No mundo todo, a popularidade dos quadriciclos tem aumentado nos últimos anos, embalada principalmente pela variedade de aplicações em que podem ser utilizados. No Brasil, segundo a Resolução 573 de 2015 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a circulação de quadriciclos pode ocorrer em vias urbanas, mas é proibida em rodovias federais e estaduais. Para poder andar nas ruas, os quadriciclos devem obedecer uma série de requisitos técnicos para que possam ser registrados, licenciados e emplacados na traseira, assim como as motocicletas. Os condutores precisam ser habilitados na categoria “B” e é obrigatório o uso de capacete e viseira, sendo proibido o transporte de crianças menores de sete anos. Contudo, boa parte dos quadriciclos disponibilizados no mercado nacional não cumpre as exigências para serem emplacados ou circular nas ruas – e nem se destinam a tal. Por não ter registro, tais modelos concebidos com intuito específico para lazer e aventura também não pagam IPVA. No Brasil, uma das fabricantes de veículos que aposta nos quadriciclos de lazer é a Shineray. A marca chinesa já tinha em linha um modelo de 125 cilindradas. Agora, diversifica sua gama com um novo quadriciclo, o ATV 200.
O lançamento do modelo chega ao mercado em um momento estratégico, pouco antes das férias de julho, quando as famílias costumam viajar para cenários ideais para quem pretende explorar todo o potencial desse veículo off-road. Quadriciclo mais potente da linha Shineray, o novo ATV 200 tem a proposta de entregar diversão na pilotagem nos terrenos mais difíceis, incluindo aventuras no campo ou na praia. Comercializado por R$ 18.990, o quadriciclo se propõe a oferecer uma experiência lúdica ao piloto. Como o próprio nome indica, o ATV 200 é movido por um motor monocilíndrico quatro tempos a gasolina de 200 cilindradas, que atua combinado a um câmbio automático. O “powertrain” move o veículo de 180 quilos de peso bruto a uma velocidade máxima de até 45 km/h, permitindo uma capacidade de carga máxima de 150 quilos. O painel é digital e os freios são hidráulicos a disco na dianteira e a tambor na traseira. As rodas da frente são 23×7 – 10 polegadas, enquanto as de trás são 22×10 – 10 polegadas.
O portfólio da Shineray do Brasil dispõe atualmente de 25 modelos, entre ciclomotores, motocicletas, scooters, triciclos e quadriciclos. Em 2023, o foco da empresa está no lançamento de modelos de maior cilindrada e, ainda, nos seus primeiros com injeção eletrônica. A Shineray do Brasil é uma empresa de capital 100% nacional, tem 17 anos de operações e, desde 2015, atende ao mercado brasileiro com montadora própria. Sua fábrica está localizada no Complexo Industrial de Suape (PE), a 40 quilômetros de Recife, no município do Cabo de Santo Agostinho. Única montadora de duas rodas do Nordeste, a Shineray tem fábrica com capacidade para montar 700 mil unidades por ano. A rede de canais de vendas está presente em todo o país, com mais de 180 lojas de multimarcas e oito próprias. Este ano, serão abertos mais 12 pontos de venda da marca. Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo estão no plano estratégico de expansão da montadora.
Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: