Gás em movimento
No quinto Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, que aconteceu de 18 a 20 de abril em Foz do Iguaçu (PR), a Companhia Paranaense de Gás (Compagas) e a Scania fecharam uma parceria para impulsionar o uso do Gás Natural Veicular (GNV) e do biometano em veículos pesados. Outro projeto que está no centro da parceria são os Corredores Azuis, iniciativa que é realidade no Paraná e em vários Estados. O propósito comum é o desenvolvimento de pontos de abastecimento de GNV adequados e adaptados para veículos pesados nas principais rodovias e rotas de escoamento de cargas, permitindo trajetos com maior autonomia com energia limpa e a consequente ampliação do número de veículos que utilizam a tecnologia para suas viagens. Os caminhões Scania movidos 100% a gás ou biometano têm motor do Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis). Em relação ao diesel, estima-se que o gás natural reduza a emissão de CO2 em até 20%, enquanto o biometano alcança uma redução de até 90%. Já a redução de óxidos de nitrogênio (NOx) é de quase 90%, enquanto o de material particulado chega a 85%. “Para que a transição energética ocorra é fundamental o desenvolvimento de infraestrutura de distribuição e ampliação da rede de abastecimento”, destaca Gustavo Bonini, diretor de Relações Institucionais da Scania.
Saída pela fronteira sul
Com cerca de 9,5 mil unidades produzidas na fábrica de Resende (RJ) desde 2020, a família de caminhões extrapesados Meteor desembarca agora em solo argentino. O primeiro modelo foi para o Grupo Raptor, que também já é cliente dos modelos Constellation. Os veículos rodarão de Salta a Jujuy, no oeste do país vizinho, para transportar alimentos e mercadorias aos acampamentos mineiros da região. “Realizamos o sonho de que o Meteor esteja na Argentina. O caminhão veio para ficar. A partir deste evento, iniciamos um ‘tour’ nacional por diferentes pontos do país, celebrando o primeiro Meteor de cada concessionária oficial da marca”, comemora Juliano Ruggieri, gerente Comercial da VW Caminhões e Ônibus na Argentina.
Um novo tom
A DAF Caminhões lança mais uma cor para sua linha de caminhões. Disponível para os modelos XF e CF, a cor Apple Green já pode ser encomendada em todas as concessionárias da fabricante no Brasil. Essa é mais uma das novidades da marca que, em 2023, celebra dez anos de atividades no país. A fábrica de Ponta Grossa, no Paraná, é responsável pela produção das linhas XF e CF de caminhões pesados e semipesados. Na família CF, estão disponíveis os modelos CF Rígido nas versões pesado e semipesado, o CF Trator Rodoviário e o CF Off-Road. Já a linha DAF XF conta com as configurações de tração de 6×2 e 6×4 e está disponível na cabine Super Space, uma das mais espaçosas da categoria. Além da nova cor Apple Green, os veículos podem ser encomendados em 13 tonalidades: Ice White, Diablo Red, Jamaica Blue, Black Distingo, Demo Yellow, Blue Metallic, Sky Blue, Zermatt Silver, Currant Red, Green Metallic, Aurora Orange, Mint Green e Iron Grey.
Coletivo a GNV
Em parceria com a prefeitura de Curitiba, a Scania começou uma demonstração com o ônibus 100% movido a gás natural no transporte coletivo da capital paranaense. A ação faz parte do projeto ligado à mobilidade urbana sustentável e tem por objetivo certificar os indicadores de eficiência, em especial, a redução nas emissões de poluentes na utilização do veículo durante o período de 30 dias. O veículo fará a linha Cabral/Portão, na qual são transportadas mais de 10 mil pessoas por dia útil, em uma frota de 12 veículos que percorrem 26 quilômetros de itinerário. O modelo K 280 4×2 tem propulsor de 280 cavalos de potência. Seu motor é Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e movido 100% a gás e biometano, ou mistura de ambos. Para o ônibus em teste, foram instalados oito cilindros de gás na lateral dianteira com uma autonomia de 300 quilômetros.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: