A nova linha de chassis VolkBus foi apresentada pela Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) em sua fábrica na cidade fluminense de Resende. Já chega adaptada às normas do Proconve 8, equivalentes ao Euro 6, que regulamentam a emissão de poluentes para motores a diesel no Brasil. Para os veículos pesados, o Proconve 8 entrou em vigor em 1º de janeiro deste ano. A marca anunciou ainda que os novos chassis produzidos no Complexo Industrial de Resende já ultrapassaram os 500 pedidos feitos no período de pré-vendas, anterior à apresentação oficial. De surpresa, a VWCO mostrou o protótipo de seu primeiro ônibus totalmente elétrico, o e-Volksbus, com tecnologia e desenvolvimento feitos inteiramente na fábrica fluminense. Entretanto, a marca alemã não adiantou qualquer informação técnica sobre o seu ônibus elétrico, apresentado com uma pintura tipo camuflagem. Na primeira parte dos testes de desenvolvimento, o e-VolksBus roda no campo de provas do complexo industrial de Resende, além de circular em cidades próximas.
Para acompanhar o crescimento de vendas no mercado brasileiro de ônibus, ocorrido após o período mais grave da pandemia da Covid 19, a família Volksbus está em expansão. São sete novos modelos, que se desdobram em mais de 50 variações, com configurações especiais para operação em terrenos rurais. As longarinas modulares dos chassis têm capacidade de se expandir ou se encurtarem conforme o projeto da encarroçadora. No ano em que celebra suas três décadas, a linha de chassis VolksBus apresenta uma geração com mais tecnologias de segurança, conforto e eficiência. Todos os integrantes da nova família de ônibus atendem às normas de emissões Proconve 8. Entre as tecnologias utilizadas pelos motores Euro 6, destaca-se a redução catalítica seletiva (SCR), criada para diminuir as emissões de óxidos de nitrogênio em veículos pesados. Sua principal característica é a utilização de um reagente químico para atender à legislação de emissões. Mais uma alternativa que contribuiu para a redução da fumaça preta emitida por caminhões e ônibus é a recirculação de gases da exaustão (EGR).
A nova linha Volksbus conta com sete modelos: o 9.180 S, o 11.180 R/S, o 15.210 R/S, o 17.230 S, o 17.260 S, o 18.320 SH e o 18.320 SL, todos aptos a receberem o encarroçamento das principais empresas do setor no Brasil. Aprimorando o conceito sob medida, a VWCO criou variações para seus chassis, de acordo com a aplicação do veículo: rural (R) com suspensão reforçada e plataforma elevada, suspensão pneumática (S) e suspensão pneumática no chassi piso alto (SH) e no chassi piso baixo (SL). O tanque de Arla 32 (solução líquida para veículos que têm o sistema SCR) fica bem protegido entre a estrutura de longarinas em todos os novos chassis de ônibus da Volkswagen. “Com os novos VolksBus, iniciamos a virada de página que nos transportará para a nova era da mobilidade. Mais uma vez, ouvimos os anseios não apenas de nossos clientes, mas dos clientes dos nossos clientes: os passageiros. A nova geração traz avanços com foco em quatro pilares centrais: conforto, segurança, tecnologia e eficiência da operação”, afirma Jorge Carrer, diretor de Vendas de Ônibus da VWCO.
No quesito conforto, de acordo com a Volkswagen, os novos ônibus passam a oferecer uma melhor ergonomia para o motorista. O painel de instrumentos agora tem um ângulo de visão mais favorável e funcionalidades exclusivas, facilitando a operação do veículo. O novo volante e a alavanca de marchas reposicionada no painel tornam a experiência na direção mais simples. O sistema de direção da nova geração da VWCO também foi renovado. Como item opcional, o volante multifuncional reforça a ergonomia, enquanto as transmissões automáticas ganham espaço no portfólio da Volkswagen. Para os VolksBus com motor dianteiro, estão disponíveis a versão de 8 marchas. Já para os modelos com motor traseiro, são duas opções, com 6 marchas para o veículo com piso baixo e 8 velocidades para o de piso alto. O modelo 22.280 ODDS, de 15 metros, será lançado no segundo semestre deste ano como uma opção aos articulados.
As versões topo de linha, para aplicações rodoviárias, incluem os modelos 18.320 SL (piso baixo) e 18.320 SH (piso alto) e são equipadas com motor D08 de seis cilindros e 320 cavalos de potência, com transmissão automática de 6 ou 8 marchas. “A nova linha VolksBus vai muito além do Euro 6. Agregamos mais valor ao produto, mais serviços e mais tecnologia, com foco no conforto do motorista, na segurança do passageiro e na rentabilidade do proprietário do ônibus. São produtos sob medida que nos conectam ao futuro”, ressalta José Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Serviços da VWCO.
E a dedicação da VWCO ao programa “Caminho da Escola” continua em alta. De acordo com a montadora, mais de 27 mil VolksBus já atendem a estudantes da zona rural de todo o Brasil. E o principal modelo da fábrica de Resende para o programa do Governo Federal é o 15.210, com 205 cavalos de potência a 2.300 rpm e 75,5 kgfm de torque na faixa de 1.200 a 1.800 giros, equipado com toda a tecnologia existente nos demais modelos e agregado ao Proconve 8.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: