Para rodar leve
Os avanços da tecnologia têm ajudado a revolucionar vários setores, inclusive o de transporte comercial de cargas e passageiros. É dentro desse cenário que a Arcturus Company, multinacional paulistana que atua no setor de peças e acessórios para veículos automotores, anuncia a linha SBR Plus, como as rodas para veículos comerciais mais leves do Brasil e da América Latina. A novidade promete otimizar os custos de transportes comerciais de cargas e passageiros por apresentar peso nominal reduzido de 42,2 quilos para 29 quilos. A nova tecnologia vem para atender exclusivamente às exigências do mercado brasileiro e demais países da América do Sul, com foco desde a melhoria da logística até a economia de combustível, sem comprometer a capacidade de carga e resistência em relação à roda original. “O novo modelo propõe a redução do ‘peso-morto’ dos veículos comerciais que utilizam várias combinações de rodas, como em frotas de caminhões e ônibus, o que aumenta a capacidade de carga útil e gera mais lucro para a transportadora por reduzir a quantidade de combustível gasto”, explica Eduardo Lacerda, CEO da Arcturus Company.
Células em ação
A Ford está testando no Reino Unido uma nova versão da van elétrica E-Transit, que usa eletricidade gerada por células de combustível de hidrogênio, em vez de bateria convencional. A tecnologia tem potencial para atender, principalmente, a veículos comerciais maiores e mais pesados, em aplicações que requerem maior autonomia e uso intensivo de energia, com emissões zero. As células de combustível produzem eletricidade combinando o hidrogênio transportado em um tanque no veículo com oxigênio. A única emissão resultante desse processo é a água. O sistema pode beneficiar os transportadores que percorrem longas distâncias com carga máxima e usam equipamentos auxiliares, como refrigeração, e encontram dificuldade para recarregar a bateria durante o turno de trabalho. A frota de teste é composta por oito Ford E-Transit com células de combustível de hidrogênio, que rodarão durante três anos, até 2025. O estudo permitirá saber o custo total de propriedade e de operação e o tempo de atividade de uma van grande com emissões zero, comparado a uma equivalente a diesel. O projeto avaliará também a infraestrutura necessária para o reabastecimento de hidrogênio e a reciclagem de componentes do veículo ao fim de sua vida útil.
Negócios que vêm do Pacífico
A Mercedes-Benz do Brasil exportou 82 ônibus urbanos para a Red Metropolitana de Movilidad (RED), sistema de transporte público de Santiago, capital do Chile, anteriormente chamado de Transantiago. Com carroceria Caio na versão Mondego II, os veículos são para renovação de frota e circularão por toda a região metropolitana em torno da capital do país. Os chassis dos modelos O 500 UA articulado (72 unidades) e O 500 U padron (dez) têm piso baixo, preparação para ar-condicionado e motorização Euro 6, atendendo às normas de legislação para redução de emissões naquele país. “A América Latina tem se mostrado como um grande campo de oportunidades para vendas e negociações de novos ônibus. Temos clientes tradicionais em vários países, o que nos leva a ter uma grande representação em suas frotas, evidenciando a preferência de clientes da América Latina por ônibus Mercedes-Benz”, concluiu Jens Burger, diretor-geral do Centro Regional Daimler América Latina.
Novidades na Capital
A Catedral, operadora de transportes de Brasília (DF), acaba de adquirir 15 veículos para a renovação de sua frota. As unidades do modelo Paradiso G8 1800 DD somam-se às 55 unidades que já fazem parte da frota da empresa. Com essa entrega, a operadora passa a ter 70 unidades da Geração 8 em operação. Os 15 novos ônibus têm configurações 8×2 e 6×2 e capacidade para transportar 60 passageiros em poltronas semileito, todas com entradas USB. Contam ainda com geladeira e preparação para internet, TV digital e sanitário. “Parceira da Marcopolo desde a sua fundação, a Catedral foi uma das primeiras empresas a adquirir modelos G8. Ficamos felizes em contribuir em mais este momento para a expansão da empresa”, comemora Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais MI e Marketing da Marcopolo. Após um ano e meio do lançamento para o mercado, o Marcopolo G8 chega à marca de mil unidades produzidas.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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