Descontos bem-vindos
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) apoia o plano anunciado pelo Governo Federal, válido somente para veículos com preço até R$ 120 mil, para reaquecer a indústria e o mercado automotivo. De acordo com o projeto, o consumidor terá descontos de 1,5% a 10,96% na compra de carros de passeio e comerciais leves que estiverem até o preço limite determinado pelo plano. As montadoras estão se preparando para atender à nova demanda e já estão disponibilizando as pré-vendas. “Não haverá perdas tecnológicas e de segurança veicular nos carros. São os mesmos modelos que estão atualmente no mercado, com preços reduzidos por conta da menor incidência de IPI e PIS/Cofins. Os descontos serão maiores aos modelos mais acessíveis, de maior índice de nacionalização, maior eficiência energética e mais ambientalmente corretos”, destaca Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea. Mas se a fabricante quiser ter um modelo dentro dos descontos oferecidos pelo plano, deverá comprovar os pré-requisitos de índice de nacionalização, de eficiência energética e de o caro ser “ecologicamente correto”. O modelo mais barato do mercado brasileiro é o Renault Kwid Zen, com preço de R$ 67.944, e que poderá ter o maior desconto no plano.
Despedida na Argentina
Após dez anos no mercado argentino e oito no Brasil, o Toyota Etios sairá de cena também no país vizinho. Produzido em duas versões, hatch e sedã, o compacto estava sendo fabricado em Sorocaba (SP) apenas para exportação. Agora, a marca japonesa confirmou sua aposentadoria de vez. Em termos brasileiros, o modelo abriu passagem na linha de montagem para o Corolla Cross. Aqui, nos oito anos de trajetória, o Etios vendeu mais de 600 mil exemplares entre as duas versões. Quando foi lançado na Argentina, em 2013, o Etios aumentou a oferta da Toyota no país, abastecido até então pela picape Hilux e o SUV RAV4. Apesar de ter um relativo sucesso no Brasil, em especial com sua variante sedã, bem cotada por taxistas e motoristas de aplicativos, o Etios teve um melhor desempenho nos emplacamentos na Argentina, onde sempre figurou entre os dez modelos mais vendidos. (colaborou o site argentino “Minuto Motor”)
Atualizações substanciais
Três meses após o lançamento mundial, os novos BMW X5 e X6 já estão à venda no Brasil, com preços de R$ 699.950 para o X5 na versão xDrive50e M Sport e de R$ 744.950 na X6 xDrive40i M Sport. Produzida em Spartanburg, nos Estados Unidos, a dupla ganhou atualizações no visual, no interior, na tecnologia a bordo e na propulsão. A motorização do novo X5 híbrida plug-in foi totalmente reformulada. Um motor a gasolina de seis cilindros em linha de 313 cavalos e um novo elétrico de 197 cavalos se unem para desenvolver 489 cavalos de potência e um total de 70,5 kgfm de torque, associado a uma transmissão Steptronic Sport de 8 marchas. Já o novo X6 traz um seis cilindros com 381 cavalos e 52,5 kgfm. A X6 M Competition manteve o 4.4 V8 biturbo com 625 cavalos e 75,5 kgfm.
Planos ambiciosos
Em Detroit, nos Estados Unidos, a matriz da General Motors divulgou seu Relatório de Sustentabilidade de 2022, focado no progresso da empresa em direção a sua visão de um futuro totalmente elétrico. No documento, a companhia ressalta os investimentos para aumentar a capacidade de produção de veículos elétricos, as parcerias para melhorar a sustentabilidade da cadeia de suprimentos e os esforços para garantir a energia renovável necessária para abastecer suas instalações no país norte-americano até 2025. A companhia se comprometeu com a neutralidade de carbono em suas produções e operações globais até 2040, com metas aprovadas pela iniciativa “Science Based Targets” para reduções de gases de efeito estufa. Por meio de investimentos na fabricação de EVs e células de bateria, a GM está ampliando sua produção para atingir a capacidade de um milhão de veículos elétricos na América do Norte em 2025.
