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Quando não houver estrada

A DAF Caminhões aproveitou a Agrishow, evento agropecuário realizado na primeira semana de maio na cidade paulista de Ribeirão Preto, para apresentar o XF Off-Road, versão fora-de-estrada do modelo mais vendido da marca holandesa. O caminhão é inspirado no CF Off-Road, porém, agrega uma cabine ampliada e mais equipamentos. O motor Paccar MX-13 entrega 530 cavalos e torque de 265,1 kgfm. Haverá ainda uma opção mais “mansa”, configurada para entregar 480 cavalos e 254,9 kgfm. O XF Off-Road será vendido apenas na versão 6×4 com redução nos eixos de tração, com capacidade máxima de tração de 125 toneladas. O freio-motor é o mesmo da configuração rodoviária, com 490 cavalos de potência, em três estágios. O caminhão vem com itens como eixos de alta eficiência com redução nos cubos, assistente de partida de rampa, sistema de admissão de ar ciclônica, suspensão para até 26 toneladas e controle de cruzeiro preditivo, que usa dados do GPS para fazer a leitura do relevo com uma antecedência de até dois quilômetros. Com isso, ele ajusta torque e transmissão para proporcionar mais economia de combustível. O novo modelo tem estreia marcada para o segundo semestre deste ano. 

Nova marca de elétricos

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A Daimler Truck, multinacional alemã que controla várias marcas de veículos, inclusive a Mercedes-Benz, acaba de lançar sua nova marca de caminhões elétricos: a Rizon. A princípio, o foco é o mercado norte-americano, especialmente a Califórnia, onde a infraestrutura para recarga de veículos elétricos está mais sedimentada. A Rizon oferecerá modelos para operações urbanas de transporte, com Peso Bruto Total (PBT) de até oito toneladas e autonomia de cerca de 250 quilômetros. Os primeiros modelos devem chegar ao mercado norte-americano a partir do quarto trimestre deste ano e terão tecnologias já presentes em caminhões elétricos de outras marcas do Grupo Daimler. Os primeiros produtos da Rizon serão três caminhões, batizados de e18L, e16L e e6M. A Rizon não terá concessionárias próprias e o atendimento será feito pela empresa californiana Velocity Vehicle Group.

Eletrificação virá de ônibus?

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Os ônibus elétricos podem ser a porta de entrada dos brasileiros à eletromobilidade. Em cidades como São Paulo e Curitiba, o avanço da eletrificação do transporte público continua, com cada vez mais investimentos sendo feitos no segmento. “A principal porta de entrada para a população para os automóveis elétricos será por meio dos coletivos, uma realidade que se expandirá por todo o país. A manutenção de um ônibus elétrico é muito mais barata que a dos veículos movidos a combustão, principalmente pela quantidade menor de componentes necessários em um veículo elétrico. Isso reflete diretamente no preço das passagens para o consumidor final”, afirma o executivo Ricardo David, sócio-diretor da Elev, empresa especializada em soluções para o segmento da eletromobilidade. Segundo dados da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), a frota de ônibus atual no país está com uma idade média de seis anos, considerada a mais alta desde 2012.

Para os caminhos da roça

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A Iveco Bus apresentou um ônibus rural homologado de fábrica na Agrishow 2023, evento do agronegócio realizado em Ribeirão Preto (SP). Com maior altura em relação ao solo, suspensão fora-de-estrada e melhor potência da categoria, o 15-210 Bus Rural Euro VI foi criado para as maltratadas estradas vicinais do campo. Esse conjunto resulta em um produto que permite às empresas de ônibus, à locação, aos fazendeiros e às indústrias rurais aumentarem seus resultados com melhores relações custo/benefício. O modelo com peso bruto total de 15 toneladas é equipado com itens internos como bebedouro, pia, geladeira, mesas para refeição e banheiro, além de maca fixa e armário de medicamentos para suporte médico. Externamente, o Bus Rural vem interligado a um gerador de energia, para energização de equipamentos de apoio ao veículo, toldo, mesas e cadeiras dobráveis, que podem ser utilizados pelos trabalhadores em intervalos de descanso e refeições. Seus 8,78 metros de comprimento e 2,50 metros de largura tornam o ônibus mais ágil e fácil de manobrar em espaços restritos, como grandes plantações e florestas. O projeto do 15-210 Bus Rural foi desenvolvido em parceria com a empresa paulista de transformação veicular Revo.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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