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Gás em movimento

No quinto Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, que aconteceu de 18 a 20 de abril em Foz do Iguaçu (PR), a Companhia Paranaense de Gás (Compagas) e a Scania fecharam uma parceria para impulsionar o uso do Gás Natural Veicular (GNV) e do biometano em veículos pesados.  Outro projeto que está no centro da parceria são os Corredores Azuis, iniciativa que é realidade no Paraná e em vários Estados. O propósito comum é o desenvolvimento de pontos de abastecimento de GNV adequados e adaptados para veículos pesados nas principais rodovias e rotas de escoamento de cargas, permitindo trajetos com maior autonomia com energia limpa e a consequente ampliação do número de veículos que utilizam a tecnologia para suas viagens. Os caminhões Scania movidos 100% a gás ou biometano têm motor do Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis). Em relação ao diesel, estima-se que o gás natural reduza a emissão de CO2 em até 20%, enquanto o biometano alcança uma redução de até 90%. Já a redução de óxidos de nitrogênio (NOx) é de quase 90%, enquanto o de material particulado chega a 85%. “Para que a transição energética ocorra é fundamental o desenvolvimento de infraestrutura de distribuição e ampliação da rede de abastecimento”, destaca Gustavo Bonini, diretor de Relações Institucionais da Scania. 

Saída pela fronteira sul

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Com cerca de 9,5 mil unidades produzidas na fábrica de Resende (RJ) desde 2020, a família de caminhões extrapesados Meteor desembarca agora em solo argentino. O primeiro modelo foi para o Grupo Raptor, que também já é cliente dos modelos Constellation. Os veículos rodarão de Salta a Jujuy, no oeste do país vizinho, para transportar alimentos e mercadorias aos acampamentos mineiros da região. “Realizamos o sonho de que o Meteor esteja na Argentina. O caminhão veio para ficar. A partir deste evento, iniciamos um ‘tour’ nacional por diferentes pontos do país, celebrando o primeiro Meteor de cada concessionária oficial da marca”, comemora Juliano Ruggieri, gerente Comercial da VW Caminhões e Ônibus na Argentina.

Um novo tom

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A DAF Caminhões lança mais uma cor para sua linha de caminhões. Disponível para os modelos XF e CF, a cor Apple Green já pode ser encomendada em todas as concessionárias da fabricante no Brasil. Essa é mais uma das novidades da marca que, em 2023, celebra dez anos de atividades no país. A fábrica de Ponta Grossa, no Paraná, é responsável pela produção das linhas XF e CF de caminhões pesados e semipesados. Na família CF, estão disponíveis os modelos CF Rígido nas versões pesado e semipesado, o CF Trator Rodoviário e o CF Off-Road. Já a linha DAF XF conta com as configurações de tração de 6×2 e 6×4 e está disponível na cabine Super Space, uma das mais espaçosas da categoria. Além da nova cor Apple Green, os veículos podem ser encomendados em 13 tonalidades: Ice White, Diablo Red, Jamaica Blue, Black Distingo, Demo Yellow, Blue Metallic, Sky Blue, Zermatt Silver, Currant Red, Green Metallic, Aurora Orange, Mint Green e Iron Grey.

Coletivo a GNV

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Ônibus movido a gás natural. Curitiba, 13/04/2023. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Em parceria com a prefeitura de Curitiba, a Scania começou uma demonstração com o ônibus 100% movido a gás natural no transporte coletivo da capital paranaense. A ação faz parte do projeto ligado à mobilidade urbana sustentável e tem por objetivo certificar os indicadores de eficiência, em especial, a redução nas emissões de poluentes na utilização do veículo durante o período de 30 dias. O veículo fará a linha Cabral/Portão, na qual são transportadas mais de 10 mil pessoas por dia útil, em uma frota de 12 veículos que percorrem 26 quilômetros de itinerário. O modelo K 280 4×2 tem propulsor de 280 cavalos de potência. Seu motor é Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e movido 100% a gás e biometano, ou mistura de ambos. Para o ônibus em teste, foram instalados oito cilindros de gás na lateral dianteira com uma autonomia de 300 quilômetros. 

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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