Pequena solução de mobilidade
A Citroën apresenta uma nova versão do My Ami Buggy, com mil unidades produzidas. Veículo essencialmente urbano, o Ami tem um motor elétrico de apenas oito cavalos de potência e pode chegar a 45 km/h. As baterias com 5,5 kWh dão autonomia de 70 quilômetros e, para carrega-las, bastam três horas em uma tomada de 220V. Na Europa, o “carrinho” não exige habilitação. Com 2,41 metros de comprimento, 1,39 metro de largura e 1,52 metro de altura, pesa somente 485 quilos. Em sua segunda série de produção, o Ami segue os mesmos princípios da primeira, sem portas e sem teto rígido. No entanto, para proteger seus ocupantes da chuva, alguns componentes foram adicionados ou modificados. Novas coberturas plásticas com zíperes foram projetadas, somando-se à proteção do teto para proporcionar uma cabine quase fechada em caso de vento, frio ou chuva. O quadro de instrumentos, posicionado na caixa da coluna de direção, tem uma nova tampa arqueada, dando-lhe um toque retrô. A nova edição do My Ami Buggy acrescenta um elemento revelado em seu lançamento, em dezembro de 2021, uma bolsa móvel que se encaixa no centro oco do volante, mantida no local por tiras de mochila com clipe. O compartimento pode ser usado para guardar pertences pessoais. Quando o motorista deixa o Ami, pode levar o compartimento consigo. O “modelito” ainda não tem previsão de ser vendido no Brasil.
Marketing verde
A GWM participou no último fim de semana da sétima edição do “Dia da Mobilidade Elétrica”, na cidade de São Paulo. A carreata partiu da 13 de Maio, cruzou toda a Avenida Paulista e se encerrou na Praça Charles Miller, na frente do Estádio do Pacaembu. A GWM utilizou no evento seu SUV híbrido Haval H6 em suas três versões, o H6 Premium, o H6 PHEV e o H6 GT, os dois últimos plug-in. “Foi uma oportunidade para grande parte dos consumidores ver de perto o Haval H6, cujo lançamento oficial ocorre ainda no início do próximo mês”, afirmou Oswaldo Ramos, Chief Commercial Officer (CCO) da GWM Brasil. Equipado com a tecnologia e-Traction, o H6 de entrada conta com um motor a combustão 1.5 turbo e um elétrico. Juntos, produzem 243 cavalos de potência e 54 kgfm de torque. Já os dois H6 plug-in usam o mesmo motor 1.5 turbo combinado a dois elétricos (um em cada eixo), que produzem 393 cavalos de potência e 77,7 kgfm de torque. O Haval H6 é importado da China.
Dicas de sobrevivência
Para ajudar na conscientização no trânsito, a Motul – multinacional francesa especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia – sugere cinco dicas que contribuem sobre o cumprimento das regras na direção e medidas para evitar acidentes:
1. Respeitar as leis de trânsito – Inclui não exceder os limites de velocidade, não dirigir sob o efeito de álcool ou drogas, respeitar os semáforos e as placas de sinalização e utilizar o cinto de segurança ou o capacete.
2. Conservar o veículo em boas condições – É dever do motorista fazer a manutenção regular do veículo para assegurar que esteja em boas condições de funcionamento. “Respeitar as determinações da fabricante e o modo de uso do veículo contribuem para certificar o bom funcionamento do conjunto, evitar imprevistos e estender a longevidade das peças”, explica Caio Freitas, engenheiro de Aplicação da Motul Brasil.
3. Manter uma distância segura – Uma das formas mais eficazes de impedir acidentes é manter uma boa distância em relação ao veículo à frente, o que proporciona o tempo adequado para reagir caso o outro veículo pare subitamente ou faça uma manobra inesperada.
4. Estar atento ao ambiente ao redor – Durante a condução de um automóvel ou moto, é importante permanecer constantemente vigilante ao ambiente ao redor. Isso envolve estar consciente das condições da via, como buracos e obstáculos, e observar cuidadosamente o movimento dos outros veículos.
5. Evitar distrações ao volante – Atividades que retiram a atenção do motorista ao dirigir, como utilizar o celular ou mudar as estações de rádio, podem reduzir drasticamente o tempo de reação e aumentar o perigo de acidentes.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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