O Salão do Automóvel de Xangai já era o maior em tamanho antes mesmo da pandemia da Covid-19, superando a tradicional mostra de Frankfurt, na Alemanha. Depois de 2020 e da quase extinção dos grandes salões automotivos mundiais, o evento chinês só não é o maior em tudo como também é um dos poucos que restaram. Por isso mesmo, a sua importância cresceu. Aberto desde 18 de abril, o Salão de Xangai fecha suas portas para o público no dia 27. Além de a China ter se consolidado como o maior mercado automotivo do planeta – com cerca de 25 milhões de vendas médias anuais -, o país asiático se firmou na liderança da tecnologia de propulsão elétrica. Após voltar à escala mundial depois de três anos com uma edição somente caseira, o Salão de Xangai revelou vários modelos, especialmente na linha “verde”.
Destaques do Salão de Xangai 2023
BYD
A BYD exibiu sua linha completa e uma série de novidades em Xangai, incluindo o supercarro U9 de sua nova marca Yangwang. O SUV U8 e o esportivo U9 apresentam a Plataforma e4 e o Sistema de Controle Hidráulico Inteligente BYD DiSus-P. O U9 estreia a linguagem de design “Time Gate”, expressando energia, tecnologia, velocidade e estética, trazendo a identidade visual da nova marca chinesa. A BYD mostrou ainda o conceito Song L, o Seagull e fez a “avant-première” global do Chaser 07.
Volvo
O EX90, sucessor elétrico do XC90, entrará em produção no quarto trimestre deste ano. O SUV de grande porte será produzido em Charleston, na Carolina do Sul (Estados Unidos), e simultaneamente em Chengdu, na China. O EX90 utiliza a mesma plataforma e o conjunto de baterias de 111 kWh do XC90, tem autonomia de 600 quilômetros, capacidade para sete pessoas e 250 kW (340 cavalos) de potência.
Volkswagen
A marca alemã anunciou em Xangai que planeja lançar mais dez modelos de veículos elétricos até 2026 e afirma seu comprometimento com o mercado da China. Thomas Schäfer, CEO da marca Volkswagen, revelou na mostra de Xangai o sofisticado sedã tipo limusine elétrico ID.7, o primeiro modelo na plataforma MEB a usar um novo sistema de propulsão de alta eficiência, com 210 kW (285 cavalos) de potência, o motor elétrico mais potente e de maior torque em um modelo da família ID.
GWM
Já presente no Brasil com os híbridos Haval H6 HEV, H6 PHEV e H6 GT, a chinesa Great Wall Motors mostrou em Xangai o SUV híbrido Tank 400, considerado para ser um dos primeiros modelos a serem produzidos na fábrica de Iracemápolis (SP), a partir de 2024. O Tank 400 será equipado na parte de sua motorização convencional com um turbo a gasolina com potência de 252 cavalos, mais um híbrido leve.
Chery
Os chineses da Chery aproveitaram a mostra em Xangai para apresentar as marcas Omoda e Jaecoo, com a primeira com foco no público jovem e a segunda em SUVs com nível de conteúdo superior. Entre os produtos inéditos, a parceira da brasileira Caoa apresentou o conceito Arrizo Star, que provavelmente terá propulsão híbrida para alcançar autonomia total de 1.500 quilômetros.
Citroën
A marca francesa apresentou no Salão de Xangai as novas interpretações de seu conceito Citroën Autonomous Mobility Vision por meio de cápsulas desenvolvidas para atender às necessidades locais. O Citroën Skate é uma solução de mobilidade capaz de percorrer os centros urbanos em faixas de proteção dedicadas. Autônoma, elétrica e recarregável por indução, a plataforma pode operar quase que continuamente, vinte e quatro horas por dia, carregando-se automaticamente quando necessário em bases de carga dedicadas.
Peugeot
A Peugeot fez o lançamento chinês do 408X em Xangai. O modelo é focado na eficiência e eletrificação inteligente, com duas motorizações híbridas plug-in – de 180 e 225 cavalos -, com o propulsor a gasolina PureTech de 130 cavalos, como na Europa. Com a última geração do Peugeot i-Cockpit, o 408X estimula as emoções geradas por tecnologias de ponta dedicadas à emoção de condução e ao uso instintivo.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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