, o volante pode ser aquecido como parte de um programa de pré-condicionamento. No entanto, a grande estrela da cabine do EX30 é a tela central, um tablet de 12,3 polegadas com funções do carro e de central multimídia. A tela “touschscreen” é projetada para fornecer imagens de alta definição com o mínimo de brilho e de reflexos indesejáveis.

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Volvo EX30 interior

A nova atração da Volvo está equipada para acessar redes móveis 5G, oferecendo conectividade e comunicação em tempo real entre a rede e o carro, além de ligar o EX30 ao ecossistema de tráfego. O carro pode compartilhar sua localização e velocidade para que o Google Maps possa traçar uma rota para fugir de congestionamentos e levar o motorista ao lugar desejado no menor tempo possível. Se o 5G não estiver no ar, o EX30 utiliza as redes móveis disponíveis no momento, automaticamente. O condutor pode acessar as informações mais utilizadas sobre o carro na parte inferior da tela-tablet, que adquire, assim, as funções de computador de bordo. Os “widgets” (ferramentas) do painel central são inteligentes para dar acesso rápido e intuitivo à navegação, ao smartphone e à mídia, bastando tocar na funcionalidade desejada. O motorista pode ainda personalizar sua condução antes da partida, escolher um ambiente interno, definir a temperatura e ativar o Pilot Assist.

Por  Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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