As primeiras unidades das picapes Maverick Hybrid e F-150 chegaram na semana passada no Porto de Vitória, no Espírito Santo. As duas fazem parte do pacote de dez lançamentos programados pela Ford no Brasil este ano. A versão que combina um motor a gasolina e outro elétrico da média Maverick será a primeira picape híbrida vendida no Brasil. A Ford informou que as unidades já desembarcadas serão usadas na preparação para o lançamento, que será ainda no primeiro semestre, em ações de demonstração e treinamento. Já a grande F-150 teve as primeiras 500 unidades comercializadas na pré-venda, que se iniciou em fevereiro. Elas começarão a ser entregues dentro do prazo programado, de 90 a 120 dias.
No caso da Maverick, lançada no Brasil no início do ano passado com motor 2.0 turbo EcoBoost a gasolina, a principal novidade da configuração estreante é o trem de força híbrido composto por um motor 2.5 Atkinson a gasolina e um elétrico, com autonomia de mais de 800 quilômetros. O sistema de freio regenerativo é uma das tecnologias que contribuem para esse desempenho. A nova versão híbrida aumenta os seus atrativos como veículo de uso urbano, com torque instantâneo de seu motor elétrico, rodar confortável e silencioso e baixa emissão de carbono. Com esses atributos, a Ford pretende que a Maverick Hybrid se torne uma opção inclusive para as picapes a diesel.
Construída sobre a mesma plataforma C2 do utilitário esportivo Bronco Sport, também importado do México, a Maverick tem 5,07 metros de comprimento, 2,13 metros de largura, 2,73 metros de altura na parte da cabine e 3,07 metros de entre-eixos – ou seja, é 28 centímetros mais curta, 15 centímetros mais baixa, dois centímetros mais estreita e 15 centímetros a menos de entre-eixos que a Ranger, a picape média da Ford com chassi sobre longarinas, trazida da Argentina. A caçamba leva até 943 litros. Preços e versões da versão Hybrid ainda não foram confirmados. O modelo atualmente comercializado no Brasil, com motor 2.0 turbo EcoBoost a gasolina, é oferecido somente na versão Lariat FX4, que não tem opcionais e parte de R$ 244.890.
No topo da linha de picapes da Ford, a F-150 chega ao Brasil com o “status” de picape mais famosa do mundo e líder de vendas nos Estados Unidos há 46 anos ininterruptos. É oferecida em duas versões: a esportiva Lariat, com itens de acabamento externo escurecido, e a topo de linha Platinum, de luxo, com elementos cromados. Ambas têm carroceria de alumínio e são movidas pelo motor V8 5.0 mais potente da categoria, com 405 cavalos. A transmissão automática tem 10 marchas. O modelo vem com um pacote off-road que inclui tração 4×4, bloqueio eletrônico do diferencial e oito modos de condução. Os preços partem de R$ 479.990 na Lariat e de R$ 509.990 na Platinum. Também não há opcionais para as duas versões.
A picape grande da Ford, que no Brasil concorrerá com os modelos da Ram, traz ainda tecnologias avançadas de assistência ao motorista, oito airbags, teto solar panorâmico, painel digital de 12 polegadas, ajuste elétrico com memória dos bancos, volante e pedais e sistema multimídia e de conectividade Sync 4 de nova geração. Entre outros itens, conta com sistemas de iluminação e câmeras externas de 360 graus. A caçamba de 1.370 litros é dotada de tampa com acionamento elétrico, escada de acesso, iluminação em leds, tomada de 110 V e revestimento protetor especial. A F-150 é capaz de rebocar 3.515 quilos e já vem com preparação para engate, controle de freio e de oscilação de reboque e assistente de manobras.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: